quinta-feira, 13 de setembro de 2012

UM PROBLEMA NA TENDA DE NOÉ



Gênesis 9:20- 29

 

 “Acontece nas melhores famílias” – Você já ouviu isso mais de uma vez, certo?


Pois bem, a família de Noé, apesar de unida no trabalho de construir a arca (uma obra que Deus revelou para ele e sua família), também passou por situações difíceis.

Passado o dilúvio, Noé plantou uma vinha, colheu seu fruto e fez vinho. Bebeu do vinho e embriagou-se. Um bom sono e, talvez, uma dorzinha de cabeça, deveria ser todo o resultado daquela situação, se não fosse a insensatez de seu filho do meio.


Cão entrou na tenda de Noé e viu o pai naquela situação e, ainda por cima, nu. Sem qualquer cuidado, Cão saiu da tenda e foi contar o que viu aos que estavam de fora.
Seus irmãos, porém, com prudência e cuidado, entraram de costas na tenda, levando consigo uma manta, com a qual cobriram a nudez do patriarca. Passado o problema, Noé, o pai, se lembra do que fez Cão e, indignado, lança pesada maldição contra ele.

Pois bem – você dirá – e eu com isso? Hum… talvez muito.

- Não há nada de louvável no que aconteceu no interior da tenda. Mas vai passar. Muita coisa já passou e isso vai passar também. Passou para o restante da família de Noé – mas deixou marcas eternas no filho insensato. Se o fato inicial foi insensato, muito mais o comportamento do tolo Cão.

- Cobrir o Corpo, para preservar sua saúde e não expor a família toda ao vexame. Isso não tem sido a preocupação de muitos tolos como Cão.

- Divulgar, fora da tenda, aquilo que, pela confiança de que desfrutava ao ponto de entrar na tenda do pai, chegou ao seu conhecimento. Isso pareceu muito mal aos olhos do pai, ao ponto de receber maldição eterna por aquilo.

- Aquele que salvara sua vida, empreendendo a construção da arca, não merecia um pouco mais de respeito? De seu cuidado protetor? Afinal o próprio rapaz havia sido protegido anteriormente pela obra do pai.

Temos problemas nesta nossa grande família também. Um companheiro nosso sempre diz que toda família tem um doido. Uma família enorme como a nossa tem vários!

Sejamos, porém, como Sem e Jafé, os filhos que, sabendo da dificuldade no interior da tenda, não foram curiosos e inconsequentes, mas virados para a porta de entrada da tenda, como que vigiando para que ninguém mais fosse ali espiar, cuidaram do nome do pai e da família, sendo respeitosos e prudentes.

Lance sobre os problemas internos da Igreja a capa da intercessão, do jejum da  oração, da madrugada. Os que assim fizerem certamente serão abençoados e continuarão firmes num PROJETO ETERNO E MARAVILHOSO. Uma vinha foi plantada e, o que importa, é caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte para que não morra ninguém fora desse projeto que está sendo realizado pelo Espírito Santo nesse momento em que o mundo clama em dores e uma igreja FIEL (não limitada numa placa) clama em  esperança:

MARANATA, VEM JESUS !

 

 

 

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Princípio máximo da Palavra



O Princípio máximo da Palavra
“No princípio criou Deus os céus e a terra”. (Gn.1:1)
A Bíblia é rica em princípios espirituais estabelecidos por Deus.
Um exemplo disso:
O 1º Milagre de Jesus foi transformar água em vinho. Portanto, este foi um princípio que marcou todo o seu Ministério: TRANSFORMAR para melhor.

O 1º versículo da Bíblia também contém um dos princípios mais ricos e profundos da Palavra de Deus.
Observe:
1º Deus criou OS CÉUS (Apontando 1º para as coisas celestiais, espirituais)
2º Deus criou A TERRA  (Apontando para as coisas terrenas)
 Tudo que existe vem de uma dessas fontes, do céu ou da terra.
Quando este princípio espiritual é quebrado ou invertido o ser - humano fica impossibilitado de viver o sobrenatural de Deus.
O propósito do inimigo é anular tais princípios bíblicos, para que o homem não alcance as promessas de Deus.

