terça-feira, 3 de julho de 2012

"AQUIETAI-VOS E SABEI QUE SOU DEUS"


SALMOS 46:10

 “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”

Por Gabriel Felipe M.Rocha

Aquietai-vos – no hebraico é igual a: “raphah” cujo significado é diverso e pode ser inserido em várias aplicações.

Mas o que nos chama a atenção aqui é que “aquietai-vos” (raphah) está diretamente ligado à: Estar parado, “soltar”, “deixar ir”ou “deixar cair”.

Em vários momentos de nossas vidas quando a batalha está sendo travada ou a provação está num alto nível de força, queremos logo agir. É comum, desde os primórdios, quando o homem pecou, nós querermos agir pelo nosso impulso e com confiança em nós mesmos, já que tudo a volta parece estar perdido.

Mas Deus nos diz: “Não temas, Eu sou contigo”. Todos os servos na qual o Senhor chamou, tanto no antigo como no novo testamento, Ele confortou com uma palavra de ânimo e direcionou promessas de vitórias.

A tradução desta ordem (aquietai-vos) nos dá a idéia de que: Deus nos pede para largarmos, soltarmos, liberarmos as coisas que impedem o crente de ter fé, exaltar a Deus, dar-lhe glória e dar o seu devido lugar  em seu coração.

O segredo de nossa vitória é deixar Deus agir, pois Ele é o Senhor dos exércitos, o Senhor da guerra, o dono da peleja.

“Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus” (2 Cr.20:15).

Porém o homem no seu instinto quer agir confiando nos seus punhos e na sua razão.

Mas o servo fiel, o verdadeiro filho de Deus sabe que há um Senhor cuja destra é poderosa em extremo e descansa.

“Até ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá” (Salmo 139:10)

O homem que foi remido pelo precioso sangue de Cristo sabe o quanto o poder do sangue de Jesus é eficaz e tem, assim, uma experiência na oração, sabendo que deus a partir dali tomará conta da batalha, seja ela qual for.

Mas, para isso acontecer, devemos “aquietarmos”, ou seja, “ficar parado” (de acordo com a palavra no original). Isso significa inércia em plenitude: não falar, não agir, apenas estar em oração e perseverar na fé, inclusive lá em Efésios no capítulo 6 a Palavra nos ensina que nossa luta é somente espiritual. Nós só temos ordem para lutar espiritualmente, o resto é do Senhor e ele não se agrada quando tocamos naquilo que é dele.

Quando o crente ora não existe mais a “minha luta”, mas sim a luta do Senhor. Aleluia!

Outro significado de “aquietai-vos” que vimos no início desta postagem é: “soltar”, “deixar ir”.

Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará”(Salmo 37:05)

Muitas vezes a nossa provação ou luta está ligada a uma má escolha que fizemos, ou até mesmo, pode estar ligado a um pecado cometido. Então? Como é que fica a situação? A Palavra de Deus nos diz que o sangue de Cristo nos liberta de todo o pecado e ela nos informa que temos um advogado infalível (o Senhor Jesus).

Quando oramos e pedimos a Deus a MISERICÓRDIA, Ele entra em nosso favor porque Ele é bom e não tem prazer na nossa dor. Mas é exatamente aí o momento em que nós devemos “deixar ir’ o velho homem, deixar o nosso “caminho” no altar, “soltar” o pecado que habita em nós, abandonar o mal, largar a ira, despedir o engano, libertar o rancor, liberar o perdão, abandonar a razão, jogar fora a vaidade, etc.

Sendo assim, Ele entra na peleja e não perde. Louvado seja Deus!

Algo que me chamou a atenção nesse texto (Sl. 46: 10) é: “aquietai-vos e SABEI que sou Deus”. Na medida em que nós nos aquietamos, ou seja, deixamos Deus agir e nos portamos na fé e na confiança, o nosso conhecimento de Deus aumenta.

