domingo, 31 de julho de 2011

Três momentos proféticos da Igreja

ELIAS –ELISEU – GEAZI

(3 MOMENTOS DA IGREJA)

Quando estudamos a vida destes três homens, vemos características muito semelhantes à alguns períodos que a Igreja viveu ,até nossos dias.Vejamos estes paralelos:

ELIAS = IGREJA PRIMITIVA

Elias: em sua época foi o porta-voz de Deus.

Igreja: também foi porta-voz de Deus.

Muitos sinais e prodígios feitos por Elias.

“ E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos Apóstolos..” (At,5:12)

ELIAS teve INTIMIDADE COM O SOBRENATURAL: VENTO , FOGO, TERREMOTO, VOZ(I Reis19:11-12).

A IGREJA:

VENTO = “ ...como de um vento veemente e impetuoso...” At.2:2

FOGO = “ E foram vistas por eles línguas repartidas como que de fogo...” At.2:3

TERREMOTO = “E tendo orado,moveu-se o lugar em que estavam reunidos, e todos foram cheios do Espírito Santo...” At.4:31

“E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram...” At.16:26

VOZ = “E correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão...” At.2:6

“E o anjo do Senhor falou...” At.8:26

“E disse o Espírito a Filipe...” At.8: 29

“...E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues...” At.9

ELIAS foi responsável por quebrar o padrão de oração da época (rituais, liturgia),pois orou de forma fervorosa fazendo cair fogo do céu (I Reis 18:36-38).

A Igreja ficou no cenáculo 10 dias orando intensamente até serem batizados com o Espírito Santo.

ELIAS desejou ardentemente ser Arrebatado aos céus.

O maior desejo da Igreja Fiel é o Arrebatamento.

ELISEU = Pentecoste alcançando o Brasil

· Eliseu pede porção dobrada do Espírito Santo que estava sobre Elias (II Rs.2:9 ).

Dois homens cheios do Espírito Santo (porção dobrada) = Os suecos Daniel Berg e Gunnar Vingrem tazem o Pentecoste para o Brasil.

· Eliseu começa seu ministério após atravessar o Jordão = Os dois suecos, após atravessarem o Atlântico.

· Eliseu é usado para abençoar duas mulheres (a Sunamita e a Viúva) = Assim também,os primeiros batizados com o Espírito Santo no Brasil, foram duas mulheres (Celina de Albuquerque e Nazaré de Albuquerque).

· Base missionária de Eliseu: GILGAL E BELÉM. Dos suecos: EUA E BELÉM DO PARÁ.

· Eliseu levanta uma ferramenta que estava caída para a obra (II Rs.6:5-7)= Assim também levantaram a Igreja brasileira,que estava caída no tradicionalismo,sem sinais do poder de Deus.

· GEAZI = IGREJA MODERNA (mas não a Igreja fiel, mas a infiel, já contaminada pela Apostasia)

Em Geazi havia mentira, falsidade e corrupção. Havia ambição pelo material; Fé como um negócio lucrativo= ganhar dinheiro. Usa o nome de Deus para se enriquecer.

Prova disso é que ele foi cobrar de Naamã a bênção de sua cura (II Rs.5:20-24).

· Toda vez que Geazi é citado só destaca pontos negativos:

- Apontando o problema da sunamita = não tem filho e o marido dela é velho.

- Colocando VENENO NA PANELA = É o alimento que o cristianismo moderno serve (veneno):Sal grosso,rosa ungida,sessão do descarrego,terapia do amor , regressão, lenço abençoado, água do rio Jordão, folhas e óleo do monte das Oliveiras,sabonete ungido, etc...

- Tentando tirar a sunamita dos pés do profeta (II Rs.4:27) = O cristianismo moderno ensina o mesmo: Você não precisa de uma vida de oração e comunhão com Deus!

Para o católico = Basta ir à missa aos domingos.

Para o evangélico = Basta comprar um objeto ungido, fazer a campanha “x”, ir ao homem da “oração forte” ao apóstolo “fulano de tal”.

Geazi recebe uma FUNÇÃO = Tocar o menino morto com o cajado do profeta (II Rs.4:29,31), mas não acontece nada para dar vida ao menino.

Não adianta FUNÇÃO, CARGOS,TÍTULOS , sem unção.O cristianismo moderno não tem oferecido uma vida espiritual de comunhão e intimidade com Deus, mas tem oferecido uma vida religiosa,cheia de misticismos e sem compromisso com Deus.

· A pesar de tudo Deus deu uma experiência à Geazi: ELE UM DIA TEVE UMA VISÃO (II Rs.6:17), quando Eliseu orou para que Deus abrisse seus olhos , onde ele teve a visão de um exército celestial.

Porque Deus não nega a Sua bênção ao homem. O grande problema é : O que o homem vai fazer com a benção?

Ou você vai usar a bênção para seus interesses pessoais,materiais e financeiros,findando aqui nasta terra.

Ou você vai usar a bênção para santificar, transformar sua vida , para viver uma vida eterna junto ao nosso Salvador.

Deus tem uma bênção para sua vida, mas o que você fará com a bênção de Deus? Amar, abraçar ou desprezar?

Gustavo Rodrigues

25 comentários:

Anônimo disse...

