quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Quem eram os fariseus?

Paz irmãos, gostaria de compartilhar com todos um artigo sobre os fariseus, aviso que não entraremos em muitos detalhes.

Os fariseus eram uma seita fechada, o nome fariseu significa separado, eles eram zelosos pela Lei, criam na vida eterna e nos anjos. A seita dos fariseus foi criada no período interbíblico, ou seja este período que ocorre entre os últimos eventos do Velho Testamento e o Livro de Mateus, Deus ficou "400 anos em silêncio", sem levantar um profeta, e sem que fosse escrito nenhum livro inspirado.

Neste período de 168-142 a.C. surgem os fariseus, que eram os que se opunham aos costumes Gregos, provavelmente eles surgiram do grupo dos piedosos, que realizaram uma revolução neste período, a revolta dos Macabeus, liderados por Judas Macabeu contra Antíoco IV Epifânio, que queria impor a cultura grega e anular toda as outras culturas. Neste período os fariseus se reunião em assembléias, se agrupavam para fazerem suas refeições. Eles eram devotos de toda a Torá, e guardavam a tradição oral, transmitida pelos antigos.


Um grande problema deste período de 400 anos, é que muita cultura grega infiltrou no meio do povo, e neste período por não haver profeta (pelo menos nunca foi citado que algum profeta foi levantado no meio do povo após Malaquias), não havia quem redarguisse o povo, não havia quem exortasse o povo ao arrependimento e ao desvio doutrinário. Então neste período predominou a razão e a interpretação humana, por isso no período de Jesus os Fariseus eram totalmente sem amor, e subistituindo a Lei de Deus por mandamentos dos homens, como se lavar após ir ao mercado, não comer sem lavar as mãos.


Veja um pouco sobre os fariseus no período de Jesus:

Os fariseus tinham costume de dar dizimo de tudo, até dos temperos que eles plantavam, como cominho e hortelã, mas mesmo seguindo a Lei eles foram rigidamente exortados por Jesus, pois eram muitos zelosos mas deixavam de lado o amor ao próximo, o perdão, eram soberbos, por serem zelosos se achavam melhores que os outros, mais dignos, não confessavam os seus pecados mas se exaltavam, por seguir à risca as ordenações dos antigos eles se consideravam justificados de qualquer pecado, eram como se o povo pensasse assim: "se alguém vai ser salvo este alguem é fariseu", eram considerados santos por suas longas vestes, por serem conhecedores da Lei, Jesus os chama de hipócritas, sepulcros adornados, pois aparentavam algo que não eram, tomavam dinheiro das viúvas com pretexto de orações demoradas, eram amantes do dinheiro.

Jesus disse que eles conseguiam um prosélito (que é quando alguem aceita sua fé), e transformavam essa pessoa em um filho do inferno pior do que eles. Os fariseus gostavam de serem chamados de mestres e aparecer orando nas praças e nas ruas, e achavam que lavando os pratos e as mãos estavam puros, Jesus nunca condenou toda a doutrina deles, mas condenou as tradições humanas que eles achavam garantir salvação, e sua falta de amor para com o próximo.

Lembro aqui que muitos fariseus deram ouvidos à doutrina de Jesus, como Paulo que teve um encontro com Jesus (ouviu sua voz) no caminho para Damasco. Não nos tornemos como aqueles fariseus, pois lutamos tanto contra pecados que consideramos grandes como roubo, mentira, fornicação e outros, e as vezes desprezamos as pessoas, somos orgulhosos, presunçosos, as pessoas e os fariseus achavam que eles seriam os únicos a se salvarem, mas era o contrário no período de Jesus, eram os únicos que não estavam entrando no Reino dos Céus, mas hoje temos o "Profeta"(Espirito Santo) no meio da Igreja que não nos deixa viver na mentira, mas nos exorta, corrige e ensina como servir a Deus. Abraço a todos.

Mateus de Souza Morais

Nenhum comentário: