domingo, 31 de julho de 2011

Jesus no Velho Testamento - Parte IV

Boa noite a todos, desculpem pelo meu desaparecimento, estou trabalhando muito fora, e isso acaba prejudicando um pouco meu tempo. Todos podem ver que seguindo a sugestões demos uma repaginada na imagem do Blog, por favor não deixem de sugerir, comentários são importantes para nós. Bom na postagem de hoje falaremos sobre o nome de Jesus, especificamente sobre o nome Cristo. Boa leitura a todos.

Cantares 1:3 "Suave é o aroma dos teus unguentos; como o unguento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam."

O livro de Cantares nos retrata o relacionamento de um homem e uma mulher, que no decorrer do livro é chamada de esposa, muitos ao pregarem sobre este livro comparam este amor do esposo pela esposa com o amor de Cristo pela sua igreja, e está certo, este é o objetivo principal deste livro, mostrar o amor de Jesus pela igreja, um tanto misterioso e de difícil interpretação. 
Nosso assunto na postagem é mostrar que o Velho Testamento testifica de Jesus e sua Salvação, Irmãos sabemos que o nome de nosso Senhor é Jesus Cristo, destaco aqui apenas o nome Cristo, você sabia que o significado do nome Cristo é "ungido"? E este nome vem do Grego Ξριστος Christos.

Analisemos uma porção do texto: "...como unguento derramado é o teu nome;...", o unguento era usado para ungir os Reis, os profetas, os sacerdotes e alguns utensílios do templo, então se "...como unguento derramado é o teu nome..." então Ungido é o teu nome, Cristo é o teu nome, vemos então que no livro de cantares já estava sendo anunciado o nome de nosso Senhor.

Uma pergunta: Por que a igreja é chamada de Corpo de Cristo e não Corpo de Jesus?

Resposta: O nome Jesus significa Salvação, e a igreja não é corpo de Salvação, a igreja não salva, quem salva é Jesus, mas ela é corpo de Cristo pois ela é ungida pelo Senhor, e está unção é o derramamento do Espírito Santo, no livro de Cantares vemos então sendo falado secretamente do derramamento do Espírito Santo também, e da igreja apreciar este derramamento "Suave é o aroma dos teus unguentos...".

Irmãos a Palavra de Deus tem muitos mistérios que enchem nosso coração de alegria, ainda que não mereçamos pela sua misericordia Deus revela sua Palavra, nem tudo pode ser alcançado com exegese, e outros recursos, "Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras" Lucas 24:45, o Espírito Santo é quem revela os mistérios ocultos... Abraço a todos e nos lembremos de orar uns pelos outros para chegarmos ao glorioso dia.

Mateus de Souza Morais

4 comentários:

Anônimo disse...

VOCES SAO DO OUTRO MUNDO!!!!! No entanto acho até admiravel como se tem coragem de extrair conteudos como este sem medo de derrubar o conceito de verdade.
EM CANTARES, nao existe nehuma referencia , pelo menos literal, de Igreja-Jesus, Se há ,notifique isto. Gilberto H. da Silva e Souza.

Unknown disse...

Gilberto Boa tarde, para entender o assunto é necessário relembrar algo que Jesus disse: "...examinai as escrituras pois vós cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam...", agora pense de quais escrituras Jesus falava? dos 4 evangelhos e das cartas que não era pois nem estavam escritos, mas tudo no Antigo Testamento são sombras das coisas futuras... Leia os outros artigos sobre Jesus no Velho Testamento para entender melhor, lembrando que "...a letra mata mas o Espirito vivifica...", um abraço ao irmão.

Gabriel F. M. Rocha disse...

POIS BEM, ACHO QUE A RESPOSTA DO MATEUS ESTÁ JÁ DE BOM TAMANHO E PROPORÇÃO.

MAS, AQUI, DEIXO APENAS UMA QUASTÃO:

O QUE SERIA MAIS SEM NEXO ?

1) SALOMÃO TER ESCRITO CANTARES E, A IGREJA CONSIDERAR SUA OBRA INSPIRADA POR SE FALAR EM 'AMOR CONJUGAL' APENAS ?

2)OU SER CONSIDERADA INSPIRADA PELO ESPIRITO SANTO AO TER , ALÉM DO AMOR CONJUGAL E'EXEMPLOS SEXUAIS NA VIDA DO CRENTE', UMA ALEGORIA DO AMOR DO ESPOSO (CRISTO) E SUA ESOSA (IGREJA).

TUDO NO VELHO TEST. TEM UMA REFERENCIA A CRISTO COMO O REI GLORIOSO QUE GARANTIRIA A SALVAÇÃO, NAO SÓ PARA ISRAEL , MAS , PARA A IGREJA (O CORPO DE CRISTO).

Anônimo disse...

sabe por que vc ve assim, porque vc ver o livro pela otica carnal, e o livro não a lugar para margem carnais vc ve o livro hidtóricamente mais o livro é apreciado proféticamentp otica espiritual, vc fala por que não ama a palavra por isso que não alcança a profundidade do livro a eles eu falo por parabola mais a voz é dado conhecer o mistério do reino.servo devedor.