Por que não conta a verdade, aprende primeiro depois escreve. Conheça um pouco de história de igreja antes;

Charles Fox Parham
Pai do pentecostalismo e fundador da "assembleia de deus"

Sofria de uma forte depressão;

Era membro da Ku Klux Klan [grupo que odeia, entre outros, os negros e os judeus];

Foi preso por ter violentado sexualmente um garoto;

Obrigava um aluno negro a assistir as aulas sentado numa cadeira fora da classe, no corredor. Antes de morrer, exigiu que fosse enterrado onde nenhum negro estivesse;

Tudo isto na mesma época em que fundava sua igreja!!;


Ele pregava publicamente que todos deveriam evitar se consultar com médicos e evitar crer em qualquer benefício da medicina. Que todos deviam ao invés disto, crer que somente a fé os curaria. Bem, um dos seus filhos pegou uma doença e morreu. Tinha apenas 16 anos. O outro filho morreu, também de doença, com 37 anos;

Uma menina de sua igreja ficou doente. O pai dela recusou tratar a doença da filha. Esperava a cura milagrosa. Ao invés disto, a criança morreu. Este fato, fez muitos se voltarem contra o pregador, pois a doença era tratável, mesmo com a limitada medicina disponível em 1904;

Foi o primeiro "pregador" a "orar" ["ungir"] sobre um lenço e vender lenços idênticos pelo correio, a um alto preço, evidentemente [o "apóstolo" Valdomiro Santiago "aprendeu" com ele];

Anônimo disse...

Ele mesmo sofreu muitas doenças e não raro, estava doente demais para pregar ou viajar. [ele não vivia o que pregava?!?];

De dezembro de 1904 até fevereiro de 1905, ele mesmo esteve acamado e doente [tinha "pouca fé" ou "estava em pecado"?!?;

Suas pregações/patifarias, não pararam aí. Em 1908 passou a pregar que tinha como achar a "Arca da Aliança" bíblica. Ele declarou a jornais, que para achar a arca perdida, tinha que ter dinheiro para ir até a Palestina. Em tempos pré-jato, uma viagem a Palestina, era muito cara;

Bem, os fiéis deram a quantia necessária para a viagem, tudo arrancado dos pobres salários. Ele nunca viajou até a Palestina. Ele simplesmente embolsou a grana para a viagem e inventou que havia sido roubado em New York. Os fiéis acreditaram em mais esta farsa [o que é comum entre os pentecas];

Os fiéis dele eram "crentes" mesmo. Um deles achou que o "falar em línguas" lhe permitiria pregar o evangelho aos indianos. Viajou para Índia e lá notou que nada que falava os indianos entendiam. [seria "xuricantalas salabalailabassaia?!?"].


Gunnar Vingren e Daniel Berg
Trouxeram a "assembleia de deus" para o Brasil
Foram expulsos da igreja Batista nos EUA por se rebelarem contra a Sã Doutrina e provocarem divisões;
Tiveram uma "visão" que deveriam vir ao Brasil montar uma "nova" igreja [todas as seitas nasceram assim, de uma "visão" que seus lideres tiveram];
Chegando aqui, foram à uma igreja Batista e se apresentaram como pastores Batistas, portando, mentindo ao pastor daquela igreja;
Pediram entrada nessa igreja, entrada esta que foi de princípio negada por não terem carta de transferência (e nem poderiam ter, pois tinham sido excluídos). Omitindo que eram membros excluídos, apresentaram-se como verdadeiros pastores batistas e disseram que as cartas de transferência estavam chegando por navio, e isso lhes deu a confiança do pastor Batista para permitir que morassem no porão da igreja;
O pastor que os recebeu de braços abertos precisou viajar para uma convenção. Sem a presença do pastor, e ajudado por um co-moderador da igreja, eles conseguiram filiação na igreja, mesmo sem as cartas de transferência. Começaram então a induzir alguns membros a ficarem após o culto para assistir suas reuniões, às quais, eram feitas sem o conhecimento e a autorização da igreja e no porão onde estavam instalados;
Seus "cultos" eram muito barulhentos e cheios de êxtases, e alguns começaram a dizer que tinham recebido dos dois o que eles chamam de "batismo com fogo". Um irmão da igreja descobriu o caso, e logo comunicou a igreja. Foi feita uma reunião para apurar o caso, e nessa reunião os dois e mais onze membros da igreja foram excluídos;

Anônimo disse...

Os dois, agora excluídos, continuaram a realizar trabalho de proselitismo entre os membros da Igreja. O proselitismo perdurou por toda a sua vida. Um deles afirma em seu diário que: "Por onde íamos, buscávamos nas igrejas e nas casas dos batistas infundirem o novo batismo". Este "novo batismo" constitui a heresia pentecostal de "doar" aos "crentes" o "dom de línguas";
O que estes dois fizeram foi desonesto. Mentiram que eram Batistas quando não eram. Diziam estar em comunhão quando na verdade foram excluídos. Esperaram um pastor viajar para poderem agir de uma forma sorrateira. Ensinaram heresias e práticas antibíblicas. E pior, dividiram o corpo de Cristo;

Anônimo disse...

Elias= igreja primitiva ???
Cara tu é muito doido heim ????

Elizeu= Pentecostalismo ?
agora vc se superou de vez!!!

