quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Deus fala com o homem

DEUS FALA COM O HOMEM

...hoje vimos que Deus fala com o homem, e que o homem fica vivo.”

(Deuteronômio 5:24)

As formas pelas quais tem Deus falado ao homem são formas diferentes durante toda a história, porém, sempre com a mesma intenção: Revelar Sua vontade para o bem de seus filhos.

No principio Deus falava com o homem diretamente, até que este caiu no pecado, e por causa de seus pecados, sentiu vergonha e cobriu sua nudez e perdeu a grandiosa comunicação com Deus.

Depois que o homem foi expulso do Jardim do Éden, Deus falou com os homens de diferentes formas, por meios de visões, sonhos, anjos, Urim e Tumim. Procurando sempre se mostrar presente no meio do seu povo. Falou Deus por meio de:

Fogo

Face a face falou o Senhor conosco no monte, do meio o fogoDeut. 5:4.

Sonhos

Ao que Deus lhe respondeu em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la”; Gên. 20:6

Anjos

Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde o céu, e disse: Abraão, Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui”. Gên. 22:11.

Urim

Pelo que consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas”. I Sm. 28:6.

Profeta

Assim, sempre Deus tinha um representante seu dentre os homens, que foram chamados de profetas ou seja: Aquele que, entre os hebreus, anunciava e interpretava a vontade e os propósitos divinos e, ocasionalmente, predizia o futuro por inspiração divina.

Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, tenho-vos enviado insistentemente todos os meus servos, os profetas, dia após dia”; Jeremias 7:25.

Os profetas transmitiam a vontade de Deus ao povo, repreendia-os quando estavam errados, fortalecia-os para a guerra, anunciavam o futuro, pronunciavam bênçãos e maldições. Na maioria das vezes eles foram perseguidos, e mesmo mortos, pois, Israel não dava ouvido a voz de Deus.

Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste!Mateus 23:37.

Algo interessante de notar é que o povo preferia que Deus falasse a um homem só e este transmitisse ao povo como no caso de Moisés, quando o Senhor falou com o povo, eles pediram que o Senhor falasse somente com Moisés e esse então falaria a eles.

E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos”. Êxodo 20:19.

JESUS

No novo pacto que Deus fez com a nação de Israel, da qual pela misericórdia de Deus nós fizemos parte, Deus nos fala, por meio do seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias a nós nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, e por quem fez também o mundo”. Hebreus 1:1, 2.

A BÍBLIA

Hoje, temos a Bíblia Sagrada, como referência para sabermos qual é a vontade de Deus, nela encontramos tudo o que é necessário para obtermos a vida eterna, como escreveu o apóstolo Paulo a Timóteo dizendo:

E que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”. II Tim. 3: 15 -17.

Mesmo tendo a Bíblia como a Palavra de Deus que manifesta toda a sua vontade ,devemos saber que Deus, ainda continua a falar com seu povo, por meio de sonhos e profecias:

DONS ESPIRITUAIS

E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu espírito sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, os vossos anciãos terão sonhos”. Atos 2:17.

Deus sempre falou com seu povo e sempre falará, basta que nós o busquemos com fé, e desejarmos ardentemente ouvirmos a sua voz.

O que acontece normalmente é que Deus Fala, e os homens não querem ouvi-lo, como profetizou o apóstolo Paulo quando escreveu a Timóteo, preferem a mentira em lugar da verdade.

Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas”. II Tim. 4:3,4

Um alerta porém , fica, quanto aos falsos profetas.Devemos buscar o dom de discernimento de espíritos para nesta última hora discernir o que é de Deus, o que é do maligno, e o que é do homem.

Tudo que vem do Espírito Santo de Deus é para glorificar à Jesus, e está de acordo com a Palavra de Deus; nunca fere a doutrina bíblica.

Já aquilo que vem do homem, e do diabo, é para promoção pessoal, enriquecimento ilícito em nome da fé, exaltação do homem, e sempre fere a doutrina bíblica, pois Deus não divide ou dá Sua glória aos homens.

Gustavo Rodrigues

3 comentários:

Missionária Natália disse...

Glória a Deus! Fala Senhor, que a Tua serve ouve!!!

professor Lincon Alves Silva Borchio disse...

Olá, paz! Qual a visão de vocês a respeito dos dons espirituais ? Até então achava que vocês não fossem pentecostais. Abraço caloroso. Lincon

Gustavo disse...

“Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (I Coríntios 12:1).
Cremos em toda a Bíblia como única regra e Fé, portanto os Dons Espirituais estão inseridos na Palavra de Deus e não devem ser ignorados.
Quanto ao título “Pentecostal”, hoje em dia o pentecostalismo é apenas um rótulo, que tem tomando rumos terríveis mas a OPERAÇÃO DO ESPIRITO SANTO NA IGREJA não podemos jamais negar e, a IGREJA ( como Corpo de Cristo ) viveu e vive esta operação do Espírito Santo.
Pentecostal é um Rótulo: Esse rótulo não nos cabe, pois virou sinônimo de “sapato de fogo”, “reteté”, “manto do mistério”, etc...
O Capítulo 13 da 1ª Carta de Paulo aos Coríntios fala sobre o fim dos dons espirituiais.
A ocasião em que eles cessarão é descrita assim: " quando vier o que é perfeito". Ou seja, no Arrebatamento da Igreja.Por isso, em Apocalipse 22:17 o Espírito e a Esposa (Igreja)dizem : Vem.No Arrebatamento o Espírito Santo subirá junto com a Igreja. Até chegar esse tempo, precisamos do Espírito Santo e dos seus dons na IGREJA. Não há nenhuma evidencia bíblica de que a manifestação do Espírito Santo através de seus dons cessaria no fim da era apostólica.
Ainda existem “muito poucas” igrejas que exercem os dons espirituais com maturidade, temor e seriedade.
Espero poder ter ajudado.Qualquer dúvida estamos à disposição.
Um abraço!