Jesus então vem trazendo os mesmos princípios dados pelo Pai:
“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”. Mateus 6:19-20

“Mas, buscai primeiro o reino de Deus (CÉU) e a sua justiça, e todas estas coisas (TERRA) vos serão acrescentadas”. Mateus 6:33

Jesus está sempre interessado no essencial (Salvação/Eternidade) e em 2º lugar o supérfluo (coisas terrenas):
Levam um paralítico até Jesus descendo-o pelo telhado, e Jesus diz: Filho, perdoados estão os teus pecados (Céu, Salvação)”. Marcos 2:5  Se aqui o paralítico já tivesse ido embora, já iria abençoado, pois iria com a Salvação, com o perdão dos pecados, o essencial.
Aí aparecem os murmuradores e Jesus diz: Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito (físico;terra), e vai para tua casa”. Marcos 2:9-11
Pois, o que adianta Jesus te  dar só o físico, o material , e isto te afastar da Presença d`Ele!
Ele se preocupa com o Essencial = A Salvação

Ele falou com a multidão: “...Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes (terra)”. João 6:26
Vai saindo um a um, mas Pedro entendeu:  “...Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna(céu). João 6:68

CONCLUSÃO:

“Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão (TERRA) viverá o homem, mas de toda a palavra (CÉU) que sai da boca de Deus”. Mateus 4:4

Gustavo Rodrigues

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

É TEMPO DE CORTAR ÁRVORES

Ageu 1:8 "Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o SENHOR".


É fato que em nossos dias é cada vez mais difícil genuínas conversões. Lidamos muitas vezes com “meias conversões”, resultado de uma mentalidade religiosa e moderna, propagada em massa pelos veículos de comunicação que aceitam crentes que não se desligam das coisas mundanas.


Isso tudo é resultado da estratégia do adversário de nossa alma. As árvores (homens) estão cada vez mais fixadas em montes, colocadas em lugares altos, de fama, de nobreza, é o antropocentrismo. O templo,por sua vez, que representa as coisas espirituais, o compromisso com o Senhor, está cada vez mais sendo colocado abaixo, como se o homem estivesse acima de Deus.

Diante de uma realidade tão terrível, Deus dá uma orientação ao povo Dele. Subi ao monte e trazei madeira. Há muitas arvores que estão em altos montes, protegidas pelo dinheiro, pelo status, pela política, mas na verdade, estão sujeitas a todas as intempéries deste mundo. Nossa missão é ir cortar essas árvores, retirar o que liga elas a esta terra e trazê-las para o templo, onde agora sim, terão uma função. Nós como IGREJA temos um trabalho árduo sobre essa terra: cortar madeiras. Precisamos levar a PALAVRA e isso requer muitas vezes trabalho, suor , cansaço. Mas, o objetivo de Deus deve ser cumprido: fazer o homem descer dos altos, ou seja, fazer o homem se humilhar e reconhecer a sua limitação, perceber que Deus é o seu Senhor e salvador e que fora dele não há outro.

No templo, a madeira era revestida de ouro. Se como árvore, esta viveria alguns anos, como madeira revestida de ouro, a durabilidade é muito maior. O Senhor nos chamou para vivermos uma eternidade com Ele e, esta eternidade para nós é valiosa como o ouro, é o nosso tesouro, nosso bem maior. Aleluia!


Quem chegava no templo, não via madeira, via o ouro. Quem vê uma vida transformada, não vê mais agora os erros, o pecado, os problemas "terrenos" da madeira, mas vê no servo o poder de Deus, de uma nova vida em Cristo Jesus.
 
Que Deus nos abençoe com esta singela mansagem!
 
Agradeço  e dedico essa postagem ao irmão Weslley .
 
Gabriel Felipe
 

sábado, 8 de setembro de 2012

PROSSIGO PARA O ALVO


“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço,  e é que esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3: 13 e 14)

Saudações! Espero que os irmãos e leitores amigos do blog PALAVRA A SÉRIO entendam o fato de nós, moderadores, não postarmos todos os dias algo diferente aqui. Temos uma vida corrida e, superior a isso, temos um compromisso com nossas igrejas e isso está em primeiro plano para nós (não nos consideramos “blogueiros”). Estive fora da internet durante os últimos três dias, entrando esporadicamente com objetivos acadêmicos e com considerável limitação em relação aos meus estudos.  Temos um enorme respeito por vocês que acessam nosso blog procurando algo sério e com profundidade, sobretudo, temos um enorme respeito à Palavra de Deus, fazendo assim justiça ao nome do blog. A minha última postagem foi “Deus se alegra na morte de seus santos”. Agora, deixo a presente postagem que, na verdade, é uma mensagem que acabo de alcançar  lendo minha bíblia.  O que vocês, leitores amados, vão ler aqui é uma experiência alcançada com esse Deus vivo que se revela através de sua SANTA e penetrante PALAVRA. Uma boa leitura.

