domingo, 20 de maio de 2012


Porque  5  Pedras?
(I Samuel 17:40)
Se Davi só precisou de uma pedra para derrubar Golias, porque ele pegou 5?
Possíveis argumentos:
- Será que ele fez previsão de erros do tipo  “... se eu errar a 1ª, tenho mais 4...”?
(Se assim fosse com certeza ele pegaria muito mais de 5 pedras!)
- Será que ele se achou muito bom:  “- não é possível que em 5 eu não acerte, pois sou muito bom nisso!”
Resposta: Nenhum dos argumentos acima, pois a Bíblia não comporta suposições e tentativas; toda a Palavra de Deus é profética e revelada. Em cada fato há um ensino para nossa vida espiritual.
Por ser um homem segundo o coração de Deus, Davi foi movido pelo Espírito de Deus à pegar àquelas 5 pedras, mas nem mesmo Davi tinha consciência do porquê 5.Ele não calculou nada , simplesmente desceu ao ribeiro, pegou as pedras e foi ao campo de batalha.
1º Grande ensino: Onde Davi pegou as pedras?
PEDRAS = Simbolizam as armas espirituais  (“Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas” - 2 Coríntios 10:4)

Não foi no chão, mas no ribeiro, mostrando que as armas espirituais se alcançam na profundidade.

1ª Batalha = O  Gigante Golias
O texto bíblico dá ênfase ao tamanho e à força de Golias.
No campo espiritual representa a 1ª grande batalha à ser vencida; a batalha contra a CARNE.
Contra a carne se luta à distância: se Davi travasse uma luta corpo-a-corpo (técnicas de Jiu-jitsu , ou da arte marcial Israelense chamada Krav-magá) com certeza ele seria morto; primeiro porque ele não tinha treinamento militar,ao contrário de Golias, que era especialista em táticas de combate.
Tem coisas que a Bíblia nos orienta à fugir(I Cor.6:18 ;10:14; ITim.6:11).
Esse é o erro de muitos, pois acham que por terem um título, uma função, um cargo na Igreja, nunca irão cair, e se acham no direito de brincar com a carne, e acabaram se envolvendo em adultério, negócios ilícitos,etc...
Carne se vence de longe, é sem contato, é com jejum e oração.
O tempo passou, Davi cresceu... e chega o momento de profeticamente usar as outras 4 pedras:

“Tiveram mais os filisteus uma peleja contra Israel; e desceu Davi, e com ele os seus servos; e tanto pelejaram contra os filisteus, que Davi se cansou.” (2 Samuel 21:15)

Veio o esgotamento, e os filhos de Golias se levantam contra Davi.
Foram exatamente mai 4 gigantes:
ISBI-BENOBI:  E Isbi-Benobe, que era dos filhos do gigante, cuja lança pesava trezentos siclos de cobre, e que cingia uma espada nova, intentou ferir a Davi”( 2 Samuel 21:16)

SAFE:  E aconteceu depois disto que houve em Gobe ainda outra peleja contra os filisteus; então Sibecai, o husatita, feriu a Safe, que era dos filhos do gigante” ( 2 Samuel 21:18)

GOLIAS: Esse tinha o mesmo nome do pai. Houve mais outra peleja contra os filisteus em Gobe; e El-Hanã, filho de Jaaré-Oregim, o belemita, feriu Golias, o giteu, de cuja lança era a haste como órgão de tecelão” (2 Samuel 21:19)

SEM NOME: 6 dedos em cada mão e pé. Houve ainda também outra peleja em Gate, onde estava um homem de alta estatura, que tinha em cada mão seis dedos, e em cada pé outros seis, vinte e quatro ao todo, e também este nascera do gigante” (2 Samuel 21:20).

“Estes quatro nasceram ao gigante em Gate; e caíram pela mão de Davi e pela mão de seus servos”.
(2 Samuel 21:22)

Profeticamente, Davi usou as 5 pedras.Assim também amados leitores,as batalhas na vida do servo de Deus são constantes,por isso devemos encher nosso alforje (nosso coração) com as armas espirituais (através da  oração, louvor, jejum, busca ao Senhor pelas madrugadas, leitura e consulta à Palavra de Deus) para que assim,quando vier  a prova, teremos “pedra no alforje”.

Gustavo Rodrigues

6 comentários:

DINA ALVES disse...

Excelente estudo vou aplicá-lo em minha vida e passar para outras pessoas.
Deus abençoe.

Unknown disse...

Muito claro e revelador esse pequeno estudo. Amei!

Unknown disse...

APDS!Parabéns muito bom estudo que Deus continue te usando assim!!

Anônimo disse...

muito obrigado pela sua dedicação aos ensinamentos da jeova,pois anda ontem no meu ensino me pergutaram ,por que davi apanhou cinco pedras ,se ultizou apenas uma.no momento nao soube responder,mais assim que acabou os estudos corrir para saber sobre o assunto.e pela graças do senhor jesus achei o que estava procurando.DEUS o abencoe e lhe guarde.amem

Unknown disse...

Bom mas não quer disser muita coisa simplesmente ele pegou 5 pedras porque não era à primeira vez que ele faria isto é só

Anônimo disse...

Creio q a última não seria a consulta a palavra mas o clamor pelo sangue de Jesus...sem desmerecer q a leitura da Palavara de Deus e o princípio pra aprendermos tudo isto.