domingo, 3 de maio de 2015

Coragem! Invista em sua família!

sintesecristaescritura.wordpress.com

Informativo_Oitava_IPBH_vitrine3
Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1).
          Edificar a casa! Uma tarefa que tem sido mais desafiadora em nossos dias. Para alguns, tem sido uma tarefa penosa. Isso, em vista da fragmentação e do abandono dos valores espirituais e morais que devem reger a família, assim como toda a vida cristã. Fragmentação e abandono esses que a contemporaneidade assiste de forma dramática. Hoje vemos uma sociedade secularizada, caracterizada pela diversidade de valores e estilos de vida. Marcada pela pluralidade de propostas de realização e satisfação pessoal que vão ganhando a primazia dentro de nossos lares e vão, aos poucos, minando nossos filhos, introduzindo-os a um contexto de individualismo, egoísmo, descrença em relação aos bons e sadios valores. Todos esses novos paradigmas e formas de vida (afastados dos valores bíblicos e que geralmente tendem à destruição familiar) estão mostrando suas faces a partir da miserabilidade da ação humana sem Deus e sem norte que tão facilmente assistimos em nossos dias, seja pelas mídias, seja presencialmente. Os valores cristãos que dão sentido à vida, à família e que formam o “chão seguro” para pisarmos vão sendo esquecidos em muitos lares de crentes. Valores esses que a Palavra de Deus mesmo norteia em suas páginas, mas que seguem esquecidas em algum canto da casa. A Palavra de Deus tem deixado de ser o paradigma dentro de muitos lares. Você que ainda não crê, saiba que Jesus é o Caminho e é nele que você terá, além da salvação de sua alma, o direcionamento seguro para a edificação de sua família.
Portanto, meu amigo, irmão e colega, preste atenção! Você anda trabalhando muito, investindo muito, gastando muito (às vezes mais do que ganha). Anda ocupado demais em tantas tarefas, mas Deus não tem sido mais o Senhor em sua casa. Isso é lamentável e trágico! São tantas preocupações nesse tempo violentamente dinâmico e exigente. São muitas coisas para serem feitas. Muitas contas, muita coisa para resolver. Escola dos filhos, faculdade, uma boa herança para deixar… Mas, e aí? Tem trabalhado em prol de seu lar e tem lutado por sua família e sua casa, mas em vão tem trabalhado se não for o Senhor quem edifica sua casa. Por quê?
Porque o alicerce deve ser sólido. Deve estar edificado sob uma estrutura forte, pois as tempestades estão ficando mais fortes e muitas casas estão cedendo e seguindo o curso da enxurrada. Enquanto você tem se esforçado para ajuntar sua colheita e acrescentar mais à sua conta, muitas novidades de nosso jovem século vão entrando em nossas casas e tomando conta de nossos filhos.
O que significa, entretanto, “o Senhor edificar a casa”? Significa deixar o Senhor nosso Deus ser o Norte, o Paradigma e Alicerce de nossa casa. Ele deve ser a bússola. Na edificação de nossa casa, somos os pedreiros, sendo Deus o arquiteto e engenheiro-chefe, o pai de família o mestre de obras, a mãe a obreira principal que dirige todos os recursos e organiza a construção. Por sua vez, o filho (ou os filhos) é o obreiro (pedreiro) que participa junto e indispensavelmente dessa construção. Portanto, meu caro, deixe o Senhor edificar a casa e tudo vai bem. Ele, como arquiteto, já tem um projeto definido e guiará bem a edificação de sua casa. Todas as preocupações (justas preocupações) devem ser deixadas diante de Deus, o edificador infalível. Um lar que não tem Deus como aquele que edifica a casa, não tem para quem olhar e a quem depositar a confiança. Isso gera medo, aflição, cansaço e desesperança.
Outro detalhe importante é: Cristo quer ser o alicerce de nossa casa. Jesus quer ser a base sólida. Ele quer que a casa esteja edificada sob sua Palavra. Pois só a Palavra vence e dá direção em meio às mais terríveis tempestades. Ela é segurança, ela é direção, é luz e é vida. Muitos lares precisam de vida. Já têm perdido a vida… Filhos isolados em seus cantos e em seus quartos intransponíveis, a mesa perdeu o sentido, o diálogo não faz parte da rotina da família, o casal não vive a saudável harmonia que um verdadeiro casamento deve evidenciar, etc. São muitas dramas que podem vir a um lar que não é edificado pelo Senhor. Por isso, “em vão trabalham os que a edificam” se o Senhor não edificar.
Mas uma boa notícia nós temos: Deus, nosso Senhor, pode ser o edificador de sua casa! Se sua Palavra for ouvida e todo o direcionamento do lar estiver sob suas mãos, uma grande diferença você poderá ver em sua casa. Sua família irá bem. “Sua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como rebentos da oliveira, à roda da mesa” (Sl 128. 3). O Senhor aumentará a colheita daqueles a quem Ele ama (Sl 127.2). É muito mais vantajoso depender de Deus do que tentar fazer tudo por conta própria!  Você que não tem confiado em Deus e tem buscado – sem a segura direção divina – a edificação de sua casa, sinto em dizer que você está em desvantagem! Você não sabe o que poderá ocorrer amanhã, mas Deus sabe.
Passe a direção para Ele. Deixe Cristo ser a luz. Deixe o bom fundamento (Palavra) ser a norteadora. Deixe Cristo ser o paradigma de sua família. Leia a Bíblia com sua esposa e filhos. Faça cultos domésticos. Louve ao Senhor em casa. Deixe o Espírito Santo fazer de seu lar um ninho de comunhão e edificação. Sempre colhendo bons frutos, seja espiritual, seja material. Deus será contigo e com tua casa, amém!
Gabriel F. M. Rocha
11060244_908500855858521_5891465300156334663_n

Nenhum comentário: