quinta-feira, 21 de junho de 2012

O SANTO E O PROFANO



“E para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”, Levítico 10:10
“Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”.  Malaquias 3:18

 Textos que definem o tema
SAL 23:5
I COR 2:16
SAL 119:18
JOA 10:27
SAL 40:3
EZ 36:26
SAL 40:8
EF 4:28
EF 6:15
AT 28:27
IS 1:5
TI 1:15
RM 3:14
RM 3:15
JR 17:9
AT 5:3
MQ 7:3

 


“Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda”. Salmos 23:5

“Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo”. I Coríntios 2:16

“Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei”. Salmos 119:18

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”; João 10:27

“E pôs um novo cântico na minha boca, um hino ao nosso Deus; muitos o verão, e temerão, e confiarão no SENHOR”. Salmos 40:3

“E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne”. Ezquiel 36:26

“Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração”. Salmos 40:8

“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”. Efésios 4:28

“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz”; Efésios 6:15
 “Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco”. Isaías 1:5

“Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados”. Tito 1:15

“Porquanto o coração deste povo está endurecido, E com os ouvidos ouviram pesadamente, E fecharam os olhos, Para que nunca com os olhos vejam, Nem com os ouvidos ouçam, Nem do coração entendam, E se convertam, E eu os cure”. Atos 28:27

“Cuja boca está cheia de maldição e amargura”. Romanos 3:14

“Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade”? Atos 5:3

“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá”? Jeremias 17:9

“As suas mãos fazem diligentemente o mal; assim demanda o príncipe, e o juiz julga pela recompensa, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles tecem o mal”. Miquéias 7:3
“Os seus pés são ligeiros para derramar sangue”. Romanos 3:15

O objetivo desta postagem é mostrar a diferença que há entre o Santo e o Profano, aquele que serve a Deus e o que não serve.
O mundo tem apresentado uma propaganda negativa sobre a personalidade do evangélico. Este estudo procurar mostrar a superioridade do caráter cristão em relação aos valores efêmeros que têm povoado o coração do homem que não serve a Deus.
SANTO -          Separado, limpo, consagrado, purificado
PROFANO -      Imundo, sujo
PROFANAR -    Manchar, macular, corromper
SANTIFICAR - Separar, purificar
R: O Nome do Senhor -           Ez. 36:17 a 20  - Mal. 1:6  - Is. 45:4 => Mal testemunho
O Conserto ou Aliança -          Mal. 2:8 a 10 => Compromisso com o Senhor
O Santuário -               Mal. 2:11 => Nadabe e Abiu
A Oferta -                     Mal. 1:7 a 8 => Esaú trocou a salvação por um prazer
R: Nadabe e Abiu -                  Lev. 10 => Queriam servir ao Senhor em pecado
Rei Uzias -                   II Cro. 26:16 a 21 => Não cumpriu a orientação do Senhor
Ananias e Safira -        At. 5:1 a 10 => Mentiu ao Espírito Santo
Herodes -                     At. 13:20 a 23 => Não deu glória a Deus
R: Lago de fogo -         Apoc. 14:11 e 20:15
Santificar é consagrar, separar para Deus.
O mundo pensa que se deve fazer votos a santos, penitência, sacrifícios ou morrer para ser santo. A Palavra de Deus nos ensina que a santificação é um ato ligado à intimidade de Deus, à revelação de Deus na vida do homem.
A “separação” não é primeiramente espiritual, para depois se tornar física. Primeiro o Senhor santifica a minha vida, para depois mudar o meu testemunho.
Quando esta santificação interior não acontece, o testemunho é falso e não dura muito tempo. O pecado sempre aparece, mostrado o verdadeiro estado da pessoa.
R: A obediência a Palavra do Senhor Deus
(João 15:3    -    I Pedro 1:22    -    João 17:17)

Tudo que é agradável a Deus é santo e tudo que agrada ao inimigo de nossa alma é Profano.
Se você perguntar a qualquer pessoa na rua se ela quer ir para o céu, todas vão dizer que sim. Mas quase ninguém está comprometido com a santificação, e neste aspecto a Palavra é bem clara:
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”; Hebreus 12:14
Existe uma idéia muito errada sobre a misericórdia de Deus. Muitos pensam que podem desfrutar do pecado e na última hora Deus dará um jeitinho de levar sua vida para o céu. É um risco enorme, e é mais provável a perda da vida eterna.
É como se uma pessoa pulasse de um avião sem pára-quedas confiando que irá encontrar, na última hora, um pára-quedas perdido no céu.

Mudemos a cada dia o nosso pensamento e andemos em santificação.

Gabriel Felipe M.Rocha

Nenhum comentário: