sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Animais da Arca de Noé

IGREJA = O MELHOR LUGAR PARA SE VIVER

No livro de Gênesis encontramos uma das histórias mais conhecidas da Bíblia, pela grande maioria das pessoas: O DILÚVIO E A ARCA DE NOÉ (Tema até mesmo de muitas canções infantis).

Só que para muitos é apenas uma história, mas o Espírito Santo tem revelado ao povo de Deus, aquilo que vai além da história , que é o PROFÉTICO.

CRONOLOGIA DO DILÚVIO:

- Início da chuva = dia 17 do 2ºmês (Gn.7:11).

- Choveu 40 dias (Gn.7:17).

- 150 dias de águas sobre a terra (v.24).

- Arca repousa no monte Ararate (Gn.8:4), no dia 17 do 7ºmês.

- Águas começam baixar(Gn.8:5) no dia 1º do 10º mês.

- Noé abre a janela da Arca e vê a terra secando(Gn.8:13) no 1º dia do 1ºmês do ano seguinte.

- A terra estava seca (Gn.8:14) no dia 27 do 2º mês.

Portanto, viveram dentro da Arca por aproximadamente 1 ano.

Agora imagine viver 1 ano dentro de um navio com 8 pessoas(a rotina de ver essas mesmas pessoas o tempo inteiro),cuidando de centenas de animais;imagine a sujeira para limpar, o trabalho para alimentar...será que não havia às vezes problemas de relacionamento?!!!

Com certeza havia problemas ali dentro,mas havia um grande diferencial:

Do lado de fora = Só havia MORTE

Do lado de dentro = Havia VIDA , ou seja, estava muito melhor do que do lado de fora.

ARCA DE NOÉ = SÍMBOLO DA IGREJA

A Igreja também é para nós hoje o melhor lugar para se viver, embora às vezes surjam “ problemas” e algumas “pequenas dificuldades”, está milhares de vezes melhor que no mundo,onde as pessoas estão morrendo sem Salvação.

A Igreja é onde o Senhor tem nos dado a oportunidade de transformação, mudança e Salvação, diante de nossas fraquezas e defeitos.

Veja com os olhos da fé o Dilúvio: Quanto mais a chuva caía,havia destruição e morte, e ao mesmo tempo as águas subiam e a Arca ficava cada vez mais próxima dos montes.

Assim também hoje: Quanto mais o pecado destrói o mundo, mais próximo estamos do Céu; os sinais anunciam que em breve Jesus voltará para buscar sua Igreja.

OS ANIMAIS DA ARCA:

A Bíblia sempre usou muito a figura de animais comparando-os ao comportamento humano: ovelhas e bodes, águia,pelicano no deserto...e tantos outros mais.

Portanto, seguindo este modelo bíblico, imaginemos alguns animais que poderiam estar na Arca, comparando com o comportamento humano, descobrindo alguns tipos de crente que estão em nosso meio:

-LEÃO, ONÇA (e outros felinos selvagens) = Predadores violentos e carnívoros.Representa o crente carnal, sem domínio próprio,bravo demais, não leva “desaforo pra casa”, sem humildade.

- URSO = Mata com um abraço. Tipo do crente invejoso (falso amigo). Frio e calculista.

- BODE/CABRITO = Animal aventureiro(sobe morros) , solitário, come tudo que encontra (papel,plástico,mato...).Simboliza o crente aventureiro,sem discernimento,não separa o santo do profano.Para este, igreja e mundo é a mesma coisa.

JUMENTO = Empaca. Tipo do crente pirracento.

CAVALO = Dá patadas;ignorante,dá mal resposta em tudo.

COELHO = Caracterizado pela esperteza.É aquele caloteiro, mal pagador,que usa o nome de crente para benefício próprio,para enganar...

PAPAGAIO = Repete mais ou menos tudo que escuta. É o fofoqueiro.

JAVALI/PORCO= vive na sujeira,no pecado...

CAMALEÃO = Muda de cor conforme o ambiente.Este é muito interessante;na igreja canta,carrega bíblia,etc...fora dela bebe,fuma, participa de conversas imorais,etc...

CAMÊLO = Meses sem beber água.É aquele que passa dias sem ir à Igreja e acha que está tudo bem.Vai só Domingo ,que vale pra semana toda.

PAVÃO = símbolo do vaidoso, que gosta de aparecer.

BOI = Feito para servir ao homem.É aquele que quer agradar às pessoas e ao mundo, mesmo que isto implique em desagradar ao Senhor.

TAMANDUÁ = língua enorme; destrói o formigueiro com as unhas. Símbolo do fofoqueiro e caluniador.

Poderíamos citar muitos outros,mas paramos por aqui para que possamos entender que um dia o Senhor Jesus também nos trouxe para Sua Presença , com todos os nossos defeitos; nos aceitou, e hoje nos transformou em “OVELHAS DE SEU REBANHO”

Como ovelhas: Somos pastoreados pelo “BOM PASTOR”

-Vivemos no rebanho (fazemos parte do Corpo de Cristo, em unidade e comunhão).

- Nâo é um animal carnívoro: ou seja, não somos dominados pelos impulsos da carne, que levam ao vício, adultério, e tantos outros males.

- Temos um Pastor que nada nos deixa faltar,que nos faz deitar em pastos verdes, que passa óleo (Seu Espírito Santo) em nossa cabeça,que nos leva as águas de descanso,que passa conosco no vale,que nos direciona com seu cajado..que cuida de nós a cada instante.

Quem sabe você se enquadra em algum dos exemplos citados! Não se preocupe , ainda há tempo de clamar À Deus por uma TRANSFORMAÇÃO.

Porque Deus FORMA, o diabo DEFORMA, a religião REFORMA, mas SÓ JESUS TRANSFORMA.

Gustavo Rodrigues

Um comentário:

Eduardo disse...

nunca foi pregado neste angulo sobre a arca de noé,pelo menos que eu saiba. muito bacana de vardade.