quinta-feira, 17 de maio de 2012

A ALMA ETERNA



A ALMA

UM ESTUDO SOBRE O CORPO A ALMA E O ESPÍRITO

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo;e todo o vosso espírito, e alma, e corpo,sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (Its 5:23)

 

Há um determinado grupo sectário presente em todo o mundo cuja característica principal é o proselitismo religioso persuasivo feito de casa em casa. Foi criado por um grande deturpador das escrituras e da sã doutrina de Cristo chamado Charles Taze Russell. Eles carregam sobre eles próprios uma terrível carga de engano ,heresia e apostasia. Mas, vamos apontar aqui uma em especial: A não crença na ressurreição da alma e a idéia falha de que só o corpo pode ser ressurreto .

No início deste mês (Maio) fui questionado por um indivíduo membro deste grupo e, o mesmo, me fez as seguintes perguntas:

“ Se a alma é eterna, porque é necessário a ressurreição da mesma”?

“Se a alma é separada do corpo e é eterna, por que em Ezequiel 18:30 diz que ‘a alma que pecar morrerá’” ?

Pois bem, com base nessas perguntas sutis e sem fundamento, resolvi fazer o presente estudo. Me lembrei que esses tipos de perguntas são feitas para vários cristãos fracos e que ainda não tem conhecimento necessário para não se enlaçar nesses ventos de doutrinas humanas.

A doutrina das "testemunhas" quanto à alma humana apóia-se em teorias de homens sem Deus. O inequívoco testemunho das Escrituras é que o homem não só foi feito alma vivente, mas tam­bém possui uma alma imortal, o que o faz diferente das demais criaturas da Terra.
É evidente que "alma" na Bíblia nem sempre significa a mes­ma coisa, e que a variação do seu significado depende muito das circunstâncias em que a palavra é usada, como por exemplo mos­tram os seguintes casos:
a. A alma como o próprio sangue (Lv 17.14).
b. A alma como a pessoa em si mesma (Gn 46.22). c A alma como a própria vida (Lv 22.3).
d. A alma como o espírito e o coração (Dt 2.30).
e. A alma como elemento distinto do espírito e do corpo (Hb 4.12; 1Ts 5.23; Jó 12.10; 27.3; 1 Pe 2.11; Mt 10.28).

 

Eis uma relação de alguns textos que mostram a existência de Corpo, Alma e Espírito:

Hebreus 4:12 , 1Tessalonicenses 5:23 , Jó 12:10 , Jó 27:3 , 1Pedro 2:11 e Mateus 10:28.

·         Alma  - No A.T. é descrita várias vezes como “nephes” ,que quer dizer tanto corpo como espírito e está estreitamente ligado a “fôlego”, “mente”, “coração”.

·         Alma – No N.T. é descrita como “psiké” , que quer dizer espírito, coração, mente, ser, pensamentos. Está estreitamente ligado à Vida Eterna, nova criatura,etc.

 

Em Apocalipse 20:04, alma está empregada no termo grego psiké apontando para espírito.  “[...] e vi almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus”[...]

 

Vamos analisar agora Genesis 2:07 (homem – alma vivente). O termo que a bíblia usa para definir a criação dos animais e parte da natureza está ligado à matéria que se tornou viva (alma vivente), mas ,para citar a criação do homem é especificado o seguinte: tal criatura veio direto da terra (fez-se a carne) e logo recebeu o sopro da vida ( o espírito, a alma vivente direta do criador). Esse processo foi diferente do restante da criação, tanto é que o homem foi colocado como o dominador das outras espécies criadas. Nota-se que surgiu o homem carnal (direto do pó) e logo foi formado ,num ato conclusivo, o homem espiritual,cuja espiritualidade veio diretamente do Deus eterno. Assim o homem foi feito eterno.

 

O homem assim como a totalidade da criação divina foi feito eterno, porém por adquirir uma característica na alma semelhante a de  Deus ,a livre escolha ,permitiu a entrada do pecado em si mediante ao engano. Deus determinara que “ o salário do pecado seria então a morte” (a morte do corpo).