Gabriel F. M. Rocha disse...

creio que nosso irmão Gustavo vá te responder melhor e a caráter . Mas quero te lembrar uma coisa: Quando foi citado '' pentecostalismo'' ali, nao estava sendo feita uma apologia ao ''movimento pentecostal'' na qual sabemos que está tomando rumos horriveis e, pentecostalismo é apenas um rótulo, mas a OPERAÇÃO DO ESPIRITO SANTO NA IGREJA nao podemos jamais negar e, a IGREJA ( como Corpo de Cristo ) viveu e vive varias fases profeticas , do seu inicio até o momento profetico atual na qual vivemos ( incontestavelmente).

O seu problema, meu amado irmão, é que : Você não sabe o que é a Palavra de Deus na revelação. Sua experiencia é com a instituição e com o pensamento reformado na qual está preso e acorrentado. Sua razão te cega em varios pontos. A visao que voces tem sobre a salvação por si só já é contestavel e limitada pela ideia de um reformador.

quanto aos ataques citados aos fundadores e teologos pentecostais, quero só te dizer que voces nao sabem distinguir uma coisa da outra. Existe o Espirito Santo para realizar o projeto em santificação e salvação mediante Jesus Cristo (o que cremos) e existe o movimento pentecostal que usa e ridiculariz a operação do Espirito santo, porque são como muito de voces: cegos !!! Seu entendimento , com todas as citaçoes ontribuídas, é limitado. Mas, agradecemos por compartilhar sua ideia. Não somos religiosos, mas aceitamos ler e ouvir ideias de religiosos. Um abraço e, PAZ !!!

GABRIEL FELIPE
Graduado em HISTORIA - (LIC.BACH);
POS GRADUAÇÃO - SOCIOLOGIA
estudante de Teologia ( bacharel em Historia da Igreja)- Grego N.T.

Gustavo disse...

Vamos então à aula de história, amigo Anônimo:
Charles Fox Parham:
Parham havia atuado como pastor de uma igreja Metodista, sua decisão em abandonar esta igreja estava na crença pessoal na cura divina.
Parham, na cidade de Topeka, no Kansas, fundou a Bethel Bible College, uma instituição que ficou conhecida pela prática da cura divina, assistência material e espiritual a pessoas de origem humilde e que estavam dispostas a atuar como missionários.
O canal utilizado por Parham para a disseminação dos conceitos era o jornal The Apostolic Faith, os metodistas americanos ensinavam a seus fiéis sobre duas bênçãos fundamentais aos cristãos, eram elas a conversão e santificação, a teologia de Parham ensinava sobre a necessidade da terceira bênção: o batismo pelo Espírito Santo.
No ano de 1905, Charles Parham muda-se para Houston, no Texas, onde funda uma nova escola biblíca, onde teve como um de seus alunos William Seymour, que assitia às aulas sentado numa cadeira posta no corredor, por ser negro em um período racista. William Seymour mais tarde tornou-se lider do avivamento em Los Angeles.
Parham foi acusado de sodomia (sem comprovação da acusação) e também apontado por alegações de envolvimento com a maçonaria (sem comprovação) e a Ku Klux Klan, (também sem comprovação)o que minou seu ministério.

William Joseph Seymour (Centerville, Louisiana, 2 de Maio de 1870 — 28 de Setembro de 1922)
Filho de ex-escravos católicos,converteu-se à Igreja Batista durante sua adolescência. Em 1895, com 25 anos, mudou-se para Indianápolis onde inicialmente exercia a função de garçom e posteriormente de representante comercial. Em Indianápolis frequentava a Igreja Metodista Episcopal, uma igreja predominantemente negra.
Em 1905, mudou-se para Houston, onde passou a frequentar a recém-formada escola bíblica de Charles Fox Parham em uma cadeira colocada no corredor, por ser negro. Foi aí que aprendeu as doutrinas do movimento Holiness e desenvolveu a crença em glossolalia (mais conhecido como dom de línguas) como prova do batismo com o Espírito Santo. Seymour mudou-se depois para Los Angeles, onde passou a exercer o pastorado em uma igreja da metrópole nascente. No entanto, não foi bem aceite ao começar a pregar a mensagem de reavivamento e batismo no Espírito Santo, e foi expulso da congregação.
Na procura de um lugar para continuar seu trabalho, ele fundou sua própria igreja num templo abandonado da Igreja Metodista Africana em Los Angeles, localizada na Azusa Street (Rua Azusa) no. 312. O resultado foi o Reavivamento da Rua Azusa. Seymour não só derrubou a existência de barreiras raciais em favor da "unidade em Cristo", mas também rejeitou barreiras às mulheres em qualquer forma de liderança de uma igreja. O reavivamento liderado por Willian Seymour virou notícia rapidamente, e em 18 de abril de 1906 o jornal Los Angeles Times publicou uma extensa matéria sobre o movimento, denunciando uma nova "seita", onde fundamentalistas compostos em maior parte por negros e imigrantes pobres que se dizendo movidos pelo Espirito Santo de Deus se manifestavam em línguas estranhas, denominado glossolalia, e também a pregação de curas e milagres. Esse processo de renovação decorreu de 1906 a 1909, e se tornou objeto de investigação por muitos protestantes da época. Alguns diziam que as visões de Seymour eram heréticas, onde outros aceitaram seus ensinamentos e retornaram às suas congregações para repassá-las. O movimento resultante tornou-se conhecido como "Pentecostalismo", uma referência à manifestação do batismo com o Espírito Santo que ocorreu pela primeira vez no dia de Pentecostes (Atos cap. 2). Los Angeles foi o berço pentecostal italo-americano, e deu origem, em todo o mundo, à maior parte das denominações pentecostais existentes.

