domingo, 25 de setembro de 2011

O IRAQUE NA PROFECIA BÍBLICA - Parte 3

O IRAQUE NO CONTEXTO PROFÉTICO

ALGUMAS MATÉRIAS/CAPAS DE REVISTA DA ÉPOCA DOS CONFRONTOS

A GUERRA CONTRA O IRAQUE DESCRITA NA BÍBLIA – 1991 e 2003

Nos capítulos 50 e 51 de Jeremias lemos da violenta guerra contra Babilônia. A antiga Babilônia foi destruída por duas nações (os Medos e os Persas), porém os profetas falaram que muitas nações de todas as partes da terra haveriam de invadir a terra de Babilônia e causar uma destruição espantosa. Nunca na História essa invasão aconteceu – ATÉ JANEIRO DE 1991!

Vejamos alguns trechos das palavras de Jeremias no capítulo 50 do seu livro e pensemos na Guerra do Golfo.

a) O ATAQUE DE UMA NAÇÃO QUE VEM DO NORTE

“POIS DO NORTE SOBE CONTRA ELA UMA NAÇÃO QUE FARÁ DA SUA TERRA UMA DESOLAÇÃO, E NÃO HAVERÁ QUEM NELA HABITE; TANTO OS HOMENS COMO OS ANIMAIS JÁ FUGIRAM E SE FORAM.” (Os Estados Unidos atacaram também a partir do Norte – da Turquia – contra o Iraque). E é interessante que a palavra NORTE apareça no nome oficial do país de George Bush: ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA DO NORTE.

“FUGI DO MEIO DE BABILÔNIA, E SAÍ DA TERRA DOS CALDEUS...” o mundo viu, em 1991, a fuga de milhares de pessoas para os países vizinhos – especialmente a Jordânia, e acompanhou – sem poder fazer nada – a triste sorte do povo curdo.

“POIS EIS QUE EU SUSCITAREI E FAREI SUBIR CONTRA BABILÔNIA UMA COMPANHIA DE GRANDES NAÇÕES DA TERRA DO NORTE; E POR-SE-ÃO EM ORDEM CONTRA ELA; DALI SERÁ ELA TOMADA. AS SUAS FLECHAS SERÃO COMO AS DE VALENTE HERÓI; NENHUMA TORNARÁ SEM EFEITO.” Aqui se fala de um grupo de nações da terra do Norte – Mais uma referência à grande potência americana. Aqui diz também que todas as flechas dos inimigos da Babilônia - isto é, todos os mísseis, as flechas de guerra moderna - atingirão o alvo.

“PORTANTO, ASSIM DIZ O SENHOR DOS EXÉRCITOS, DEUS DE ISRAEL: EIS QUE CASTIGAREI O REI DE BABILÔNIA (Saddam Hussein) E A SUA TERRA (Iraque), COMO CASTIGUEI O REI DA ASSÍRIA.”

b) DESTRUIÇÃO PESADA E ESPANTOSA

“NA TERRA HÁ ESTRONDO DE BATALHA, E DE GRANDE DESTRUIÇÃO.

COMO FOI CORTADO E QUEBRADO O MARTELO DE TODA A TERRA! COMO SE TORNOU BABILÔNIA EM OBJETO DE ESPANTO ENTRE AS NAÇÕES!”

“LAÇOS TE ARMEI, E TAMBÉM FOSTE PRESA, Ó BABILÔNIA, E TU NÃO O SOUBESTE; FOSTE ACHADA, E TAMBÉM APANHADA, PORQUE CONTRA O SENHOR TE ENTREMETESTE.”

“O SENHOR ABRIU O SEU ARSENAL, E TIROU OS INSTRUMENTOS DA SUA INDIGNAÇÃO; PORQUE O SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS TEM UMA OBRA A REALIZAR NA TERRA DOS CALDEUS.”

“VINDE CONTRA ELA DOS CONFINS DA TERRA, ABRI OS SEUS CELEIROS; FAZEI DELA MONTÕES, E DESTRUÍ-A DE TODO; NADA LHE FIQUE DE RESTO. MATAI A TODOS OS SEUS NOVILHOS, DESÇAM AO DEGOLADOURO; AI DELES! PORQUE É CHEGADO O SEU DIA, O TEMPO DA SUA PUNIÇÃO.”

“CONVOCAI CONTRA BABILÔNIA OS FLECHEIROS, TODOS OS QUE ARMAM ARCOS; ACAMPAI-VOS CONTRA ELA EM REDOR, NINGUÉM ESCAPE DELA. PAGAI-LHE CONFORME A SUA OBRA; CONFORME TUDO O QUE ELA FEZ, ASSIM LHE FAZEI A ELA; PORQUE SE HOUVE ARROGANTEMENTE CONTRA O SENHOR, CONTRA O SANTO DE ISRAEL.” Quando e como o Iraque desafiou Deus? Quando Saddam Hussein imaginou que pudesse exterminar a nação de Israel – com isso ele estava assinando sua derrota, pois os profetas dizem que qualquer nação que se levantar contra Israel será destruída. Mas, repito, essas fortes palavras serão cumpridas na sua totalidade na destruição da Babilônia política mundial (o futuro reino anticristão).

