quarta-feira, 13 de julho de 2011

Jesus no Velho Testamento - Parte III

A paz do Senhor a todos, minha postagem hoje é novamente sobre Jesus no Velho Testamento, mostrando em mais uma citação Bíblica que o Velho Testamento secretamente anunciava Jesus, o seu Reino e seus atos de Justiça, lembrando a todos o texto base deste tema: "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" João 5:39, a quais escrituras Jesus se referia? Como disse no primeiro estudo, as únicas escrituras escritas até então eram a Lei, os Profetas, os Livros históricos e os Poéticos, resumindo, o Velho Testamento. Continuemos o estudo hoje com a citação que está no livro de Jó Capitulo 33 nos seguintes versículos:

22    E a sua alma se vai chegando à cova, e a sua vida aos que trazem a morte.
23    Se com ele, pois, houver um mensageiro, um intérprete, um entre milhares, para declarar ao homem a sua retidão,
24    Então terá misericórdia dele, e lhe dirá: Livra-o, para que não desça à cova; já achei resgate.
25    Sua carne se reverdecerá mais do que era na mocidade, e tornará aos dias da sua juventude.


O texto acima é citado por Eliú, um dos amigos de Jó e ele narra a situação de um homem que vai de rumo a morte, Mas Eliú profere que há uma chance deste homem não ir para a morte;

"Se com ele, pois, houver um mensageiro...", porque Mensageiro? O mensageiro é o que traz uma palavra, um recado, um aviso, mas o mensageiro só é necessário se o lugar onde esta mensagem for enviada for longe, ninguém precisa de um mensageiro para perto. Na citação de Eliú vemos que a chance de o homem não ir à cova vinha de um mensageiro, um só. E com o homem foi assim, conosco foi assim;

“... E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou" Mateus 4:16.

O homem antes de Jesus vir ao mundo estava assim, assentado na região da morte "chegando à cova", mas um mensageiro veio de longe trazer uma mensagem que o livraria da morte, e a mensagem de Jesus vem de muito longe, de um lugar que o homem não conhece, e na sua limitação jamais iria alcançar, "a Eternidade" e essa mensagem salva, pois a alma do homem veio da Eternidade de Deus, "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." Gênesis 2:7 A palavra nos diz que Deus "soprou em suas narinas o fôlego da vida", ou seja, o homem só foi feito alma vivente depois que Deus soprou nele, e o sopro vem de dentro de quem sopra, resumindo a alma do homem veio de dentro de Deus, por isso ela é eterna. E o homem se encontrando assim "indo à cova", precisava de uma solução, e essa solução era para alma, pois todos que ouviram a mensagem de Jesus morreram, mas a alma não, a alma foi salva, pois creram na mensagem do Mensageiro, a solução da alma do homem está em Jesus, por isso um Mensageiro.

“... um interprete...", por que um interprete? Jesus vem e traz uma mensagem, uma mensagem sobre o Reino de Deus, mas o homem por si só não entende o Reino de Deus, por isso um interprete, o interprete explica uma língua a quem desconhece, ele não fala de si mesmo, mas fala daquilo que ouve. O interprete é o Espírito Santo, por quê? "Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." João 16:13, por isso o interprete é o Espírito Santo, pois Ele atua nos revelando a Eternidade de Deus, sem o Espírito Santo o homem está limitado a viver segundo a sua razão "chegando à cova", Jesus vem e nos mostra o Reino de Deus, mas quem continua essa obra em nossas vidas é o Espírito santo, Em João 14:16 Jesus nos diz que enviaria "outro Consolador" se referindo ao Espírito Santo, esta palavra outro no Grego é "allos" e significa outro do mesmo tipo, ou seja, o Espírito Santo opera o mesmo que Jesus, mas porque Jesus não continua aqui? Ele continua, mas através do Espírito Santo, pois Jesus vai se apresentar diante do Pai após seu sacrifício.

Jó 33:24b “... Livra-o, para que não desça à cova; já achei resgate." O Mensageiro veio para deixar uma palavra ao homem e a palavra é esta: "já achei resgate", o resgate foi o sangue de Jesus derramado na Cruz, a entrega na cruz, e essa é a mensagem que deve ser pregada em todo o mundo, que Jesus achou resgate para a alma do homem.


Jó 33:25 "Sua carne se reverdecerá mais do que era na mocidade, e tornará aos dias da sua juventude." Após este resgate, Eliú diz que o homem voltará a ser novo, quem voltou a ser novo depois que conheceu a Jesus? Literalmente ninguém, mas Jesus diz que quando morre nosso velho homem, nós nascemos novamente e não mais caminhamos "chegando à cova", mas no Caminho daquele que é a vida. Porque citamos a mensagem para a alma, o novo nascimento e o interprete? Jesus ofereceu tudo isso a um homem, Nicodemos, vejamos:


João 3:3 a 5

A mensagem - versículo 3 = "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." Jesus aqui lhe mostra o que é necessário para entrar no Reino de Deus.

O novo nascimento - versículo 4 = "Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?" Nicodemos não entendeu o que Jesus disse sobre o novo nascimento.

O interprete - versículo 5 = "Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus." Jesus disse que aquele que não nascer do Espírito não pode entrar no Reino de Deus, Nicodemos não entendeu, por quê? Porque as palavras de Jesus vieram de uma terra longínqua, e Nicodemos não entendeu a "linguagem da Eternidade", e não tinha o interprete para que o explicasse (Espírito Santo). Por isso Jesus vai e deixa um interprete, pois assim como o interprete nos diz aquilo que ouve, o Espirito Santo nos têm revelado tudo aquilo que há na eternidade, e na Palavra eterna de Deus, pois para entender esta Palavra, que é de Jesus, o único recurso válido é o Espirito Santo.

Vemos então claramente que as escrituras do Velho Testamento testificam claramente de Jesus e da Grande Salvação. Amigo leitor não deixe de fazer seu comentário, um abraço a todos e A paz do Senhor Jesus.

Mateus Morais

6 comentários:

Anônimo disse...

Atos 4:31. E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

Continuem anuciando a palavra de DEUS que seus Galardões serão enormes.

Klellbert santos

Noemi Faria disse...

Gloria a Deus !!!!!! Jesus é o mesmo ontem hoje e sempre será .

Geraldo Magela Calixto disse...

"sim , eu amo a mensagem da cruz, tá morrer eu a vou proclamar..." Geraldo M.

Anônimo disse...

parabens! Outros pastores podiam usar seus pulpitos para pregar isto
tambem. Hoje é só vulgaridade...

Anônimo disse...

A alma é eterna porque o sopro veio de dentro de Deus? esse argumento ai nao me foi satsfatorio.

Unknown disse...

Amado irmão, a alma não foi feita de matéria terrena como o corpo que veio do pó e vai acabar no pó, como diz a Palavra, a alma nem foi criada por uma ordem de Deus dizendo para existir a nossa alma da mesma maneira que ele criou as outras coisas, mas a alma foi assoprada no homem por Deus, veio da própria existência de Deus, feita de uma essência eterna, por isso durará para sempre.