Gustavo disse...

Gunnar Vingren e Daniel Berg

Gunnar Vingren e Daniel Berg se conheceram em Chicago. O avivamento da rua Azusa espalhou-se por toda a América alcançando quase todos os estados. A cem quilômetros de Chicago, South Bend, no Estado de Indiana, morava Gunnar Vingren. Um jovem pastor batista imigrante da Suécia. Atraído pelo Movimento Pentecostal, Gunnar Vingren parte de sua cidade em busca de uma resposta divina para o seu chamado missionário. Em uma Conferência Evangélica ele conheceu Daniel Berg, também imigrante da Suécia. Conversaram longamente sobre a convicção que tinham de que, em futuro próximo, seriam missionários onde quer que o Senhor lhes enviasse.
Resolveram orar diariamente até que Deus lhes mostrasse o caminho a seguir.
Enquanto Gunnar Vingren estudava a língua portuguesa, Daniel Berg trabalhava como caldeireiro e fundidor na Companhia Port of Pará, profissão que aprendera quando trabalhou nos EUA.
No dia 8 de junho de 1911, à 1h da madrugada, à Rua Siqueira Mendes, 67, a irmã Celina de Albuquerque recebeu o batismo no Espírito Santo. Foi a primeira cristã brasileira, membro da Igreja Batista, a receber a Promessa gloriosa do Senhor.
Amanhece e irmã Maria Nazaré vai à casa de José Batista de Carvalho, à Avenida São Jerônimo, 224, falar do batismo de Celina Albuquerque. 38-41 Os primeiros batismos no Espírito Santo, conforme registros na própria agenda de Gunnar Vingren foram os seguintes:
1) Dia 8 de junho de 1911: Celina Albuquerque, à 1h da madrugada;
2) às 22h do mesmo dia, a irmã Maria Nazaré, também fora batizada;
3) No dia 18, às 16h, Ana Silva;
4) dia 1 de novembro, às 10h, foi a vez de Sâncrita Oliveira;
5) irmão Mitoso, recebe o batismo no dia 26 de janeiro de 1912, às 10h;
6) irmã Clothilde recebe a Promessa no dia 19 de março de 1912, às 19h;
7) Manoel Dubu é batizado no dia 13 de abril do mesmo anos, 4h da madrugada;
8) Benvinda Oliveira recebe o revestimento de poder no dia 17 de abril de 1912, às 15h;
9) às 11h do dia 23 de abril de 1912, foi a vez de Emélia Dubu;
10) Guinóca recebe o batismo no Espírito Santo, um ano depois de Celine Albuquerque, justamente no dia 5 de junho 1912, às 22h.

Gustavo disse...

Separados pela ação do Espírito
Dia 10 de junho de 1911, a ação do Espírito Santo já era realidade na Igreja Batista, mas a rejeição iniciara e irmã Celina, que trabalhava na igreja como professora de Escola Dominical, não mais teve oportunidade. No dia 12 de junho de 1911, o dirigente Raimundo Nobre, que ainda estudava para tornar-se evangelista, convocou reunião extraordinária da igreja. Mesmo com minoria, Raimundo Nobre propôs a exclusão da maioria, os adeptos da Boa-Nova do Espírito. Neste mesmo dia, com ousadia, o irmão português e abastado, Manoel Rodrigues, de forma ousada leu Atos 2.39. Mas a exclusão fora aprovada pelo pequeno grupo de batistas, que se transformaria hoje em uma das maiores denominações cristãs no mundo, caso aceitassem a atualidade dos dons espirituais. Naquele dia, tiveram de sair os irmãos:
1) Celina e seu marido Henrique de Albuquerque; Maria Nazaré; José Plácido da Costa, sua esposa Piedade Prazeres da Costa; Manoel Maria Rodrigues e esposa Gerusa Rodrigues; Emília Dias Rodrigues; Manoel Dias Rodrigues; João Domingues; Joaquim Silva; Benvinda Silva, Teresa Silva de Jesus e Isabel Silva; José Batista de Carvalho e esposa Maria José de Carvalho; 17) Antônio Mendes Garcia. 48 Dez dias depois, o pequeno grupo convidou os missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren para implantarem a denominação pentecostal.
Em 1914, um grupo composto por crentes brancos, ligado à então Igreja de Deus em Cristo, forma a Assembleia de Deus, enquanto aquela passou a ter o domínio total de afro-descendentes, em função da saída dos brancos.
Quando Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram ao Brasil, ninguém poderia imaginar que aqueles dois jovens suecos estavam para iniciar um movimento que alteraria profundamente o perfil religioso e até social do Brasil por meio da pregação de Jesus Cristo como o único e suficiente Salvador da Humanidade e a atualidade do batismo no Espírito Santo e dos dons espirituais. As denominações evangélicas existentes na época ficaram bastante incomodadas com a nova doutrina dos missionários, principalmente por causa de alguns irmãos que se mostravam abertos ao ensino pentecostal.
Que ao meu parecer é o caso do irmão Anônimo, que dá sinais fortíssimos de ser um tradicional anti-pentecostal convicto, que por falta de experiência com o Espírito Santo, busca saciar a sede de sua alma com discussões,em busca de respostas para o anelo de sua alma.Meu amado,ore ao Senhor,faça prova de Deus ,pois o Espírito Santo continua Batizando e dando sinais aos que buscam de coração.Você não sabe o que está perdendo!Como é bom ouvir a voz de Deus!
Quanto ao Estudo, não estou fazendo apologia ao Pentecostalismo,ou às Assembléias de Deus,(aliás nem membro dela eu sou).Estamos simplesmente mostrando fatos da Palavra de Deus que fazem paralelo com fatos da História.
Um grande abraço!

