quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A Justificação

Paz de Deus a todos irmãos em Cristo;

O assunto de hoje é sobre justificação, onde iremos tratar da maneira que os escribas e fariseus procuraram acusar a Jesus e como se deu a ação de Jesus em contra partida. Sugiro aos irmãos a lerem os capítulos 3 e 4 de Gálatas para maior compreensão.
João 8:3 a 6

3  Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos,
4  disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. 
5  E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? 
6  Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo. 

Irmãos a Lei dada ao povo temporariamente até que viesse a fé em Jesus como vemos em Gálatas 3:24  

"De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé."  

Mas acontece que a Lei não justificava ninguém diante de Deus Gálatas 3:1, apenas foi adicionada por causa das trangressões, para que o homem pudesse ser perdoado, transferindo sua culpa para o animal sacrificado, mas justificados mesmo somente pela fé, "...mas o justo viverá da fé..."; Irmãos essa Lei era pesada de modo que se você tropeçasse em um ponto da Lei, ela estava quebrada, era impossível, de modo que o Salmista diz anos após a lei: "Não há um justo, não há um justo sequer...", ou seja ninguém conseguiu se Justificar pela Lei, pois "...todos pecaram...", mas quando veio então a fé em Jesus podemos ser justificados, por que? Ora não porque somos bons, não erramos mais depois que conhecemos a Jesus, mas porque temos um advogado. Vejamos no exemplo da mulher adúltera.

Os escribas e fariseus a trouxeram pois a apanharam no ato, ou seja, ela era culpada sim, errou e era totalmente responsável sobre seu erro, e certamente morreria segundo a Lei: "Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera." Levítico 20:10, Os fariseus sempre acompanhavam a Jesus aonde ele estivesse ensinando, então eles sempre ouviram a mensagem de Jesus, a sua mensagem de perdão vejamos alguns trechos ditos por Jesus: "O filho do homem veio salvar o que se perdeu...", "eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.". Ou seja, a acusação dos fariseus era totalmente contraria às palavras do Senhor Jesus.
Quando os fariseus e escribas dizem que aquela mulher deveria ser apedrejada a estratégia deles era acusar a Jesus da seguinte maneira:
  • Se Jesus disser que ela não deve ser apedrejada pois Ele veio para salvar, os fariseus o acusariam de quebrar a Lei e o matariam;
  • Se Jesus disser que ela deve ser apedrejada, eles escarneceriam dizendo: "você não veio para salvar, não veio para justificar, perdoar, trazer arrependimento, mas nem conseguiu salvar esta mulher"

Então irmãos, tudo ali dependia da resposta de Jesus a eles, a vida daquela mulher dependia de Jesus, ela estava errada, era culpada sim, mas Jesus veio para salvar, então Jesus abre a sua boca e diz aquelas palavras maravilhosas de João 8:7 "...Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra.". E nos diz a palavra que eles saíram um após um acusados pela sua própria consciência. irmãos vemos aqui o papel de Jesus como advogado, aquela mulher não tinha nada em sua defesa, nada que a pudesse livrar, nada que pudesse justifica-la, mas então apareceu Jesus, a palavra nos recomenda não pecar mas "...Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo" 1 João 2:1, Jesus quis ensinar a eles algo que eles não entenderam, não existe ninguém justo por si mesmo, não existe homem em condição de condenar outro homem, não existe homem perfeito, eles não eram perfeitos.

Irmãos, os escribas interpretavam a Lei literalmente mas deixaram passar detalhes importantes, vejamos o caso de Davi, ele era Rei, a responsabilidade dele diante de Deus e da Lei era muito mais pesada, Davi adulterou, segundo a Lei ele era digno de morte, mas Deus enviou um profeta dizendo que ele não morreria, e que ele seria perdoado("...o Senhor traspassou o seu pecado..."), o povo de Israel tinha este maldito costume de querer apedrejar no mesmo instante o pecador, eles se esqueciam da sua condição de pecador, aquela mulher era adultera, mas não adianta, qualquer pecado quebrava toda a Lei, existem consequências com pesos diferentes, mas qualquer pecado quebra a Lei, eles se esqueciam de que também eram tão pecadores quanto àquela mulher. Ou seja sempre houve a misericórdia onde a Lei não poderia salvar.

Vemos então irmãos, que a Lei não pode salvar o homem, as obras não podem, não adianta, se eu faço caridade, visito enfermos, viúvas, encarcerados, se não alcancei a Fé em Jesus, e somente nEle, não estou sendo Justificado diante de Deus. E não há outro nome, "debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos." Atos 4:12, entendendo então que só o nome de Jesus salva, o de Maria não salva, o de Tiago, Pedro, João, Antônio, Buda, Bento, João Paulo, Cicero, Maomé, Kardeck não salvam...


Aleluia! Jesus é o nosso Advogado, que nos justifica, quando erramos somos culpados sim, mas "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça." 1 João 1:9
Você errou? Pecou? Isto está te incomodando? Você se sente um derrotado? Não temas irmão pois: "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;" Romanos 5:1, essa acusação que vem na sua mente não vem do Espirito de Deus vem do adversário, ele é quem acusa, pode ficar em paz com Deus, pois Jesus veio salvar, veio trazer ao arrependimento.

Mateus de Souza Morais