domingo, 13 de novembro de 2011

AS TRÊS VIAGENS DA POMBA

AS TRÊS VIAGENS DA POMBA

Gênesis 8.8-12 “Depois soltou uma pomba, a ver se as águas tinham minguado de sobre a face da terra. A pomba, porém, não achou repouso para a planta do seu pé e voltou a ele para a arca porque as águas estavam sobre a face de toda a terra; e ele estendeu a sua mão, e tomou-a, e meteu-a consigo na arca. E esperou ainda outros sete dias, e tornou a enviar a pomba fora da arca. E a pomba voltou a ele sobre a tarde, e eis, arrancada, uma folha de oliveira no seu bico; e conheceu Noé que as águas tinham minguado sobre a terra. Então esperou ainda outros sete dias, e enviou fora a pomba; mas não tornou mais a ele”.

A) No versículo 9, a pomba faz a sua primeira viagem. E segundo a Bíblia, não achou repouso para a planta do seu pé e voltou logo a arca.

B) Nos versículos 10 e 11, Noé esperou 7 dias e soltou a mesma pomba:

E lá vai a pomba na sua segunda viagem, agora ela saiu de manhã e voltou na hora crepuscular de 5:30 ás 6:00 da tarde. Quando ela voltou da sua segunda viagem, ela trouxe no bico uma folha de oliveira (sinal da terra).

C) No versículo 12, Noé espera mais sete dias e solta a pomba para fazer a sua terceira viagem, e diz a Bíblia que ela não voltou mais a arca.

Temos aqui UMA ÚNICA POMBA fazendo 3 viagens = uma tipologia perfeita das três visitas de Deus à Terra.

Representa a pessoa de DEUS PAI, em todo Velho Testamento:

No Velho Testamento Deus não encontrou lugar para pousar no coração dos homens.Prova disso é que o Seu Espírito era dado sob medida aos reis, profetas e sacerdotes.

No Velho Testamento, da dispensação da inocência até a lei, a viagem foi feita por Deus-Pai. Era Deus quem dirigia o povo hebreu e lhes ditava as ordens.

Deus Pai então volta para o céu.

E a resposta que o profeta Isaías dá ao chamado de Deus,no capítulo 6 de seu livro, aponta profeticamente para o brado do PAI na Eternidade dizendo: “- A QUEM ENVIAREI, E QUEM HÁ DE IR POR NÓS?” (Plural= uma referência à Trindade).

“...ENTÃO DISSE EU (O FILHO): EIS-ME AQUI, ENVIA-ME A MIM”

2ª Representa a pessoa de JESUS (O FILHO DE DEUS):

Representa o VERBO (Pai) se fazendo CARNE (Filho)e habitando entre nós.

Durante 33anos tentando conquistar um lugar no coração da humanidade, e de uma forma intensa nos três últimos anos. Conquistou a amizade primeiramente de 12 , deixou mais de 500 irmãos, dos quais 120 permaneceram fiéis.

Morre pelos pecados de toda humanidade na hora do sacrifício da tarde, ressucita ao 3º dia e volta para o céu levando as marcas ,os sinais da Oliveira. A “Oliveira Verdadeira” volta para o Céu.

3ª Representa a terceira visita de Deus à Terra na pessoa de seu ESPÍRITO SANTO:

Ao chegar ao céu Jesus roga ao Pai por 10 dias para que o Seu Espírito fosse enviado.

O ESPÍRITO SANTO então é derramado sobre toda a carne. Ele veio, e assim como a pomba não voltou para a Arca, o Espírito Santo não voltou para o céu, está vivo e atuante em nossos dias, convencendo o homem do pecado , do juízo, e da justiça de Deus, está adornando a “NOIVA” para o encontro com o Senhor nos ares (ARREBATAMENTO). Ele só voltará para Eternidade quando o número de salvos estiver completo.

São as mesmas tipologias, pois tanto o Pai, como o Filho,e o Espírito Santo são a mesma pessoa.

