quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SALMO 25:1(Mensagem)

SALMO 25:1

“A ti,Senhor,levanto a minha alma”

A Paz do Senhor Jesus ! O momento atual, requer atenção, caminhada constante rumo ao alvo (salvação) sem se desviar jamais.

A igreja foi instituída pelo Senhor Jesus com um propósito dinâmico de receber e levar a salvação. Isso requer trabalho, caminhada, posição firme e segura em sua presença e, por fim, definição.

Neste salmo, Davi ora a Deus por causas particulares como o livramento dos inimigos e pelo perdão de Deus. No entanto, Davi se coloca neste salmo como um mero servo que quer “saber os seus caminhos” v.4. Quer lutar, vencer em Deus, quer fazer a OBRA do Senhor como um soldado alistado para a guerra. É este o salmo do servo que quer ser do Senhor um instrumento e, que reconhece sua miséria humana assim como reconhece a grande misericórdia do Senhor.

vamos entrar um pouquinho no Salmo 25:1 ao 3.

“A ti Senhor,levanto a minha alma v.1

“levanto” no original hebraico está ligado diretamente ao verbo: “nasáh”, e correspondente à:

1º- nasah=aceitar – então o salmista diz: “a ti Senhor, aceito-te, com minha alma (entendimento). Para servir ao Senhor e se achegar a ele é preciso estar disposto e se levantar com entendimento. Por exemplo: Senhor, eu te sirvo porque me resgataste da morte e,porque eu quero e te aceito como Deus,entendi o que é salvação. Com o entendimento de SUA VONTADE.

2º- nasah= suportar/padecer – então o servo , no entendimento, suporta as aflições de Cristo pela fé e se faz co-herdeiro com Ele da Glória Eterna.Carrega sua cruz.Padece pela Cruz de Cristo.

3º-nasah= produzir- trabalha e dá frutos. Não será jamais cortado e lançado ao fogo , mas é um servo como árvores que produzem bons frutos.

4º é um verbo associado com o substantivo: Pajem (função), o que leva as armas, carrega-as. Efésios 6: 11 “revestis de toda a armadura...”. Nos texto então é valido: “A ti,Senhor,me alisto para combater com minha alma” (existência). E a promessa para isso é firme: “ao que vencer...darei de comer da árvore da vida”.

5º- nasah= exaltar- adorar, louvar a um só Deus, o Senhor. Quer ser servo? Quer ser amigo de Deus? Seja grato! Não se alista para uma guerra,se não há um desejo e uma gratidão pela nação defendida. Em Jerusalém está o nosso louvor.

6º nasah= também significa perdoar; dar; doar; Todo o caráter do servo do Senhor está contida numa única palavra: “Levanto”. Tal caráter tem a semelhança de Cristo se dando pelos outros, doando-se, perdoando sempre. Quer ser servo? Sirva! Quer chegar a Deus como Davi chegava? Entregue-se totalmente.

O ato de se levantar para Deus e à Deus traz consigo um segredo. Não se faz servo por uma escolha racional e nem por uma condição emocional humana, mas por uma transformação de caráter (nascendo da água) pelo Espírito santo que nos “impulsiona” a levantar.

Vários atos na Bíblia relacionados á levantar, estão ligados a uma operação de Deus e de seu Espírito na vida do que foi erguido. Ezequiel teve essa experiência no capítulo 2,verso 1: “e disse-me: Filho do Homem, põe-te de pé, e falarei contigo”. Estar de pé diante de Deus é uma escolha. Estar de pé diante de Deus é uma transformação dinâmica de vida.

Elias em 1Rs 19: 7,8 também teve tal experiência. Para prosseguir no caminho, teve de se levantar. E para comer do manjar preparado (pão cozido), foi preciso estar de pé diante de Deus. Para o servo conhecer mais de Jesus, e se alimentar dele de verdade conhecendo a Revelação contida em seu Nome, é preciso primeiro fazer como Davi: “A ti, Senhor ,Levanto....”. Significa no original: “para ti, Senhor, levanto, minha existência”.

Davi orava a Deus neste salmo “levantando sua alma” mas,ao mesmo tempo, descendo totalmente diante do Senhor. Nota-se que a partir do verso 7, Davi se expõe por inteiro como pecador e transgressor diante de Deus e roga misericórdia. Ele se levantou para descer.

Davi, primeiro,estabeleceu um elo vertical para com Deus: “A ti levanto”; v.2 “ em ti confio”; “és o Deus da minha salvação” v.5.

Logo, como homem, se expõe ao Senhor num elo horizontal (humano/terreno): “não te lembres dos pecados” ; “minha mocidade”;“minhas transgressões”. E é exatamente neste ato horizontal que Davi se abre para Deus , como se estivesse com os braços erguidos e abertos ao Pai,ligado e dependente por inteiro da misericórdia de Deus.

Nota-se uma semelhança com a cruz. A ti levanto minha alma (minha existência, no original), ou seja: Levanto a minha vida e abro-me pelos meus pecados.Revelo os meus erros e minhas falhas.

A oração de Davi neste salmo é uma oração voltada à cruz de Cristo e com a essência direta na sua mensagem, mas num ato de entrega e morte de si mesmo.

Para se estar diante de Deus é necessário carregar nossa cruz, mas , para morrer nela o velho homem e ressurgir o novo homem com Cristo.

Levantar a alma ( a ti,Senhor levanto minha alma) é entregar a Deus a nossa existência humana, carnal, e terrena. Como no sacrifício do antigo pacto, levantando a oferta e depositando no altar para ser queimada.

Alma , no original hebraico está ligado à: “nephes” que quer dizer: criatura,corpo(carne), fôlego,desejo, mim, eu,mente, prazer.

Muito interessante e maravilhoso isso. No texto em original, Davi orava assim:

Verso1º “ Para ti, Senhor, dedico em entrega,gratidão,satisfação e devoção a minha existência , carnalidade, meu corpo e mente,meus desejos pessoais e meus prazeres terrenos”.

Verso 2º “Deus meu, em ti confio “batah”(verbo hebraico = corro em busca de refúgio;estou preso e firmado;deposito tudo), não me deixes confundido...”

Confundido, no original, “bôs”, dá a idéia de : estar atrasado, fora de uma zona desejada.

Então Davi orava: “ Em ti corro todos os dias, não me deixes chegar atrasado ao meu desejo”.

Ele profetizava a respeito daquele em que nós hoje corremos , Jesus, o caminho, corremos pelo premio, para não chegar atrasados ao banquete na eternidade e para jamais nos atrasarmos como as cinco noivas imprudentes que por falta de óleo não entraram à meia noite.

Quer estar salvo em cristo? Levanta-te e entrega-te. Entrega o seu caminho ao Senhor e viva uma nova caminhada rumo à Vida Eterna. Amém !

Mensagem de Gabriel Felipe M.Rocha

Jesus vem !!!

3 comentários:

Pr.Lucilene Silva disse...

Aleluiah! Deus falou comigo! Abraços honráveis e muitas bençãos para os que amam a palavra de Deus.

Gabriel F. M. Rocha disse...

Amém! Obrigado e continue acompanhando nossas postagens.

professor Lincon Alves Silva Borchio disse...

Paz, irmão Gabriel. Interessante, lendo o seu texto me veio no coração o seguinte: David disse "levanto minha alma" porque estava cheio do Espírito de Deus, se fosse ao contrario, nada subiria a Deus, pois somos tão apegados essa vida que: TODOS em comum temos medo da MORTE,mas David pelo espírito disse: "a ti levanto minha alma" pois era seu desejo mais profundo e, jamais poderia oferecer a Deus o corpo naquele momento porque era algo limitado e terreno. Obrigado, muito boa a leitura desse texto. Lincon