domingo, 4 de dezembro de 2011

SALVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO

PROFETA OU REI ?

( I Samuel 10: 5-6 )

O PLANO DO SENHOR PARA A VIDA DO JOVEM SAUL:Transformá-lo em um outro homem ; em um novo homem.

PROFETA = Bênção na VIDA ESPIRITUAL ( INSTRUMENTALIDADE NA OBRA DE DEUS)

REI = Bênção na VIDA SECULAR (TRABALHO , ESCOLA, FAMÍLIA ,CONSTITUICÃO DO LAR)

A PRIMEIRA BÊNCÃO QUE O SENHOR TEM PARA O HOMEM É ESPIRITUAL.

· ESPÍRITO DO SENHOR SE APODEROU DE SAUL POR DUAS VEZES:

1. Quando após ser ungido e orientado por Samuel, entrou no meio dos profetas ( I Sm. 10:10 )

2. Batalha contra Naás (I Sm. 11: 06 )

(Faltou a terceira)

Por quê ?

PORQUE A OBRA DE DEUS SE CONCRETIZA NA VIDA DO HOMEM EM TRÊS ETAPAS:

1. DESCOBERTA = Conhecer o Projeto de Deus através da “PALAVRA DO PAI”.

2. ATO = Ato da conversão ; quando o pecador reconhece que precisa do “PERDÃO DO FILHO”.

3. CAMINHADA= Transformacão efetuada pela acão do “ESPÍRITO SANTO”. Processo de Santificacão, onde é fundamental o exercício da “OBEDIÊNCIA”.

A TERCEIRA ETAPA É , E SEMPRE FOI UM GRANDE IMPASSE NA VIDA DE MUITOS:

PROBLEMA DE SAUL: Ele não queria ser visto como PROFETA; só como REI.

- I Sm . 10:11 Ficou com vergonha, pois não queria ser visto como um estranho no meio do seu “círculo de amizades”.

- Este é o problema de alguns hoje( I Sm. 8 : 20 ): querer ser “igual a todas as nacões”( MESCLA).

- Saul queria agradar o POVO ( MUNDO).

- Não queria em momento algum “o povo” longe dele ( I Sm.13: 8 e 11 ; 15: 9 ).

O QUE VOCÊ QUER SER?

REI : TEM CRIADOS ; É SERVIDO; FAZ MUITAS “ALIANCAS COMERCIAIS”... Representa aquele crente descompromissado; que acha que Deus é obrigado à satisfazer todos os seus desejos e caprichos; que não se importa em contaminar-se com as coisas do mundo; quer ser sempre bajulado pelas pessoas,etc...

PROFETA: Não tem muitos amigos(IRs.17: 3 ) ; Fala o que o povo não quer ouvir ( Mc. 6: 17-19); É perseguido (Mc.6: 23-24 / I Rs. 19: 1-4,10) ; Se veste diferente ( Mt. 3: 4 ; II Rs.1:7-8 ); mas contudo tem a presença e a providência de Deus constante em sua vida.

SAUL DESPREZOU O ESPIRITUAL, E AMOU O MATERIAL

RESULTADO = Reinado (vida secular ) conturbado.

CONCLUSÃO

Para alguns é uma vergonha ser visto como um “crente de verdade” ( ser fervoroso no Espírito, se vestir com descência , se santificar...). Preferem ser como o povo (MUNDO); e o resultado é derrota na vida profissional, escolar , familiar e sentimental, por desprezar o Espiritual.

O reinado de Saul não foi feliz por ele desprezar o Espiritual. Mas, Deus queria abencoá-lo. Com certeza seu reinado teria sido diferente se ele tivesse valorizado a primeira experiência com o Senhor ( O PRIMEIRO AMOR).

TODOS NÓS JÁ PASSAMOS PELAS DUAS PRIMEIRAS ETAPAS, FALTA A TERCEIRA .

VOCÊ QUER ?

O SENHOR QUER.