Paulo estava deixando um ensinamento para a igreja em Filipos: perseverar no caminho e prosseguir para o alvo, a saber, para a salvação eterna em Cristo (Fl. 3:11,12).

Interessante o seu  paralelo: O homem físico (ser terreno) caminhando para o estágio espiritual e pleno (ressurreição e eternidade). O homem carne prosseguindo no plano horizontal (terreno),  porém caminhando em espírito, enxergando o vertical (o do alto, eterno): “mas prossigo para o alvo” (Fl 3:12).

Para ter uma caminhada com Deus estando ainda no plano horizontal (terreno), Paulo deixa um ensinamento: Confiar sua caminhada somente a Deus e não seguir o caminho pela vista e pela limitada razão humana: “quanto a mim, não julgo” – Nossa caminhada à eternidade de Deus não depende daquilo que nós percebemos à luz da razão, porque o caminho em que caminhamos é profético (plenamente espiritual) e nosso percurso está inteiramente ligado à REVELAÇÃO. Jesus (a revelação de Deus na história) disse: “Eu sou o caminho...”. Não é pelo esforço humano que prosseguimos e crescemos em garça e na graça. Paulo ensina com essas palavras exatamente isso: Não cabe a mim julgar o que sou, mas Deus. No texto original (grego) a frase fica nesse sentido: “não alcancei tudo o que devo ser, mas me esforço”. Essa deve ser nossa posição!

O que seria se esforçar? Seria buscar aquilo que é do alto:

“portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus” (Colossenses 3:1).

Mas como assim? O que seria “buscar aquilo que é do alto”?

“No demais, irmãos meus fortalecei-vos no senhor e na força de seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes [...]” (Efésios 6:1,2).

Deus nos chama para avançarmos, para prosseguirmos para o alvo, mas, Ele mesmo, nos dá o recurso de sua GRAÇA SOBERANA. Aleluia!

Paulo é bem categórico em dizer: “...não julgo que tenha alcançado, MAS UMA COISA FAÇO, e é que esquecendo-me das coisas que atrás ficam...”.

Não adianta caminhar num caminho se não há uma convicção de seu destino. Paulo tinha: seu destino era certo, era eterno. Caminhar no caminho que nos foi proposto é agradar a quem nos chamou. Mas é impossível agradar a Deus sem a fé. “Sem fé é impossível agradar a Deus”, vamos lembrar disso.

“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (2 Timóteo 1:12).

“[...]esquecendo-me das coisas que atrás ficam [...]”- o que vem a ser isso: Paulo escreveu isso porque teve uma experiência assim. Antes, como Saulo, caminhava em suas concepções religiosas e seguindo aquilo que estava em seu coração humano e de pedra. Um dia, esse mesmo Saulo, teve uma experiência com um Deus vivo (não com o da letra), Jesus falara com ele e se revelara como seu Senhor. O que Paulo, depois dessa experiência podia fazer?

 Caminhar na REVELAÇÃO, pois sua experiência foi com a revelação de Jesus Cristo e não com aquilo que antes ele havia aprendido.  Ele esqueceu definitivamente da sua antiga vida e passou a dizer: “não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim” (Gálatas 2:20). O velho homem foi esquecido. O velho Saulo morreu para ressuscitar Paulo (confira esta definição de morte e ressurreição na postagem anterior: “Deus se alegra na morte de seus santos”).

Quando, imediatamente, se deixa o velho homem (ou morre o velho homem), nasce a nova criatura: aquela que prossegue em espírito pera o alvo. Veja em João 3: 5- 8. O novo homem, nascido de Deus, se dirige onde o ESPÍRITO SANTO quer que este ande. E sabemos, o Espírito santo conduz o redimido à Eternidade, dando a este a plena condição espiritual de caminhar “olhando para o alvo” (o Batismo com o Espírito Santo).