“É necessário que ele cresça e que eu diminua” (João 3: 30)

No deixar Deus agir, Ele cresce em nossa vida e o nosso “velho homem” diminui, pois a razão, a argumentação, a força, os recursos já não são necessários e passamos, enfim, a vencer em espírito.

Interessante ressaltar também que: Quando Deus age em nosso favor e permanecemos na entrega e na oração, nossa fé aumenta e passamos assim a “saber” mais de Deus, passamos a conhecer dali a diante que Ele é Deus e nada pode contra isso. Aleluia!

Moisés quando foi chamado por Deus para a libertação de Israel do Egito, ele, querendo dar uma boa explicação a Faraó sobre quem estava ordenando a saída do povo, perguntou: “qual é o seu nome”? (Ex.3:13)

Deve ter pensado: “mesmo vendo essa sarça em fogo e não se consumindo, ainda devo confiar nessa voz”? Moisés convivia em meio aos deuses tiranos e falsos do Egito, não havia tido ainda uma experiência com o Deus vivo.

Mas a resposta do Senhor foi satisfatória: (Ex.3:14) “EU SOU O QUE SOU.Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU  me enviou a vós”.

Não havia espaço para argumentação, teologia, religião e filosofia. Moisés não faria nada, apenas transmitiria o recado de Deus para Faraó e todos saberiam ali que o Senhor é Deus.



Que Deus abençoe as nossas vidas, amém.



Gabriel Felipe M. Rocha

8 comentários:

Ricardo Dionnes Alvarenga disse...

Olá,sou Ricardo,pertenço a Igreja Batista Vida de Belo Horizonte. Essa mensagem falou comigo. Desejo o melhor de Deus para vocês que moderam esse blog,continuem a buscar de Deus essas riquezas . Espero poder comentar mais aqui, vou estar acompanhando. Um grande abraço e paz.

Gabriel Felipe disse...

Obrigado por sua participação,Ricardo.O nosso desejo é exatamente esse: edificar vidas pela Palavra. Continue conosco.

Nélio Junior disse...

Mensagem maravilhosa, irmão! Deus continue te revelando essas benção. N.Júnior

Adriana Nunes disse...

Um irmão usou esta citação de êxodo 10 Aquietai e sabei q EU SOU DEUS.Eu queria entender.Mas aqui me esclareci.Agradeço.A paz

Anônimo disse...

Agradeço pela essa palavra maravilhosa Deus seja louvado por que Deus e fiel

Anônimo disse...

Irmão, a paz do Senhor. A sua explicação foi bem instrutiva e proveitosa, mas estava lendo este capítulo na Bíblia de estudo Plenitude e lá tem um comentário no Rodapé sobre o termo "aquietai-vos, dizendo que este termo não é um chamado para adoração "silenciosa". O versículo 10 é a voz de Deus dirigindo-se com um aviso às nações pagãs em guerra. Em outras palavras , "parem e desistam; eu, Deus, serei exaltado na vitória; vocês não tem nenhuma chance de vencer". Você poderia me explica sobre este outro sentido? Ou não base bíblica ou textual neste significado.

Archimedes disse...

A paz do Senhor, acredito que a expressão "parem e desistam; eu, Deus, serei exaltado na vitória; vocês não tem nenhuma chance de vencer" quer dizer para mim e para você que não adianta fazermos pelas nossas próprias mãos, na ânsia de agir e resolver o problema; e sim orar incessantemente e deixar Deus agir, pois dessa forma Ele nos dará a vitória e o Seu Nome será conhecido e exaltado, pois as pessoas irão olhar e ver que não foi feito pela mão do homem e sim por vontade soberana de Deus. Deus seja louvado!

CARMEN LOPES disse...

AGRADEÇO POR PODER APRENDER MAIS UM POUCO COM VCS. E ESPERO SEMPRE PODER CONTAR COM SUA AJUDA PARA TER COMPREENSÃO DA VONTADE DE DEUS PARA NÓS.