O que é de Deus, voltará para a Eternidade (estamos falando da alma), porem justificada ou não. Sendo justificada e redimida terá a salvação eterna e poderá voltar diretamente para Deus, se não for justificada,continuará sendo eterna, porém sem Deus ( esse é o sofrimento eterno). Não é difícil entender isso!

 

Mas existe também  a morte espiritual. Veja o que aconteceu com o mundo e com a criação divina depois do pecado de Adão. Qual foi o resultado? Se você  se lembrou das criminalidades, prostituições ,assassinatos ,imoralidades,etc. Você está certo. O homem carnal só se corrompeu porque o espiritual perdeu a vida. Jesus é a vida que o homem perdido não tinha e não tem. Olha como tudo faz sentido e é lógico.

 

Deus propôs então para a humanidade a salvação da alma. O Evangelho de Jesus Cristo era integralmente espiritual e profético. Lembra dos discursos e sermões de Jesus ? O que a multidão esperava ? Quantos ficaram para seguir o Mestre?  Jesus antes de efetuar uma cura em algumas passagens disse: “ A SUA FÉ TE SALVOU” depois disso, Ele curou a carne, mas antes falou para a alma. Jesus veio para o resgate do corpo ou da alma? Logo iremos responder a essa pergunta.

 

Vejamos em Romanos 6:10 o que diz.

“Pois ,quanto a ter morrido,de uma vez morreu para o pecado, mas quanto a viver,vive para Deus”.

 

Viver está empregado no texto original como “dzao” (vida num sentido absoluto e sem fim).

 

Paulo ,na mesma carta, escreveu no capítulo 7 o seguinte:  “ora,se eu faço o que não quero já não faço eu ,mas o pecado que habita em mim” (Rm7:20).

 

Pois bem, ele estava falando de sua própria carne pecadora e sob condenação. Agora vejamos o prosseguimento disso no versículo 22: “[...] segundo o homem interior,tenho prazer na lei de Deus”.

 

Aqui ,Paulo já fala do “homem interior” , o nascido de Deus, o homem da alma remida e lavada pelo Espírito Santo. Essa alma (o homem interior) tem prazer na lei de Deus, porque ela vive em espírito e leva o homem carnal a viver em espírito também. As leis de Deus já não eram mais as leis mosaicas e matérias que apontavam o pecado, mas eram espirituais baseadas num evangelho profético sob a tutela do Espírito Santo de Deus. O homem carnal tende ao pecado porque a carne está sob esta sentença , mas o mesmo homem feito de carne sentenciada pode viver em espírito porque sua ALMA

 Está remida pelo sangue do Cordeiro.

A nossa carne só mudará na Glória do Senhor(ressurgirá glorificada), mas os nossos pensamentos e corações (a alma) já são outros porque o nosso espírito é segundo o Espírito de Deus. Percebeu ? Somos carne,alma e espírito.

 

Vamos ver o que disse Jesus a respeito:

 

Marcos 8: 36 e 37 – “pois que aproveitaria ao homem  ganhar todo o mundo e perder a sua alma? Ou que daria o homem pelo resgate de sua alma”?

 

É apresentado nesses versículos um dualismo visível a respeito do homem e seu destino. O corpo (carne) ganharia o mundo inteiro (riquezas diversas). Mas continuava limitado ao mundo, pois só entra na eternidade aquilo que de lá veio, a alma. Mas o texto termina com uma preocupação: “perder a alma”.

Ficou claro a separação que existe entre o homem (carne) e o homem (alma). O homem carne ganharia o mundo inteiro, mas em breve morreria e não levaria nada à Deus, porque seus méritos eram tão materiais como ele próprio e sua alma não teria definitivamente nada para apresentar a Deus, sendo assim, não poderia estar ali, perderia a salvação para toda a eternidade. Isso é muito simples e não há complicação.