“avançando para as que estão diante de mim”- O Senhor é fiel. Ele nos chamou para vivemos uma OBRA onde tudo está diante de nós. Tudo está feito: Ele fala, Ele cura, Ele opera, Ele batiza com o seu Espírito Santo, Ele dá Dons Espirituais, o SANGUE de Jesus nos dá a certeza da vitória, sua PALAVRA nos orienta em segurança, etc. Mas, tudo isso (recursos de sua graça), serve para chegarmos firmes à benção maior que está diante de nós: a ETERNIDADE. Esse é o anseio de uma igreja que tem o Espírito santo como guia, pois o mesmo geme pela Eternidade e, se estamos nele, gememos juntos nesse anseio.

“Quem me dera, agora, que as minhas palavras se escrevessem! Quem me dera que se gravassem num livro! [...] Porque eu sei que o meu redentor vive[...] verei a Deus” (Jó 19:23,25,26).

“A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus”? (Salmo 42:2).

 

“prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação”-

O termo grego usado para escrever “alvo” foi “skopos”. O termo significa  meta” ou “objetivo”. Mas o que me chamou a atenção ao analisar o termo foi o fato de, esse termo, estar gramaticalmente ligado à expressão “Vigia”, “sentinela”. Podemos concluir que: para chegarmos ao alvo (meta) que nos foi proposta, precisamos estar como “sentinelas” e “vigilantes’ para que jamais possamos perder tal benção e , muito menos, nos perder nesse caminho que nos leva à Eternidade com Deus.

Jesus mesmo nos adverte em sua Palavra: “vigiai a todo o tempo”. Nesse caminho rumo ao céu, quando escolhemos caminhar, o inimigo se levanta ferozmente. Por isso volto a dar a referência em Efésios 6.

Irmãos e leitores amados, desejo terminar essa mensagem fazendo a seguinte análise com vocês:

Nossa vida (física) ainda está ligada ao plano terreno, pois ainda não estamos na eternidade, certo? Nesse plano terreno caminhamos firmes no Senhor. Porém, olhamos para o alto, prosseguimos para o alvo = um plano vertical - liga o homem (terreno) a Deus (profético). Mas, sendo o nosso caminho aqui no mundo (porque estamos no mundo), traçamos um sentido horizontal (nossa realidade terrena), com uma interferência profética (do alto), pois Jesus se revelou na História e em nosso íntimo. Onde quero chegar?

O resultado se dá numa cruz: homem (horizontal/terreno) recebendo uma interferência profética (isso se dá no chamado do mesmo para a salvação na qual havia sido determinada por Deus na eternidade). Tal interferência nada mais é que JESUS REVELADO, um elo (vertical) de ligação homem- Criador.

Pois bem, que prossigamos firmes pelo caminho que nos foi proposto.

Gabriel Felipe M. Rocha

Temos tido nos últimos dias inúmeros comentários e perguntas de cunho doutrinário.  Caso algum leitor queira se expressar compartilhando alguma dúvida que não queira que seja vista no blog, deixo meu e-mail pessoal: biel_shalom@yahoo.com.br. No mais, obrigado.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

DEUS SE ALEGRA NA MORTE DE SEUS SANTOS


“Preciosa é à vista do Senhor a morte de seus santos”

(Salmo 116:15)
Por Gabriel Felipe M. Rocha

Jesus, certa vez disse: “Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida a salvará” (Lucas 9:24).

Pois bem, quero começar esta postagem dizendo o seguinte: Ser crente é, inevitavelmente, estar morto para o mundo (se possível, enterrado).

Toda a prática do EVANGELHO consiste em VIVER PARA DEUS.  Para se viver uma vida assim (com Deus) necessário é viver em espírito, pois Deus é ESPÍRITO; a comunhão entre o ser humano (corruptível) e DEUS só se dá no plano espiritual, para isso Jesus( Deus na forma de homem) foi à cruz derramar seu SANGUE (Espírito Santo) para que esse elo humano-divino fosse garantido.

“Na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do ESPÍRITO não pode entrar no REINO DE DEUS” (João 3:5)

Para viver a vida que o Senhor nos pede no texto acima, necessário é nascer de novo. Nascer de novo implica morrer primeiro.

