quinta-feira, 31 de maio de 2012

A MISERICÓRDIA DE DEUS


O TEMPO HUMANO E A MISERICÓRDIA
“ E sucedeu que no ano de quatrocentos e oitenta,depois de saírem os filhos de Israel do Egito,no ano quarto do reinado de Salomão sobre Israel,no mês de Zive (este é o mês segundo).começou a edificar a casa do Senhor”. (lRs 6:1)

Quando Deus, na eternidade, concebeu o projeto de salvação do homem, sabia que não haveria outro meio de realizá-lo a não ser pela sua GRAÇA, pois o homem jamais teria condições de pagar o alto preço exigido pelos seus pecados. Deus mesmo iria pagar este preço através da morte do seu Filho Unigênito, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E o que fazer com os pecados cometidos pelo homem durante sua existência? Eles teriam que ser simplesmente perdoados e esquecidos, não levados em conta; e para realizar tudo isso, o Senhor valeu-se de sua imensurável MISERICÓRDIA.
Em I Reis 6: 1 está escrito que o início da construção do templo, no quarto ano de Salomão, se deu depois de 480 anos da saída do povo de Israel do Egito. Se somarmos os anos desde a saída do povo até o início da construção, teremos o seguinte:

PERÍODOS
TEMPO
REFERÊNCIAS
Deserto
40 anos
Nm 14: 33
Juízes
450 anos (quase)
At 13: 20
Saul
40 anos
At 13: 21
Davi
40 anos
I Re 2: 11
Salomão
3 anos (2º mês do ano 4)
I Re 6: 1
SOMA
573 anos


O resultado da soma dos anos foi 573 anos e não 480 anos como afirma I Reis 6: 1. O que aconteceu com os 93 anos de diferença? Eles foram esquecidos, pois o Senhor não os incluiu quando se referiu ao tempo da construção do templo de Jerusalém.

Nestes 93 anos de diferença entre o tempo real e o tempo considerado por Deus, o povo de Israel esteve mergulhado no pecado e afastado da comunhão com o Senhor, sob a opressão dos inimigos, no período dos Juízes:

REFERÊNCIAS
TEMPO
“Então a ira do SENHOR se acendeu contra Israel, e ele os vendeu na mão de Cusã-Risataim, rei da Mesopotámia; e os filhos de Israel serviram a Cusã-Risataim oito anos.” Juízes 3: 8
8 anos
“E os filhos de Israel serviram a Eglom, rei dos moabitas, dezoito anos.” Juízes 3: 14
18 anos
“Então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR, porquanto ele tinha novecentos carros de ferro, e por vinte anos oprimia violentamente os filhos de Israel.” Juízes 4: 3
20 anos
“Porém os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do SENHOR; e o SENHOR os deu nas mãos dos midianitas por sete anos.” Juízes 6: 1
7 anos
“E os filhos de Israel tornaram a fazer o que era mau aos olhos do SENHOR, e o SENHOR os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.” Juízes 13: 1
40 anos
SOMA
93 anos

“Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro”. Isaías 43:25

“E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao SENHOR; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados”. Jeremias 31:34

Quando há arrependimento, o Senhor perdoa e esquece o pecado, a misericórdia do Senhor surge e não há mais lugar para a condenação. O Senhor não considera o período do nosso erro no seu relacionamento conosco.
A misericórdia do Senhor faz com que Ele não considere o tempo do pecado do seu povo, pois neste período o povo estava morto espiritualmente e longe da presença do Senhor. O Senhor está interessado é no tempo de vida na sua presença, Ele considera e só conta o tempo a partir do momento em que nascemos de novo, pois a partir daí as coisas velhas passaram e tudo se fez novo.
Se por um lado ficamos felizes com a notícia de que o Senhor apaga o tempo do nosso erro, por outro lado percebemos como podemos atrasar o projeto de Deus em nossas vidas. No projeto do Senhor o tempo entre a saída e a construção do templo seria de 480 anos. Mas devido ao seu pecado Israel atrasou o projeto em 93 anos.
Israel sofreu 93 anos por opção, este tempo foi acrescentado ao tempo para o cumprimento do projeto. Quantas vezes nós também não acrescentamos dias, meses ou até anos de sofrimento ao tempo total para o cumprimento do projeto de Deus em nossas vidas.
Uma pessoa pode achar que é vantajoso viver pecando e pedindo perdão, pois os seus pecados serão apagados. Mas nunca devemos esquecer que viveremos as conseqüências do pecado, pois o pecado é apagado, mas o tempo da conseqüência dele não.
Sabemos que as datas apresentadas aqui podem conter variações e imprecisões, devido as modificações na contagem de tempo. Mas o que fica claro e, é inegável, que a misericórdia do Senhor apaga por completo nossa culpa e que o tempo em que insistimos no erro o projeto de Deus fica paralisado.




Nm 14: 33
At 13: 20
At 13: 21
I Re 2: 11
I Re 6: 1
Juízes 3: 8
Juízes 3: 14
Juízes 4: 3
Juízes 6: 1
Juízes 13: 1




Postado por Gabriel Felipe / Este  é um estudo adaptado para o Blog Palavra a Sério por Gabriel Felipe/  O presente estudo é de cunho denominacional cujos direitos são reservados.

2 comentários:

Anônimo disse...

Paz meu nome é Licinere, gostaria de saber o que aconteceu com os 18 do cap.10:8 quando diz que Israel ficou subjulagado aos filisteus e amonitas, antes dos 40 anos de servidão aos filisteus. Na minha conta da 111 anos em que israel serviu ao inimigo. Não consigo entender esta conta que vocês fizeram,omitindo os 18 anos. Se eu estou errada me corrijam por favor. Grande abraço.

Anônimo disse...

Paz meu nome é Licinere, gostaria de saber o que aconteceu com os 18 do cap.10:8 quando diz que Israel ficou subjulagado aos filisteus e amonitas, antes dos 40 anos de servidão aos filisteus. Na minha conta da 111 anos em que israel serviu ao inimigo. Não consigo entender esta conta que vocês fizeram,omitindo os 18 anos. Se eu estou errada me corrijam por favor. Grande abraço.