 

A salvação em Jesus é para a alma. Ele veio para o resgate da alma. Seu sangue derramado na cruz não era para ser aspergido como era feito com o sangue dos animais. A importância não estava no fisiológico , mas no espiritual e profético. Jesus não derramou seu sangue físico para a carne humana. Mas foi tudo para o perdão do corpo e para redenção da alma.

 Existe uma promessa para o corpo sim. A ressurreição do corpo acontecerá , e este corpo será glorificado para poder estar na Eternidade de Deus. Mas a alma é a grande percussora deste processo.

 

Se existisse somente o corpo físico e não a alma eterna, então a crença em Jesus e o próprio projeto de Deus seria falho. Veja porque:

 

O salário do pecado é a morte. O homem envelhece, adoece, sofre, se fere, morre, apodrece. Se Jesus veio para a redenção do corpo, porque o mesmo continua em seu processo de mortificação e perecimento ?

Porque Jesus mesmo disse que Ele veio para que nós tenhamos vida e vida em abundancia . E aí ? Porque ainda estamos sujeitos a essa vida sujeita à morte ?

 

Jesus veio para a alma. Ele veio propor uma vida em abundancia sim. Na eternidade. O homem confessa Jesus com a alma e seu corpo é perdoado, embora ainda sob a sentença do pecado. O corpo que será glorificado para Deus é aquele que teve a sua alma remida pelo sangue do Cordeiro e foi participante da ressurreição de Cristo.

 

Paulo mesmo nos alerta para sermos ressurretos com Cristo e isso ele fala empregando o grego no presente, pois, o homem exterior continua sob a mesma sentença ( o pecado que habita em mim) mas o interior é remido e se renova a cada dia.

 

Gabriel Felipe M.Rocha (um pequeno servo que ama muito o seu Senhor)


(continuação  em breve)

5 comentários:

Ezequiel Z.Neto disse...

Paz! Conheço o grupo na qual você fez desmascarou nesse post. Eles tem argumentos, no entanto não consistem em fundamentos. Qual a sua visão a respeito da origem da alma ? Ela descança enquanto o corpo aguarda a ressurreição, ou ela tem um destino certo até o dia do julgamento? Gostaria de saber de ti sobre essa questão. Sei que os T.J. creem que só o corpo será restituido e que não existe alma, voce postou um conceito contrario a isso na qual eu tambem acredito ser o certo, porem ainda está obscuro demais esse tema. Um grande abraço.

Gabriel F. M. Rocha disse...

Obrigado pela participação! Sobre a origem da alma,estou estudando mais a respeito e breve teremos uma postagem sobre esse tema. Esse é o meu tema do momento, espero poder ajudar com clareza e com o respaldo da Palavra de Deus.

Alessandra Bruna disse...

Só não entendi,Gabriel a parte que envolve a alma e espírito. Ainda não consigo fazer uma separação dos dois, é bastante confundível .Nos ajude, pois tenho certeza que muitos tambem tem essa dúvida. Obrigada, a paz...

Gustavo disse...

A Paz do Senhor Jesus, amigos leitores do nosso Blog!
Enquanto o Gabriel prepara a postagem sobre o assunto com mais detalhes, só um breve comentário para ajudar:
CORPO = Nossa estrutura física,passageira e mortal.
ALMA = A sede dos nossos sentimentos,emoções,intelecto,personalidade, consciência...
ESPÍRITO = O fôlego de vida (Deus fez o homem e soprou em suas narinas o fôlego de vida),ou seja o espírito do homem.
Ecl.12:7 diz que o corpo voltará ao pó, o espírito voltará para Deus que o deu, mas não fala sobre o destino da alma, pois é uma escolha pessoal que fazemos em vida,quando aceitamos ou rejeitamos a Salvação através do Senhor Jesus.

Gabriel F. M. Rocha disse...

Obrigado,Gustavo . Bom esclarecimento. Inclusive ,conto com sua ajuda e participação para o desenvolvimento desse tema.