Gustavo Rodrigues
Bacharel em Teologia OTPB:33.545.297.13

Gustavo disse...

Ah! Só um detalhe à mais,quanto às fraquezas ou erros dos homens citados;cada um deles prestará à devida conta o"Justo Juiz" que não sou eu e nem você.
O que está em foco não é a vida deles, mas sim o cumprimento da Palavra de Deus,que sempre mostrou Deus usando homens comuns suscetíveis ao erro.
Se for usar seu critério de julgamento rasgue sua Bíblia, pois Deus não escondeu o pecado de Davi, o de SALOMÃO,no qual grande porção bíblica foi escrita por eles ,e tantos mais.
Deus usa quem quer, como quer e quando quer para cumprir seus propósitos.Usou uma jumenta.Não usaria o ser humano!
"...se estes se calarem,as próprias pedras clamarão" Lc.19:40

Anônimo disse...

PARABÉNS!PRECISAMOS ESTAR ATENTOS E FORTEMENTE ARMADOS COM A PALAVRA DE DEUS E DOCUMENTOS QUE ESCLARECAM A VERDADE, SEM MEDO DOS ANTE-PETENCOSTAIS, QUE COMO SAULO, AINDA ESTÃO COM ESCAMAS NOS OLHOS. AGR

Anônimo disse...

Se fosse possível juntar todos os discípulos de Parham em um único individuo ,acho que nem assim ,seria possível formar um cristão.

Esse movimento é uma religião estranha,alheia as Escrituras. O livro "O AVIVAMENTO DA RUA AZUSA",e o "DIARIO DO PIONEIRO GUNNAR VINGREN" são uma biografia escrita por aqueles que defendem o erro. Nenhum outro movimento trouxe tanta divisão no seio da Igreja, como este movimento.

Mas é como você disse, tem muitos jumentos hoje em dia.

Anderson M.F Rio Piracicaba MG

Anônimo disse...

Deus não escondeu o pecado de Davi e Salomão, e em nenhum de seus escritos (de Davi e Salomão) encontro ,nenhum deles incitando a praticarmos os seus erros cometidos.

Deus não usa, nenhuma pessoa que esta propagando ilusões ou fantasias. Sinais não provam nada, se eu estou errado me diga quem são os personagens descritos em Mateus 7.22-23


"Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade"


Anderson M.F R.P Mg

Gabriel F. M. Rocha disse...

Anderson, amado desinformado religioso, Voce, parece não ter entendido a resposta anterior que foi te dada. Não temos compromisso com 'pentecostalismo' e, não temos compromisso com os livros citados e muito menos com os nomes que voce ataca. Independente de tudo, voce deve saber que o derramar do Espirito santo ( como em Pentecostes) foi uma profecia cumprida. poderia fazer uma exegese aqui, mas , como é uma resposta a um tradicional religioso que tem experiencia apenas com os homens da reforma, nao farei nada aqui. Apenas te digo que : O que realiza o projeto do Pai, é o Espirito Santo. Porque o evangelho hoje tem tomado rumos terriveis ? Porque nao se deixam ser guiados pela voz e pela verdadeira operação do Espirito Santo. Aqui nós temos uma experiencia com um Deus que é vivo, que manifesta sua vivencia eterna e soberana. Nao temos um compromisso com a religiao. O que aconteceu na Reforma Protestante coube-se apenas nesse periodo. A igreja, logo , pelo Espirito e vontade soberana de Deus, tomou o rumo que foi preparado na Reforma : o novo recebimento ( derramar) do Espirito Santo, para prepara um povo ( o Corpo de Cristo ) para enfim herdar o Reino. Não temos aqui uma experiencia com Lutero, Calvino, Arminio ou nehum outro HOMEM, mas com o Espirito Santo.

Entao, ao ler nossos artigos, preste mais atenção e não tire conclusoes preciptadas, desnecessarias, agressivas e sem nexo.

pentecostalismo é um rotulo. Esse rotulo nao nos cabe, pois Espirito santo para nao é um modo de culto nem de vida social e eclesiastica, mas é um recurso que temos ( pelo sangue da cruz) de nos santificarmos e termos comunhão com Deus em Jesus. O Espirito Santo é Deus !!!! Não um movimento 'sapatinho de fogo'.
Agora, quanto ao que disse no inicio, juntando tudo que voce acha que é desnecessario e reu de juizo não dá ( na multiplicação de tudo) o numero exato que definiria sua intolerancia e religiosidade e, muito menos o numero exato de sua palpérrima vida e conhecimento espiritual.

o que apresentamos aqui é muito simples, voce é que não tem conhecimento sólido naquilo que postou aqui em comentarios. Sou graduado em historia e graduando em Historia da Igreja. aprendi ( estudando) a ler tudo, e reter o necessario ao desenvolvimento proprio em relaçao à sã doutrina. Mas, tu , ó religioso, confia no que o HOMEM lhe ensinou. E não sabe de nada do que está falando e afirmando.

Gabriel F. M. Rocha disse...

sobre seu comentario citando Mateus 7:22-23, eis a resposta:

Voce é tão religioso que não notou o seguinte:

"muitos" ( v-22) - Pois bem. Jesus não disse :"todos me dirão"..." todos...que, profetizaram..expulsaram,etc."