“E o Espírito e a esposa dizem : Vem.E quem ouve diga: Vem.E quem tem sede venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida.” (Apocalipse 22:17)

11 comentários:

Guilherme Mendes disse...

Essa mensagem é um tesouro escondido. Muititíssimo boa e edificante para nós. Guilherme

Gustavo disse...

Obrigado Guilherme por acompanhar nosso Blog.Nossa alegria é ver os frutos das sementes que estamos lançando. Um abraço!

Unknown disse...

QUERIDO IRMÃO O TEXTO DE ISAIAS CAPITALO 6 NÃO FALA DE TRINDADE ,PRIMEIRO ISAIAS VIU O TORNO DE DEUS , TAMBEM VIU SERAFINS QUE ESTAVA POR CIMA DELE DEZENDO SANTO ,SANTO É O SENHOR DOS EXERCITOS ,VER 5-ISAIAS DESSE :AI DE MIM SOU HOMEM DE LABIOS IMPUROS , HABITO NO MEIO DE UM POVO DE LABIOS IMPURO , E OS MEUS OLHOS VIRAM AO REI ,O SENHOR DOS EXERCITOS -VER 6 !ENTÃO OS SERAFINS VOOU PARA MIM , TRAZENDO NA MÃO UMA BRASA VIVA , QUE TIRARA DO ALTAR COM UM TANAZ;
VER 7 COM A BRASA TOCOU A MINHA BOCA E DISSE: EIS QUE ELA TOCOU OS TEUS LABIOS ;A TUA INIQUIDADE FOI TIRADA E PERDOADA ,O TEU PECADO .
VER 8 DEPOIS DISTO , OUVI A VOZ DO SENHOR, QUE DIZIA: A QUEM ENVIAREI , E QUEM HA DI IR POR NOS?ENTÃO ISAIAS DISSE EIS MIM AQUI, ENVIA ME A MIM
VER 9 ENTÃO , DISSE O SENHOR A ISAIAS VAI E DEZE A ESTE POVO : OUVI ,OUVI E NÃO ENTENDAIS ; VEDE, VEDE , MAS NÃO PERCEBAIS .

ESSA HITORIA QUE JESUS DESSE EIS MIM AQUI ENVIA MIM A ME . NÃO TEM EM ISAIAS, POIS DEUS ENVIOU OS SERAFINS ATE ISAIAS CO A BRASA VIVA PARA O PURIFICAR DAS IMPUREZA DE SEUS LABIOS PARA QUE PUDESSE PREGAR A SANTA PALAVRA DE DEUS ,JESUS NUNCA PRECISOU DE SER PURIFICADO ELE QUEM PURIFICA ,JESUS É O UNICO DEUS NA BIBLIA NÃO EXITE TRINDADE FILIPE PEDIU MOTRA NOS PAI ,JESUS DESSE ESTOU A TANTO TEMPO COM VOÇÊS E NÃO MIM CONHECE ,JESUS DESSE QUEM VE O PAI VE A ME ,QUE VE A MIM VE O PAI , JESUS É O VERBO QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE OS HOMENS.

Unknown disse...

NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.
2Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
3E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
4E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.
5Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.
6Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;
7E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.
8Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? ISAIAS Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.
9Então disse ele: Vai, e dize a este povo: Ouvis, de fato, e não entendeis, e vedes, em verdade, mas não percebeis.NÃ EXITE DOIS ESPIRITO SANTO EM ATOS DIZ A UM SÓ CORPO E Á UM SÓ ESPIRITO A E O DEUS VIVO NUNCA ESTA SOZINHO SEUS ANJOS SEMPRE ESTA A SEU LADO .ASSIM TAMBEM SOMOS NOS ,VOÇÊ POR EXEMPLO NÃO É DOIS CORPO , E NEM TEM DOIS ESPIRITO , SE NOS SOMOS A IMAGEM DE DEUS COMO , ELE É TRÊS , SE NOS SOMO UM CONTENDO ESPIRITO E CORPO , LER GENESIS E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.