Saddam foi o culpado da destruição do seu próprio povo, como disse o profeta:

“PORTANTO CAIRÃO OS SEUS JOVENS NAS SUAS PRAÇAS, E TODOS OS SEUS HOMENS DE GUERRA SERÃO DESTRUÍDOS NAQUELE DIA, DIZ O SENHOR.”

“EIS QUE EU SOU CONTRA TI, Ó SOBERBO, DIZ O SENHOR DEUS DOS EXÉRCITOS; POIS O TEU DIA É CHEGADO, O TEMPO EM QUE TE HEI DE PUNIR.”

“ENTÃO TROPEÇARÁ O SOBERBO, E CAIRÁ, E NINGUÉM HAVERÁ QUE O LEVANTE; E POREI FOGO ÀS SUAS CIDADES, O QUAL CONSUMIRÁ TUDO O QUE ESTÁ AO SEU REDOR.” Temos aqui a derrota de Saddam Hussein e de todos os ditadores relacionados à Babilônia.

c) A DESTRUIÇÃO DAS BASES DO GOVERNO IRAQUIANO

“A ESPADA VIRÁ SOBRE OS CALDEUS, DIZ O SENHOR, E SOBRE OS MORADORES DE BABILÔNIA, E SOBRE OS SEUS PRÍNCIPES, E SOBRE OS SEUS SÁBIOS (isto significa: contra todo o governo iraquiano e sua organização).

“A ESPADA VIRÁ SOBRE OS PAROLEIROS, E ELES FICARÃO INSENSATOS; A ESPADA VIRÁ SOBRE OS SEUS VALENTES, E ELES DESFALECERÃO.” Na guerra de 2003, um dos ministros iraquianos ficou famoso por causa de suas parolices (isto é, fanfarrices, mentiras e presunções). Enquanto os exércitos americanos avançavam dentro da capital, esse ministro paroleiro tentava iludir os iraquianos, afirmando que Saddam estava acabando com os invasores.

“A ESPADA VIRÁ SOBRE OS SEUS CAVALOS, E SOBRE OS SEUS CARROS, E SOBRE TODO O POVO MISTO, QUE SE ACHA NO MEIO DELA, E ELES SE TORNARÃO COMO MULHERES” = foi triste a rendição dos soldados iraquianos em fevereiro de 1991. Quem ainda se lembra não pode esquecer aquele bando de homens chorando e puxando os próprios cabelos, lamentando a derrota – como disse o profeta: como mulheres.

Uma outra profecia parecida diz:

“OS VALENTES DE BABILÔNIA CESSARAM DE PELEJAR, FICAM NAS FORTALEZAS, DESFALECEU A SUA FORÇA, TORNARAM-SE COMO MULHERES; INCENDIADAS SÃO AS SUAS MORADAS, QUEBRADOS OS SEUS FERROLHOS.” (Jeremias 51.30).

“A ESPADA VIRÁ SOBRE OS SEUS TESOUROS, E ESTES SERÃO SAQUEADOS.CAIRÁ A SECA SOBRE AS SUAS ÁGUAS, E ELAS SECARÃO Em outras palavras: crise financeira e grande carestia;

“EIS QUE UM POVO VEM DO NORTE; E UMA GRANDE NAÇÃO E MUITOS REIS SE LEVANTAM DAS EXTREMIDADES DA TERRA.” Novamente se fala dos americanos e seus aliados.

“ARMAM-SE DE ARCO E LANÇA; SÃO CRUÉIS, E NÃO TÊM PIEDADE; A SUA VOZ BRAMA COMO O MAR, E EM CAVALOS VÊM MONTADOS, DISPOSTOS COMO HOMENS PARA A BATALHA, CONTRA TI, Ó FILHA DE BABILÔNIA.” Interessante: aqui se fala de um descendente de Babilônia. É mais uma prova de que essas profecias não estão limitadas ao passado (à Babilônia-Mãe), mas à sua filha (Saddam estava reconstruindo os muros da antiga Babilônia; ele queria restaurar a antiga glória dos antepassados iraquianos). Em Apocalipse 17 se revela que a Babilônia Religiosa tem muitas filhas. Isto significa que todas as religiões falsas, que são envolvidas com idolatria, tem o mesmo espírito da Babilônia que desafiou o povo de Deus no passado.

d) A DERROTA DO IRAQUE

“AO ESTRONDO DA TOMADA DE BABILÔNIA ESTREMECE A TERRA; E O GRITO SE OUVE ENTRE AS NAÇÕES”. (Jeremias 50.46) – Aqui vemos o grito de vitória dos aliados.