O que quero te mostrar aquié o seguinte: Ao ler a Palavra de Deus tendo a base no original grego, voce verá isto com mais enfase. Não há nehuma brecha na palavra,principalmente neste versiculo que mostre que Jesus condenou quem profetizou ou curou , ou expulsou no seu nome, senao Ele mesmo o condenaria ( não acha ? ) , se Ele mesmo expulsou, curou e profetisou e, ensinou seus discipulos a fazer tambem. Ele estava preoculpado com o futuro da Igreja , pois sabia que no fim ( hoje em dia ) haveria falsos mestres, curadores, pastores, doutores, etc. fazendo tudo em se nome. E no texto citado por voce, Ele ainda mostra uma preoculpação com aqueles que, se baseariam nisso achando que herdariam o Reino com obras e atitudes como estas , mas sem santificação e vida no espirito. Pois, ao analisar em Atos entao, verá que , os que tinham compromisso com a verdade, fazia iss tudo ( expulsava, curava, etc.). Entao, condenemos os apostolos ? Aaaaai meeeu Deeeeus !!!! Segundo sua ''analise inteligente' todos os Cristao primitivos entao estavamo errados porque tinham a vida no espirito e com experiencias com o Espirito Santo.

Voce precisa entender que , Jesus queria repreender os que não prticam a justiça e, se baseiam em atos ( pentecostais ) , buscando a gloria para si.

Se voce quer falar da vergonha que está tomando conta do pentecostalismo estranho e sinistro no Brasil, aí sim , concordo com sua pessoa. para estes o mestre dirá: " nao vos conheço".

Anônimo disse...

É justamente sobre este pentecostalismo estranho e sinistro que estou falando!!!

Ai sim !!!

Valeu.

Anderson. M.F

Gabriel F. M. Rocha disse...

No seu ultimo comentario (que nao valeu a pena aceitar) Voce diz que está defendendo as escrituras. Pois bem, tudo o que está respondido tem base nela. Para defender as Escrituras, voce precisa primeiro conhece-las. Voce, repito, nao tem experiencia com Deus, mas com sua religiao. e , achei engraçado o que voce havia dito sobre seu ''doutorado'' em teologia. Que doutorado é esse que nao foi capaz de preparar um aluno, ou, preparou tao mal. precisamos divulga-lo aqui para evitar que outros religiosos estudem nesta instituiçao e tropessem no erro da RAZÃO como voce. Agora, sua base doutrinaria é tao barata que me disse assim : " se até Inri cristo tem defensores...." Poxa, que pobre voce é !!!! Quer defender escrituras ? Examine-as, pois elas testificam o Cristo vivo. Como ? pelo Espirito Santo que voce ataca aqui com suas ideias ''reformadas''. é impressionante como voce tem a capacidade de ler e nao entender. Voce acha que estamos auqui fazendo apologia á pentecostalismo, mas te digo que nao. Estamos defendendo é uma vida no espirito e, nosso artigo é meramente induzivo a essa questao. talvez usamos o termo que te incomoda " pentecostes'' , mas, vida no espirito é mais que isso. Nao nos limitamos à liturgias reformadas.

Meu amavel doutor de terceira, porque nao quis questionar a resposta que te dei sobre Mateus 7:22-23 (que voce mesmo citou ) ? RELIGIOSO !!!

Gustavo disse...

AMADO IRMÃO, ESTÁ MUITO CLARO QUE A EXPRESSÃO "PENTECOSTE" TE INCOMODA, POIS ESTÁ MUITO LIGADA AOS ERROS PRATICADOS HOJE POR ESTE MOVIMENTO.
PORTANTO SUBSTITUO POR "BÊNÇÃO DO ESPÍRITO SANTO",POIS NÃO TENHO INTENÇÃO DE DEFENDER TAIS ERROS.ATÉ MESMO DENUNCIAMOS TAIS ERROS NO ARTIGO "A GRANDE APOSTASIA".
VOCÊ COMENTOU: - "Esse movimento é uma religião estranha,alheia as Escrituras".
Meu amado,você está usando realmente a Bìblia,ou alguma "outra escritura".Porque a Palavra de Deus sempre mencionou sobre o derramar do Espírito Santo.
OUTRO COMENTÁRIO SEU:Deus não escondeu o pecado de Davi e Salomão, e em nenhum de seus escritos (de Davi e Salomão) encontro ,nenhum deles incitando a praticarmos os seus erros cometidos.
EM QUE MOMENTO RESPONDEMOS ISSO PARA VOCÊ!
O que dissemos é que a Bíblia nunca escondeu os pecados e fraquezas de TODOS que Deus usou.Mas isso não significa que Deus aprovou o erro, mas antes, corrigiu os mesmos.Se você realmente conhece a Bíblia sabe que é assim.
Agora ,quanto aos nomes citados e seus defeitos e fraquezas, isto não é problema meu ,porque não sou seguidor deles, não tenho compromisso com eles, nem com a denominação deles.
Só quis te mostrar uma Operação do Espírito Santo no período deles.Agora ,o que eles fizeram com a Bênção de Deus, é algo particular que Deus cobrará de cada um deles.
Meu compromisso não é com uma instituição religiosa , uma convenção, ou um movimento, mas com um Jesus vivo que à 15 anos atrás falou comigo, transformou a minha vida, e que ainda hoje continua falando.