Gênesis 2:7-8 A ALMA É A UNIÃO DO CORPO O ESPIRITO .E JESUS É O PROPRIO DEUS ENCARNADO QUE VEIO MAS O MUNDO NÃO O CONHECEU , AMARAM MAIS AS TREVAS QUE A LUZ.

Gustavo disse...

Olá irmão Ailton, agradecemos sua colaboração.
Mas, quanto ao seu comentário, gostaria de esclarecer alguns pontos:
1º O assunto que foi proposto não é uma interpretação literal de Isaías 6, mas, uma Tipologia bíblica.
Jesus afirmou que estava escrito sobre Ele na LEI DE MOISÉS, nos PROFETAS, e nos SALMOS (Lucas 24:44)
“E começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (Lucas 24:27)
Portanto, literalmente você não vai encontrar JESUS no VT, só profeticamente, por “tipologia” ou “alegoria” (Gálatas 4:22-31), por “sombras” (Colossenses 2:17/Hebreus 8:5/Hebreus 10:1),
“figuras” (Hebreus 9:23) e “ mistérios” (Mateus13:11).
Portanto, mais uma vez destaco o que foi escrito na postagem é que a resposta que o profeta Isaías dá ao chamado de Deus,no capítulo 6 de seu livro, aponta profeticamente para o brado do PAI na Eternidade dizendo: “- A QUEM ENVIAREI, E QUEM HÁ DE IR POR NÓS?” (Plural= uma referência à Trindade).
Ou seja, a expressão “POR NÓS” é a referência profética à Trindade. É a mesma expressão usada na Criação: “FAÇAMOS (plural) o homem À NOSSA IMAGEM (plural), conforme à NOSSA SEMELHANÇA” (plural)- Gn.1:26
Deus estava falando com quem então?Com anjo?
2º Com respeito à Alma:
II Ts. 5:23 “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo vosso ESPÍRITO, e ALMA, e CORPO, sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.”
Jó 27:8 “Por qual será a esperança do hipócrita, havendo sido avaro, quando Deus lhe arrancar a sua Alma?”
Mt.10:28 “E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.”
Portanto, a Bíblia é clara em fazer esta distinção.
Espero poder ter ajudado esclarecer estes pontos, mas se seu comentário é com objetivo de defender a doutrina Unicista, não vamos entrar nessa discussão, pois temos uma posição definida quanto este assunto pautada pela Palavra de Deus, que é a posição apresentada em nossas postagens.
Um abraço!

Blog do Alain disse...

Se a Triunidade não existe caro Ailton Almeida como explicar o episódio do Batismo de Jesus? O Pai no céu falando (sobre o Filho) o Espírito Santo descendo (em forma corporea, não era uma pomba literal), e o Filho na terra?

Unknown disse...

Quando a palavra é revelada pelo Espírito Santo de Deus ao coração do homem, ela produz os seus frutos.

Unknown disse...

Prezado Gustavo, sou pastor teólogo, e estudioso de asuntos que se referem a Trindade e concordo plenamente com sua tipologia biblica. Se analisarmos Apocalipse 5 encontramos um outro dialogo que confirma sua argumentação. Um abraço.

Unknown disse...

Prezado Gustavo, sou pastor teólogo, e estudioso de asuntos que se referem a Trindade e concordo plenamente com sua tipologia biblica. Se analisarmos Apocalipse 5 encontramos um outro dialogo que confirma sua argumentação. Um abraço.

Unknown disse...

Prezado Gustavo, sou pastor teólogo, e estudioso de asuntos que se referem a Trindade e concordo plenamente com sua tipologia biblica. Se analisarmos Apocalipse 5 encontramos um outro dialogo que confirma sua argumentação. Um abraço.

ALEXSANDRO SANTOS disse...

quero desejar parabens por esse comentario isso e de grande proveito isso e revelacao de DEUS DEUS sempre fala no plural como tres DEUSPAI DEUSFILHO DEUSESPIRITO SANTO que o nome de JESUS CONTINUE SENDO GLORIFICADO ATRAVES DA SUA VIDA DEUS ABENÇOE