terça-feira, 20 de setembro de 2011

O IRAQUE NA PROFECIA BÍBLICA - Parte 1

O IRAQUE NO CONTEXTO PROFÉTICO

O mundo gostaria que os dramáticos acontecimentos no Iraque fossem apenas uma ilusão ou, na melhor das hipóteses, um dos muitos filmes de Hollywood. Mas é tudo real. Terrível, mas real. Qual o significado dessas coisas? Por que não há paz no Iraque?

Porque essa crise não é política ou econômica, é espiritual. O Iraque é outra prova infalível da veracidade das afirmações proféticas da Bíblia.

A terra do Iraque – região da antiga Mesopotâmia – foi o berço da civilização, de acordo com a Bíblia. O atual Iraque ocupa a mesma área geográfica da antiga terra dos Caldeus, que mais tarde foram chamados de assírios e babilônios. Quando os profetas falam do final dos tempos e citam os caldeus, estão logicamente falando dos atuais iraquianos.

MESOPOTÂMIA = TERRA DOS CALDEUS = ASSÍRIA = BABILÔNIA = IRAQUE

- No Iraque Deus plantou o Jardim do Éden, nas proximidades do Golfo Pérsico.

- Na terra do Iraque nasceu a morte, pois a Bíblia diz: “PORTANTO, ASSIM COMO POR UM SÓ HOMEM ENTROU O PECADO NO MUNDO, E PELO PECADO A MORTE, ASSIM TAMBÉM A MORTE PASSOU A TODOS OS HOMENS, PORQUANTO TODOS PECARAM.” (Romanos 5.12). Mas também foi a primeira região do mundo onde nasceu a primeira criança.

- Na terra do Iraque Satanás venceu o homem.

- Na terra do Iraque aconteceu o primeiro assassinato – Caim matou Abel.

- Na terra do Iraque foi fundado o primeiro reino de feitiçaria e idolatria – Babel, no comando de Ninrod, o rebelde.

- Na terra do Iraque foi construída a cidade mais idólatra do mundo (Babilônia), de onde veio toda a feitiçaria, idolatria e paganismo do mundo atual.

- Na terra do Iraque também foi fundada a cidade de Nínive – outro antro de feitiçaria e idolatria.

- Na terra do Iraque o povo de Israel viveu 70 anos como escravo.

-Todavia, foi no Iraque que Deus se revelou ao homem pela primeira vez, e onde houve o primeiro culto, a primeira oração.

- O primeiro casamento aconteceu no Iraque.

- Deus revelou o futuro da humanidade para Nabucodonosor, o maior rei do Iraque.

- O futuro foi revelado ao profeta Daniel, quando este se encontrava no Iraque.

- Ezequiel profetizou e teve extraordinárias visões quando estava no Iraque.

- Se Adão e Eva não tivessem pecado, o Iraque seria hoje a rainha das nações. E o Reino de Deus seria proclamado ao mundo a partir de lá.

- De acordo com as profecias, durante o conflito final, a destruição começará a partir do Iraque.

AS TRÊS BABILÔNIAS :

Quando os profetas falam do Dia do Senhor e citam a cidade de Babilônia, estão falando de três Babilônias:

a) – A BABILÔNIA GEOGRÁFICA – Isto é, a terra da antiga Babilônia, ou seja, o Iraque moderno – Isaias cap. 13 e Jeremias caps. 50 e 51 falam especialmente dessa Babilônia.

b) – A BABILÔNIA RELIGIOSA – Refere-se a um ajuntamento, ou seja, união de todas as religiões mundiais, formando uma religião única, que se levantará em breve quando o mundo estiver vivendo no reinado do Anticristo – Essa Babilônia Mística é citada no capitulo 17 do livro do Apocalipse.

c) – A BABILÔNIA POLÍTICA – Aparece em Apocalipse, capítulo 18. Refere-se ao império mundial anticristão, ou seja, a união de todas as nações formando um governo mundial centralizado, no comando daquele que os profetas chamam de A Besta ou o Anticristo.

Para não ficar um texto extenso e cansativo, na próxima postagem sobre este tema, faremos uma análise à luz da profecia bíblica sobre a situação da primeira Babilônia, ou seja, o Iraque. A Guerra do Golfo em 1991 e a invasão do Iraque em 2003 foi uma demonstração impressionante da atualidade das profecias bíblicas. O que aconteceu naqueles dias foi descrito de maneira tão clara pelos profetas que davam a impressão de que algum deles viajou no tempo, copiou as noticias e levou-as ao passado, para serem descritas em forma de profecias.

Aguardem!

2 comentários:

Luiz Henrique Souza e Silva disse...

tenho muitas duvidas a respeito do conceito escatologico da Igraja Crista Maranata em relação à QUARTA TROMBETA. Lendo o livro de Apocalipse não consigo ver de forma similar ou exegetica a volta de jesus na qarta trombeta em relaçao aos sete selos, sete taças, sete igrejas...etc !!!! Tem como me explicar sobre tal assunto? Meu pai é da Igreja Crista Maranata e já conversamos sobre esse tema, mas ainda nao consigo me convencer.Luiz Henrique Souza e Silva

Gustavo disse...

Irmão Luiz Henrique, a Paz do Senhor Jesus amado! Vou tentar te ajudar entender este assunto, que gera muita polêmica entre as correntes teológicas.
Tendo a Palavra de Deus como base, e a evidência do cumprimento das profecias, podemos chegar ao entendimento daquilo que é profético.
Observe que os juízos descritos na Palavra, até a quarta Trombeta são sobre a natureza; à partir daí os juízos são sobre os homens ( juízos que pela descrição dos mesmos,só poderão acontecer na Grande Tribulação).
Teologicamente o assunto gera discordância entre os que defendem a visão pós-tribulacionista, mid-tribulacionista ou mesotribulacionista. Respeitamos os outros pontos de vista, mas embasados na visão pré-tribulacionista (em que o Arrebatamento se dará antes da Grande Tribulação); fica evidente que os acontecimentos das outras trombetas não poderiam se manifestar com a Igreja na Terra.

Existe um fato semelhante no Velho Testamento: Quando Deus envia as 10 Pragas para o Egito, antes da “saída do povo”, até a 3ª Praga o povo de Deus que estava ali foi atingido, mas, na 4ª praga Deus separou seu povo, e só os egípcios sofreram os efeitos das outras pragas.
Êxodo 8:22,23
E naquele dia eu separarei a terra de Gósen, em que meu povo habita, que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o SENHOR no meio desta terra.
E porei separação entre o meu povo e o teu povo; amanhã se fará este sinal.

v.12 - E o quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a Terça parte do sol, e a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas: para que a Terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a noite.

São 7 trombetas: Até a 4ª a Igreja está presente no mundo! Em seguida o Senhor vai arrebatar a Igreja para que ela não passe pelos juízos das demais trombetas, que se referem à Grande Tribulação.
Nesse sentido, corroboram alguns textos. Após o verso 12 em que João fala da Quarta trombeta, no imediato verso 13, descreve o que virá após o seu toque:
v.13 - E olhei, e ouvi um anjo voar pelo meio do céu, dizendo com grande voz: Ai! ai! dos que habitam sobre a terra! Por causa das outras vozes das trombetas dos três anjos que hão de ainda tocar. (grande tribulação)
O Senhor Jesus, junto aos discípulos, disse ao proferir o sermão profético, em Mat. 24:29-31:
“E, logo depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências do céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem: e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu com poder e grande glória.
E ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro cantos, de uma à outra extremidade dos céus.”

Temos uma postagem do dia 5 de junho, com o título: “A última Trombeta” que trata deste assunto, e outra do dia 11 de agosto: “Escondidos da Ira- Parte II” fala sobre as Sete Taças.

Espero poder ter ajudado.Um abraço!