Anônimo disse...

Bom, já que é assim ,

Como você gosta de citar o original grego, a que original você se refere, pois não dispomos de nenhum original em nossos dias. Você tem alguma copia dos autógrafos ou partes selecionadas reconstruídas ??

O ignorante é você, por julgar minha experiência com Deus,ou será que tem algum super poder,para me conhecer assim tão intimamente?. Quem demonstra ser um escravo da religião é você.

Esse "muitos" que você menciona, são os mesmos de (Mateus 22.14)

"Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos."

Eu posso não passar de um religioso para você.Mas para Deus eu sou um escolhido, e isso é o suficiente. Pode continuar fazendo suas comparações (tipos),suas contas escatológicas, seus estudos pré-tribulacionistas,e continue cada vez mais repulsivo a doutrina reformada.

Apenas não se esqueça, que se não fosse Deus, pelas mãos de Lutero,Zwinglio, Calvino,John Knox, Jonathan Edwards, entre outros. Talvez você estivesse em uma missa hoje.

Outra coisa, eu não ataco o Espirito Santo,pois aquele que não tem o Espirito Santo, este não é de Deus; (Romanos 8.9)

"Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele."

Acho que quem tem que levar a "palavra a sério" é você. Fala ai, você diz que não é pentecostal e nem defensor de penteca, mas me diz;

Você fala em línguas ?
Você tem algum dom extraordinário?
Você crê que existam profetas hoje ?
Apóstolos ?, Visões ?

Ainda sobre o texto de Mateus, você deve entender que Ele esta se referindo a todos aqueles que realizaram sinais em nome dEle. Porem os verdadeiros sinais hoje não são mais aqueles que eram transitórios e passageiros, mas sim um, que é perfeito e compléto; A ESCRITURA

A partir do encerramento do cânon, não há evidências da continuidade de certos dons, o primeiro a alegar algo diferente foi Montano, Parhan e os Suécos se inspiraram nele.

Eu porem com minha ignorância prefiro ficar com as Escrituras;

"O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas;Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;"Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado" (1Co 13.8-10)

Caso você não saiba, as igrejas históricas não criaram novas doutrinas, mas fundamentamos nossa doutrina no credo apostólico. E se você crê que ainda existem alguns apóstolos dando continuidade ao ministério que pelas escrituras teve fim, ainda que com outros nomes, é um direito seu.

Mesmo achando que você não vai postar meu comentário , eu escrevi. Mas se julgar ser isto um lixo ,também é um direito seu.

Anderson M.F

Gabriel F. M. Rocha disse...

Pois bem , meu caro. Vejo que não é possivel te fazer entender o que estamos aqui lhe respondendo e explicando. Voce é um individuo muito desprovido de inteligencia e conhecimento biblico, e até mesmo conhecimento geral (básico).

Vou te dar minha ultima resposta aqui por tópicos para voce, iniciante, conseguir entender.
1º passo: ler voce já sabe, só não sabe interpretar, entao preste atenção.
2º Não dispomos de nenhum original grego ? Voce acabou de matar Strong. Mas, te digo (caro desinformado) que existe biblias em original grego e outras obras com o gergo coine(grego do NT).
3º É extremamente fácil conhecer voce (superficialmente) pois, pelo conhecimento, ideias e fala, voce mesmo te acusa (nao eu) como um religioso preso ainda num acontecimento (tambem profetico) ocorrido na Reforma Protestante.Voce não tem uma experiencia com o Espirito Santo. Voce deixou isto claro.Não sabe distinguir movimento pentecostal, igreja pentecostal de vida no espirito e com o Espirito Santo. Existe o movimento pentecostal( de rumos horriveis) e existe a OBRA DO ESPIRITO SANTO.

CONTINUA A SEGUIR.

Gabriel F. M. Rocha disse...

4º SOBRE MATEUS 22:14- Venho até te agradecer, pois voce acaba de confirmar o exemplo que lhe havia dado naquilo que já lhe expliquei. Voce confirmou o que te disse: "muitos" em Mt 22-14 é o mesmo e, entao derruba sua fraca teoria da "negação" do Senhor aos que profetisam, expulsam, etc. Como havia dito, Ele aparta de si e apartará no juízo aqueles que buscam a gloria para si, e , erroneamente vivem como se fosse donos e senhores do Espirito Santo e fazem de seus cultos um mero show(vergonhozo por sinal).

5ºquanto ao fato de voce ser escolhido ou não, isso em nenhum momento foi questionado aqui. Não falamos de seu chamado, nem de sua origem, muito menos de sua eleição. Mas, seu processo como "emvãogélico" é (pelo menos voce mostrou) ser pobre , pois não conhece a Deus, conhece os reformadores.

6º Quanto à Reforma Protestante, quero te dizer (outra vez)que: Esse periodo tambem fez parte de uma fase que a IGREJA passou. Deus determinou essa benção e nos deu a oportunidade de hoje termos acesso à Palavra de Deus. Esses homens foram herois da fé que , em seu momento historico, abriram mananciais em desertos politicos, sociais e principalmente religioso. Somos gratos a esses homens que, pelo Espirito Santo, foram fortes e usados com poder dissipando a razão religiosa, abrindo caminho para o processar historico e profetico da IGREJA. Todo o acontecimento na Reforma foi para o aperfeiçoamento da IGREJA para o recebimento da "nova" porção do Espirito Santo, visto que logo apos a reforma, alguns grupos reformados atingiram um nivel de crescimento doutrinario muito grande e foram se modelando segundo a vontade do Espirito até chegar a hora do novo avivamento.Entao, seu problema está aí. Voce faz parte de um grupo que parou na historia guardando conecitos dos homens que Deus usou para aquela ocasiao. O derramar do Espirito Santo é profetico e não parou no livro de Atos.