SÓ DEPENDE DE VOCÊ

QUANDO O ESPIRITUAL É VALORIZADO TODAS AS OUTRAS COISAS SÃO ACRESCENTADAS

GUSTAVO RODRIGUES

8 comentários:

Anônimo disse...

a Paz ! fiz oito anos como cristão, mas tive minha caminhada interrompida pelo pecado e voltei a praticar tudo que fazia antes de me converter(isso foi em meados de 2007 a 2009). Mas voltei para Cristo e para o seio de minha igreja.
Mas tenho vivido pertubado com algumas coisas e peço ajuda a respeito. pois para a minha liderança espiritual sou uma pessoa boa e de Deus, mas não sinto que sou de verdade.

1º Por ter me deesviado um dia não tenho a certeza de perdão ,nao o sinto. O que me diz ? O que faço?

2ºVoltei para Cristo, creio nele, mas herdei o pecado na minha vida denovo. Será que anulei o meu batismo? Será que posso ser batizado com o Espírito santo outra vez? Por favor me ajude. Não fico satisfeito com as respostas de meu dicipulador e liderança.

3º Tento combater a carne todo o dia afim de obedecer á Deus. Será que esse esforço é "obras" ou algo que o Esp. Santo está fazendo?

4ºquero ser regenerado, mas tenho medo de estar fazendo tudo por 'obras minhas' e nao pelo Esp.Santo.

O que faço ? Como posso ter o Espirito Santo em mim denovo? Como posso ter a certeza que Ele está comigo ou nao?

Sou da Igreja Batista Nacional Renovada e já tenho acompanhado estes textos e post´s a uma semana e creio que voces tem uma resposta.

Obrigado e orem por minha vida
Wallace Rodrigo da Cruz Conceição,28 anos.

Gustavo disse...

Assim como o filho pródigo,que ao se distanciar da casa do Pai, em meio à sujeira do chiqueiro ( Mundo) ,vivendo dissolutamente,padecendo necessidades ( a maior das necessidades é a necessidade de Salvação, a sêde da alma); na Eternidade, Deus já havia traçado um plano para te trazer de volta à Sua Presença.
Quando o filho mais novo caiu em si, sentindo a necessidade de estar junto do Pai, foi o momento em que ele foi convencido, de que era o melhor para ele. Este momento representa o dia em que o Espírito Santo nos convenceu do pecado, do juízo e da justiça de Deus; foi ato da Salvação. Biblicamente só o Espírito Santo pode fazer isso.
Portanto, meu amado irmão, só o fato de você ter voltado, é um sinal fortíssimo de uma operação do Espírito Santo em sua vida.
O processo da Salvação: Tirar a roupa do chiqueiro para entrar na Casa do Pai (“...trazei depressa o melhor vestido...”).
O Senhor nos aceitou do jeito que viemos, mas não nos deixou do mesmo jeito; Ele transformou nossas vidas. Porque não existe Salvação sem mudança de vida.
Anel = Assumir compromisso.
Sandálias = Caminhar segundo a Palavra de Deus (Ef.6:15).
O Bezerro cevado = Alimento e alegria para a festa. O Sacrifício de Jesus trouxe alimento e alegria para a Igreja. A garantia do perdão.
Este processo de santificação não é imediato (senão não seria um processo,seria um ato).A guerra da carne contra o espírito não é só você que enfrenta,mas todo crente salvo;é uma luta diária e constante até a volta do Senhor Jesus. O quê fazer então? Nesta batalha entre carne e espírito, vencerá o que estiver melhor alimentado e fortalecido.Portanto irmão Wallace, meu conselho é que você busque fortalecer sua vida espiritual com jejum,oração, leitura da Palavra, e principalmente se envolvendo com a Obra de Deus,participando de todos os trabalhos de sua Igreja,pois ,se você se envolver com as coisas de Deus , o mundo não consegue te envolver.
Seu batismo não foi anulado; o Batismo com o Espírito Santo pode ser renovado em sua vida; se envolva com a Obra de Deus , e você vai experimentar algo novo em sua caminhada, os sinais da parte de Deus virão...pois nada pode substituir uma experiência pessoal e particular com Deus, e eu creio que Ele te dará.