Deus diz em Jeremias 51.1: “ASSIM DIZ O SENHOR: EIS QUE LEVANTAREI UM VENTO DESTRUIDOR CONTRA BABILÔNIA, E CONTRA OS QUE HABITAM NA CALDÉIA.” Devemos lembrar aqui que a operação americana contra o Iraque em 1991, foi chamada “Tempestade no deserto”. Coincidência?

“CAIRÃO MORTOS NA TERRA DOS CALDEUS, E FERIDOS NAS RUAS DELA.” (Jeremias 51.4). “REPENTINAMENTE CAIU BABILÔNIA ( a guerra em 1991 foi muito rápida – somente 6 semanas), E FICOU ARRUINADA; UIVAI SOBRE ELA; TOMAI BÁLSAMO PARA A SUA DOR, TALVEZ SARE” (Jeremias 51.8). Após a guerra foram enviados socorros para ajudar na reconstrução do Iraque.

e) MUITOS ESFORÇOS DIPLOMÁTICOS FORAM FEITOS PARA QUE A GUERRA FOSSE EVITADA - Todos lembram que muitas tentativas foram feitas entre as nações para se impedir a guerra, mas Saddam rejeitou a todas as propostas. Isso também foi dito pelo profeta:

“QUERÍAMOS SARAR BABILÔNIA, ELA, PORÉM, NÃO SAROU; ABANDONAI-A, E VAMO-NOS, CADA QUAL PARA A SUA TERRA; POIS O SEU JULGAMENTO CHEGA ATÉ O CÉU, E SE ELEVA ATÉ AS MAIS ALTAS NUVENS.” (Jeremias 51.9).

f) DOIS ANOS, DOIS RUMORES

“NÃO DESFALEÇA O VOSSO CORAÇÃO, NEM TEMAIS PELO RUMOR QUE SE OUVIR NA TERRA; POIS VIRÁ NUM ANO UM RUMOR, E DEPOIS NOUTRO ANO OUTRO RUMOR ( num ano veio um rumor – 1990, a invasão iraquiana ao Kuwait; no outro ano veio o outro rumor – a guerra em 1991); E HAVERÁ VIOLÊNCIA NA TERRA, DOMINADOR CONTRA DOMINADOR.” (Jeremias 51.46). Outro significado dessa profecia é: Num ano (1991) houve a primeira invasão americana ao Iraque; noutro ano (2003) houve a segunda invasão.

Saddam sabia que as coisas que estavam acontecendo tinham mesmo relação com as profecias bíblicas, pois chamou a si mesmo diante da imprensa mundial de “Nabucodonosor II. Antes da guerra ele disse na televisão que em Março de 1991 entraria em Jerusalém, marchando em suas ruas como o vencedor. Mas não contava com a profecia de Deus que diz: “PORTANTO, ASSIM DIZ O SENHOR ACERCA DO REI DA ASSÍRIA (o antigo nome da região iraquiana): NÃO ENTRARÁ NESTA CIDADE (Jerusalém), NEM LANÇARÁ NELA FLECHA ALGUMA; TAMPOUCO VIRÁ PERANTE ELA COM ESCUDO, OU LEVANTARÁ CONTRA ELA TRANQUEIRA.” (Isaias 37.33).

Deus diz: “...NEM LANÇARÁ NELA FLECHA NENHUMA” – Quem acompanhou a guerra sabe que – dos 40 mísseis iraquianos lançados contra Israel – nenhum atingiu Jerusalém!

Saddam havia dito antes da guerra: “NÓS VAMOS INCENDIAR TODO O ORIENTE MÉDIO”. Uma de suas ações contra a natureza foi ordenar a queima de 600 poços de petróleo. Durante meses, a fumaceira escureceu toda a região, transformando os dias em noites, e impedindo que o sol, a lua e as estrelas fossem mostrados. Essa ação maligna não passou despercebida pelo profeta Isaias, que falando da futura destruição de Babilônia, disse:

“POIS AS ESTRELAS DO CÉU E AS SUAS CONSTELAÇÕES NÃO DEIXARÃO BRILHAR A SUA LUZ; O SOL SE ESCURECERÁ AO NASCER, E A LUA NÃO FARÁ RESPLANDECER A SUA LUZ.” (Isaias 13.10).

Em 1991 Saddam foi derrotado em 28 de fevereiro, EXATAMENTE no mesmo dia em que os judeus estavam comemorando a Festa do Purim, quando nos dias da rainha Ester, Hamã, o ministro do rei da Pérsia, criou um plano para exterminar o povo de Deus. Muitos israelenses notaram a estranha coincidência e ficaram convictos de que, foi realmente o Deus de Israel que derrotou Saddam, o novo Hamã!

Em 2003, a guerra começou entre os dias 19 e 20 de março, EXATAMENTE no mesmo período em que Israel, mais uma vez, estava comemorando a festa do Purim – outra coincidência?

Nenhum comentário: