"A revelação objetiva de Deus
visa a mostrar seu autor; logo, ela não teria nenhum valor se não houvesse
potencialidade de recepção subjetiva. Sem isso, seria uma revelação que não se
tornaria acessível. Seria o equivalente a um intérprete verter para o inglês as
palavras de um orador alemão a um auditório que só entende o português. Ele
traduziria para o auditório as palavras do orador, mas não revelaria
verdadeiramente o conteúdo da mensagem, pois
ninguém o entenderia.
Deus se revela sabendo que há a possibilidade
de ser entendido, pois ele mesmo criou o homem e o dotou com essa capacidade.
Entretanto, a não compreensão do homem não inutiliza o valor da revelação de
Deus. Ela existe independentemente da apreensão humana. O pecado corrompeu o
intelecto, a vontade e a faculdade moral do ser humano; ele está morto
espiritualmente, sendo escravo do pecado (Gn 6:5; 8:21; Jo 8:34,43-44; Rm 3:23;
6:6,23; Ef 2:1; Cl 1:13; 2:13).
Isso se chama depravação total. Ainda
que o homem não seja absolutamente mau - não é tão mau quanto poderia -, é
extensivamente mau; todo o seu ser está contaminado pelo pecado. Em
consequência, ele tornou-se positivamente mau (Gn 6:5; 8:21; Mt 7:11). Ainda
assim, o pecado não destruiu a possibilidade de percepção.
O conhecimento humano consiste sempre
em uma relação lógica entre sujeito e objeto; visto que o sujeito só é sujeito
para o objeto,e , por sua vez, o objeto só o é para um sujeito, assim, a
revelação objetiva reclama alguém, e este alguém (objeto) só o é enquanto
recebe de forma adequada a revelação.
A razão é o instrumento de que
dispomos, pela graça de Deus, para descobrir a sabedoria divina no mundo; é o
principium cognoscendi internum da ciência. Entendemos que o conhecimento
também se dá pela experiência; contudo, cremos que o espírito humano traz
consigo certas categorias que lhe são inerentes, as quais não podem ser
apreendidas pela experiência. Assim, a experiência não é necessariamente a
fonte de todo o conhecimento". (Hermisten Maia, Fundamentos da Teologia
Reformada,Editora Mundo Cristão).
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