Anônimo disse...

Amém, irmão Gustavo. Absorvi bem o que me disse. Espero que voce tenha entendido meu medo. Voltar à Deus eu voltei, mas não sinto algo denovo em mim como dantes sentia. Tenho falhado na luta contra a carne. me tornei carnal, entende irmão. Não convem nem contar tudo. Mas, me tornei carnal . Só que tenho buiscado Como Paulo disse: "o que quero eu nao faço e o que nao quero ,isso faço. Este tem sido o Wallace que escreve aqui. Desejo do fundo de minha alma o bem e a santidade, mas tenho perdido.
te ouso a perguntar denovo se ainda assim desse jeito, Deus tem uma benção para mim. espero ainda por sua ajuda aqui e já me sinto feliz com suas palavras. és abençoado em Cristo. Uma boanoite e que Deus te ilumine mais com a benção e unção.
Moro em Manhuaçu e gostaria de mais em breve saber mais de voce, sua cidade e sua congregação.Amém e a paz do Senhor jesus .Wallace R.

Gustavo disse...

Amado irmão,normalmente nos tornamos escravos de coisas que pela repetição,já se tornaram um hábito em nossa vida.Maus hábitos são uma porta aberta ao fracasso,como bons hábitos são a chave do sucesso.Li sobre isto esta semana,e aprendi que apenas um hábito pode dominar outro hábito.
A alguns anos atrás em uma reunião com obreiros um Pastor nos disse algo que nunca esqueci:
-"Nada muda se eu não mudar primeiro;uma das definições de loucura é: agir da mesma maneira e esperar um resultado diferente".
Portanto irmão, crie hábitos diferentes daqueles que tem sido um "espinho na carne"para você.
Não será fácil, mas, não desanime, porque lá na frente você verá o quanto valeu a pena.
Quanto a minha cidade,moro em Timóteo-MG ;não estamos muito longe;estou caminhando à 16 anos na presença do Senhor,e amo a Palavra de Deus.
Que Deus te abençoe e te dê forças para vencer essa batalha.Estaremos orando por você.

Unknown disse...

Irmão Wallace, sou Mateus do Blog também, estou tomando a causa do irmão também, não deixe de ler e comentar e sempre que quiser falar converssar nos procure no blog, as vezes desabafar ajuda, e uma coisa digo, esse desejo de abandonar o pecado, ainda que sem sucesso, não vem de você, só o ES opera isso, a pessoa quando não tem mais geito, fica depravada, nem sente vergonha do que faz, e "...chama a escuridade dia..." e "...o bem mal..." só de o irmão procurar um site evangelico, pra pedir ajuda já é um sinal de desejo de mudança de vida, a minha proxima postagem é sobre essa experiencia que o irmão tem passado, e que muitos passam hoje e muitos já passaram e se levantaram.

Aline Lucena disse...

A Paz do Senhor! Primeiramente gostaria de agradecer ao irmão Gustavo pela oportunidade de conhecer este bolg,desde já me sinto bem ao ler estes textos de estudo biblíco, essas mensagens,que com toda certeza tem sido direcionadas pelo Espírito Santo, sendo canal de bençãos a todos nós,que Deus continue abençoando vcs colaboradores, pois esta obra maravilhosa tráz esclarecimento e motivação.

"Muitos são chamados,mas poucos escolhidos"
Mateus 22-14.
essa é a diferença em vcs...........são escolhidos.

aaaa Deus abençoe esse rapaz de Manhuaçu, Wallace.

Rogério Kevin Alvez disse...

muito boa a mensagem. Tem irmãos que precisam ler isso .

Anônimo disse...

maravilhosa essa palavra. Tenho na minha igreja duas pessoas que precisdam ler e meditar nisso.Obrigado por essa abençoada contribuição. Elvécio .