segunda-feira, 16 de julho de 2012

Jesus o bom Samaritano


Paz irmãos, eu (Mateus) estou um pouco sumido do Blog, mas vou me esforçar para postar mais a partir de hoje, peço que leiam e comentem até mesmo as criticas serão bem aceitas (se tiverem algum embasamento Bíblico).

O bom Samaritano



Lucas 10
30    E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.

31    E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
32    E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo. 
33    Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

34    E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

35    E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. 


Irmãos a parábola narrada por Jesus nos fala de um homem que ia de Jerusalém para Jericó, esta parábola nos traz um ensino, o homem que ia de Jerusalém para Jericó somos nós, essa citação nos mostra a queda humana, Jerusalém significa para nós estar com Deus, pois em Jerusalém estava o templo, em Jerusalém morava o rei, a eternidade é chamada de Jerusalém celestial no livro de Hebreus. Já Jericó era uma cidade maldita, Josué profetizou que os filhos do homem que erguesse Jericó seriam mortos (Josué 6:25), ou seja, descer para Jericó é o que Adão e Eva fizeram, deixaram uma vida de comunhão com Deus para uma vida de desobediência e de perdas, eles perderam a vida eterna, foram salteados pelo inimigo, roubados, perderam tudo de precioso que tinham com Deus.

E na mesma condição nos encontramos quando deixamos de obedecer, Deus não pesa a mão em ninguém, vivemos a Graça de Jesus, mas quando desobedecemos, damos ao inimigo que “... vem senão para roubar matar e destruir...", oportunidade para nos saquear, irmãos não podemos trocar Jerusalém por Jericó, não podemos abandonar os muros de Jerusalém que nos protegem, a proteção de nosso Rei, não podemos abandonar a "Jerusalém Celestial" (Hebreus 12:22), pela maldição de Jericó, não podemos descer novamente ao pecado, pois assim iremos perder tudo aquilo que temos em Jerusalém, não podemos abandonar o nosso Rei que nos protege.

Quantos amigos, irmãos amados resolveram voltar para Jericó, quantos ficaram pelo caminho, mortos, não possuem forças para voltar, quantos até mesmo nós "servos de Deus" abandonamos, não ajudamos, não assistimos, não falamos nem uma pequena palavra, nos preocupamos com conversões, enquanto muitos morrem ao nosso lado. Não foi Deus que colocou ninguém nesta condição, mas por saírem de Jerusalém, perderam a proteção, e foram despojados da salvação, a fé foi espancada e enfraqueceu, estão hoje mortos.

Irmão quero te dizer que se você hoje se encontra nesta situação, saiba que nem tudo está perdido!!!

O sacerdote e o levita não ajudaram, ou seja, os religiosos nada fizeram, nem demonstraram amor pelo próximo.

Mas um Samaritano de viagem veio e se moveu de íntima compaixão, curou as feridas, deu azeite e vinho e não o deixou sozinho, o deixou com o hospedeiro.

Irmãos este bom Samaritano é Jesus, que um dia veio de viagem à esta Terra, ficou pouco tempo aqui, mas se moveu de intima compaixão por nós os perdidos, curou nossa alma, perdoou os nossos pecados, nos deu o azeite, o seu Espírito Santo, nos deu vinho, nos deu do seu Sangue para que tenhamos vida, vida eterna, e não nos deixou órfãos. Nos deixou com o hospedeiro até que voltasse. Jesus não passa longe, mas está perto do pecador para o ajudar.

"E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar." 

"Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós." João 14:18

Jesus nos deixou aos cuidados do hospedeiro também, a hospedaria é a igreja, o hospedeiro é o Espírito Santo que cuida de nós, é Ele que se manifesta hoje na igreja, Ele que nos dá a cada dia a certeza que Jesus está vivo e vai voltar, o homem disse que voltaria, e temos uma certeza: Jesus vai voltar e ele vai nos procurar junto do hospedeiro que é onde ele nos deixou, junto ao Espírito Santo, e ele nos levará para Jerusalém novamente, para estarmos eternamente com nosso Deus, onde nunca mais seremos despojados, onde não há o ladrão. Onde você está? No caminho descendo para Jericó? Volte hoje, Deus te dá uma oportunidade, volte para o Senhor, deixe o hospedeiro te dar descanso, um dia Jesus vai voltar e só aquele que tiver o Espírito Santo subirá para Jerusalém, pois o Espírito Santo... "O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória." Efésios 1:14
Ou seja, o que nos garante a Salvação é a presença do Espírito Santo em nossas vidas...

Um abraço no amor de Jesus...

Mateus Morais
Servo daquele que um dia irá voltar...

6 comentários:

José Francisco Alves disse...

Eu recebi uma benção, meu irmão.Espero que muitos recebam também. José Francisco

Unknown disse...

Irmão, muito me alegra este comentário, este é nosso propósito no Blog...

Lorena Suelen Silva disse...

Glória Deus irmão recebi uma grande benção com essa palavra , principalmente no trecho " E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar." Como fez o bom samaritano pela vida daquele homem,Jesus também pagou um preço pelas nossas vidas ali na cruz, ele podia escolher deixar o homem sem um hospedeiro , na tristeza e na angustia , mas ele escolher nus deixar o consolador ,ele escolheu ir na cruz pagar a divida do nossa pecado.Assim ele nos deixou uma orientação muito importante que é ficar com o hopedeiro sobre os cuidados dele, no momento que o homem deixa o espirito santo guiar a vida dele ele se torna preparado para alcançar a eternidade , e assim qdo o Jesus voltar e vim nos buscar subiremos com ele para Glória porque estaremos preparado !!!

Unknown disse...

Aleluia irmã Lorena, somos gratos pela participação.

Fernanda Molinari disse...

Mensagem linda. São preciosidades mesmo, também recebi uma benção. Deus abençoe!

Anônimo disse...

Que Mensagem Edificante meu irmão. Senti Deus bem pertinho de mim, sem dúvidas Jesus é o nosso Bom Samaritano!