quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

INTIMIDADE COM DEUS

(mensagem)

ÊXODO 33:17: “Então disse o Senhor a Moisés: Farei também isto, que tens dito; por quanto achaste graça aos meus olhos; e te conheço por nome”.

Intimidade com o Senhor vai muito além de conhecê-lo. Os servos mencionados na Palavra de Deus que tiveram essa experiência de grande intimidade com o Senhor, foram vencedores. Abraão era tão íntimo com o Senhor que Deus o chamou de amigo.

Jó era um servo que tinha intimidade com Deus. Só esta intimidade poderia permitir o diálogo com Deus. Moisés já nasceu sob uma sentença de morte, mas Deus zela por seu projeto. Moisés cresceu nos palácios do Faraó, mas sempre amou ser hebreu,ao ponto de defender um hebreu matando um egípcio, e teve que ir para o deserto e lá ficou por muito tempo,até que Deus o chamou e falou com ele na sarça ardente,e,ali,Moisés começa a conhecer mais perto o Senhor Deus de Israel.

O Deus que Moisés passava a confiar e ter intimidade usou Moisés com sinais e maravilhas no meio do povo,e a palavra diz que “nunca houve em Israel profeta algum como Moisés,que Deus conhecera cara a cara,nem semelhante em todos os sinais e maravilhas” (Deut.34:10)

E falava com Moisés face a face como qualquer que fala com seu amigo. Era assim que o Senhor via Moisés, como amigo. Você pode ter e viver essa benção. Sirva ao senhor em temor e santificação na obediência e fidelidade, pois Ele assim lhe dirá: “não te chamo mais servo, mas,AMIGO”.

Não era o Deus distante,que apenas de vez em quando se lembrava de falar com ele, mas era um amigo íntimo de todas as horas e momentos, a ponto de dizer “ se a tua presença não for comigo,não faças subir daqui.Irá à minha presença contigo para te fazer descansar”.

Moisés não andava sem a presença de Deus,sem seus conselhos. É o que o Senhor quer de mim e de você, INTIMIDADE, convivência. Sempre desejamos estar com a família, amigos,colegas, não é mesmo? E com o Senhor de sua vida (se Ele assim for)?
Certa vez o Senhor disse: “ com Mirian e Arão eu falo com visões, mas com Moisés eu face a face”,o que quer dizer,com total intimidade,você fala e eu,o Senhor,respondo.
Quando Deus manda Moisés subir ao monte (Ex.19:21) para que ali ele pudesse falar, manda Moisés marcar os termos do monte, para que o povo não ultrapassasse os termos, porque senão morreria,. No salmo 25:4 diz: “os segredos do Senhor são para os que o temem”. E o povo não temia quando murmurava,quando questionava as ordens do Senhor,quando sentia saudade do Egito... Por isto não podiam transpor os limites do monte.

O monte ali, fala de nossa caminhada ao céu. Cada subida é ao lado do Senhor, pois sem ele a nossa tendência é descer. Na nossa caminhada, devemos transpor os limites do monte, ou seja, buscando,orando, consagrando,madrugando, buscando se fortalecer e entender mais do senhor. “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor...” Oséias 6:3.

E se o cansaço vier, temos uma promessa: “ contigo irá minha presença para te fazer descansar”.
Moisés podia transpor esses limites,porque tinha temor,era amigo,tinha intimidade com Deus.
Ter intimidade com Deus é exatamente isto: transpor os termos do monte e ir mais além!
Estar no culto não é ter intimidade com Deus; ter intimidade com Deus é estar envolvido com o culto,ter comunhão, diálogo,confiança e satisfação.
Um amigo só pode ser íntimo quando confia totalmente nele,quando chora com ele,quando ama... Quanto mais se fala com Ele, mais Ele nos conhece e mais íntimos nos tornamos.

“já não vos chamais servos, mas amigos.”

A paz do Senhor Jesus!

Gabriel Felipe M.Rocha

2 comentários:

Anônimo disse...

pastr sou seguidor do palavra a sério...
queria um estudo sobre a doutrina do setimo dia...
agradeço...

Gabriel F. M. Rocha disse...

caro leitor, é com enorme prazer que poderia fazer tal estudo, mas preciso que você especifique mais sobre a "doutrina do sétimo dia". Por acaso está se referindo à doutrina do "guardar o sábado" ?

ESTAREI ATENTO
ABRAÇO.