7º Não cremos em "apostolos', super pastores, homens abençoadores, etc. Este é o mal do Evangelho hoje. Nisso é que consigo concordar contigo. tambem defendo a sã doutrina neste sentido.

Mas, uma coisa voce precisa entender. Quer falar de Paulo ? fale entao de TUDO que ele escreveu. Vai ver que existe 5 ministerios: uns para apostolos, evangelistas, doutores, pastores,profetas. Esses ministerios atuam na IGREJA dentro do CORPO de Cristo, nao na vida de um 'fulano' que sai por aí fazendo babquices em nome do Espirito Santo.
Existe ( tambem atuante no corpo) a diversidade de dons ( nove dons ao todo).

8º voce usou um termo que, nota-se a grandesa da heresia contida em seus ensinamentos. A lei é transitoria, a lei era transitoria enfim. O Espirito Santo não, meu caro.
sabemos que : antes Deus falava por si mesmo (na lei); no ministerio do Filho, fgalou pelo Filho; na glorificação do Filho ao terceiro dia e logo com a subida aos ceus, iniciou-se o ministerio do Espirito Santo, na qual veio cumprir aquilo que o proprio Jesus havia falado e ensinado. Os ensinamentos de Cristo foram transitorios ? Entao sua Majestade tambem foi ?

CONTINUA A SEGUIR.

Gabriel F. M. Rocha disse...

ENCERRAMENTO DO CÃNON - rapaz. Voce está preso num conceito cruel , no nivel maximo da religiosidade.
Achei melhor voce ficar com Montano, Parhan e os Suécos , pois talvez sairia melhor. Porque Paulo que voce citou, usou os dons depois que escreveu Corintios. Pegue(busque estudar) a cronologia de cada carta, e verá que Paulo, logo apos falar aos Corintios, foi "comunicar dons espirituais', falava em misterio, ensinou os dons para a igreja,etc.

VEJA : 1COR. 13:08

"LINGUAS CESSARAO" Os dons espirituais, como profecias, linguas e ciencia terminarão no fim da presente era. Leia em todo o contexto, nao use versiculos isolados. A ocasiao em que eles cessarão é descrita assim: " quando vier o que é perfeito". Jesus já havia chegado, o Espirito tambem . Entao, paulo falava de quem ? Da outra vinda de Jesus, o fim da era para a Igreja. Quando entao o conhecimento e o carater do crente se tornarao perfeitos na eternidade, depois da segunda vinda de Cristo(12;1.7). Até chegar esse tempo, precisamos do Espirito Santo e dos seus dons na IGREJA, para a IGREJA. Não há nenhuma evidencia (na biblia) de que a manifestaçao do Espirito santo atraves de seus dons cessaria no fim da era apostolica.
Voce tem desprezo é pelos "pentecostais" que ridicularizam esta questao. Nisto concordo contigo.

Não quero mais discutir isto com voce. Leia isto, aceite ou nao (é direito seu), mas nao nos convem discutir com religiosos. Nosso blog nao foi criado para esta questao.
Caso nao ache ainda necessario a resposta presente, te peço com toda humildade: RETIRE-SE.

Anônimo disse...

Se nao há a presença do Espirito Santo, não há a conversao genuina. a nao ser que se ache já salvo, mas assim negaria o vituperio de Cristo na cruz tornando-o em vao. Tenho por mim que seu sangue é o divisor do homem quanto ao pecado, mas pela acao do Espirito S. E na mesma ocasiao um ligador entre o pecador e o Deus da Graça.
Gilberto H.da Silva e Souza.

Gustavo disse...

Agradecemos ao irmão Gilberto pela sua contribuição.Fique na Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo,e , continue participando com suas idéias ,pontos de vista e sugestões.

MARCOS VIDAL FLORES disse...

SEM A MANIFESTAÇÃO DO ESPIRITO SANTO, NÃO HÁ O CONHECIMENTO DE JESUS, POREM É MUITA CORAGEM ESCREVER ESTE 'JOGO' ALEGÓRICO ENTRE ELISEU, ELIAS,GEASI TRAÇANDO UM PARALELO OM A IGREJA. SERIA UM MODO DE FORÇAR A PROFECIA ? Pr.MARCOS.

Gustavo disse...

PR.MARCOS A PAZ DO SENHOR JESUS!
Sabemos que este tipo de alegoria gera muitas controvérsias,como você pode perceber nos outros comentários.Porém nosso objetivo não é estabelecer como doutrina ou como exclusiva interpretação o texto em questão.
"...não são de Deus as interpretações?" Gn.40:8
"...nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação." II Pe.1:20
Existe outros contextos: histórico,literal,exegético, alegórico...
Dentro do contexto alegórico achamos interessante a comparação usada no assunto.De maneira nenhuma estamos tentando forçar a profecia.
Portanto, agradecemos por sua contribuição;continue enviando suas sugestões e críticas, pois assim alcançaremos o aperfeiçoamento tão necessário para o trabalho na Obra de Deus.
Um cordial abraço!