Há nesse mundo vários tipos de pessoas. Existem também vários tipos de “crentes”, uma vez que CRER no Senhor Jesus é importantíssimo, mas essa experiência se dá no decorrer da vida, é o que chamamos de “processo de salvação”.  Nesse processo, o verdadeiro crente se mostra na sua vida diária cuja característica envolve a santificação e a frutificação do Espírito Santo na vida dessa pessoa.

Existem (dentro das igrejas) pessoas convertidas ao Evangelho e pessoas convencidas à religião. Há pessoas que verdadeiramente morreram para o mundo e há pessoas que estão bem vivas para esse mundo, amando-o a cada dia sem se importar com os valores espirituais do REINO.

Jesus foi claro: “aquele que não nascer... não pode entrar...”

Irmãos, precisamos morrer a cada dia! Nosso eu, nossa razão (sempre predominante, pois somos indivíduos racionais abertos ao todo), nossos pecados, nossos desejos, etc.

Fazer a vontade do Pai é morrer primeiro.  Fazer a vontade do Senhor é vida nova. É agradar ao Senhor, uma vez que nossa posição perante Deus é a posição de SERVO.

Jesus também disse: “quem quiser vir após mim, pegue a sua cruz e siga-me”. Te pergunto: Para que servia a cruz?

No versículo 6 do capítulo 3 de João, Jesus ensina que não há negociação com o mundo e nem com a verdade e respeito do homem. O que é do Espírito, vive em espírito, o que é da carne, vive na carne.

Morrer para o mundo é, portanto reviver para Deus. É despertar do pecado e vir para luz. É sair da servidão do pecado para ser servo de Cristo.

“Portanto se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima...” (Colossenses 3:1)

O Evangelho insiste muito nessa questão que envolve nossa “morte” para esse mundo, pois não há como realizar a OBRA sem morrer para o mundo. Um exemplo: Ainda em João3, versículo 8 a Palavra nos ensina que, nascer de novo (morrer para o mundo) é estar plenamente no centro da vontade do Senhor, como uma folha seca ao vento que voa para onde o mesmo assoprar.

Para o plano de redenção valer, Jesus, além de morrer, teria que ressuscitar. Ressuscitou! A nossa vida espiritual,em parte, é semelhante. Para o Reino ser garantido em nossas vidas, temos que morrer para o mundo e ressuscitarmos para Deus, fazendo a sua vontade a partir de então.

“ Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé [...]” (Gálatas 2:20)

Voltando, portanto, ao texto do início desta postagem (Lucas 9:24), dizemos que a nossa redenção está garantida na medida em que estamos mortos para nós mesmos. Há uma promessa para todos nós que abdicamos de tudo que éramos para sermos exclusivos de Deus.

Mas, o caminho é estreito e nossa lutas diárias são reais. Surgem perguntas: Como morrer diariamente para o mundo? Como manter essa benção? Como não deixar o mundo resurgir em nós?

Mas há uma resposta: “Mas qualquer que, POR AMOR DE MIM, perder a sua vida, a salvará” (Lc 9:24).

O segredo está no AMOR ao Senhor, amor por sua OBRA, amor pelo Evangelho. Tudo que fizermos sem amor prosperará ou terá um resultado pleno em sucesso (1Corínthios 13: 1 –a3). Se abdicamos desse mundo para sermos de Deus, não foi porque nossa mente foi controlada para assim fazermos, mas sim porque escolhemos e optamos por aquele que nos amou primeiro. Fizemos isso por amor e consciência.

Há uma recompensa para os que escolheram amar o Senhor mais que suas próprias vidas:

“ Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam” (1 Cor. 2:9)

Que benção! Você com certeza reparou que o título desta postagem se encontra lá no livro de Salmos, capítulo 116, versículo 15, não é?

Pois bem, Deus se alegra sim na morte de seus santos. E isso em ambos os sentidos, seja a morte física (pois a alma volta ao Criador), seja a morte para o mundo, que significa VIDA COM DEUS.

Como viver uma vida vitoriosa, uma vez mortos para o MUNDO? É viver na vontade do Senhor, trazendo alegria para o Senhor e assim somos fortalecidos a cada dia com a força de seu poder. Lembre-se: A Alegria do Senhor é a nossa força! Portanto, Deus se alegra na morte de seus santos. Aleluia!

Gabriel Felipe Martins Rocha