quinta-feira, 14 de junho de 2012

NÃO SE TURBE O VOSSO CORAÇÃO


NÃO SE TURBE!
EVANGELHO SEGUNDO JOÃO
(CAPÍTULO 14, VERSÍCULO PRIMEIRO E SEGUNDO)

“NÃO SE TURBE”. É a primeira frase que Jesus usa antes de pregar suas palavras de ânimo para seus discípulos. Por quê ? Porque ,a pouco tempo, tudo estaria já vencido,tudo está vencido. Não há mais temores! “Não temas”! Diz o Senhor nosso Deus 365 vezes em sua Palavra(em toda a bíblia). Ou seja,é um “não temas” que o Senhor nos fala a cada dia, pois tudo ,como disse a pouco,está já vencido.
·         “SE” – as preocupações e as aflições são geradas em nossos corações  humanos e limitados (descrente as vezes). Somos nós quem devemos vencê-las, é uma atitude nossa: “não se turbe”,foi um pedido do Mestre,sejamos obedientes. Devemos crer e não se turbar. A fé nos foi dada pela graça, devemos usá-la constantemente.

·         Jesus nos pede para não nos turbarmos ,mas Ele mesmo é quem nos mostra o caminho para sermos vencedores: “credes em Deus e também em mim”. Basta crer! A fé é um recurso da Eternidade  que nos é dada por Deus para ser usarmos em nosso caminho diário rumo ao céu .


·         Jesus ,mediante o medo e a desesperança dos seus,se coloca como uma garantia ,uma nota promissória  para aquela situação abismática da alma.Note: “Não se turbe[...] Creia em Deus e também em MIM...”

Precisamos entender que ,como Paulo escreveu, somos mais que vencedores naquele que nos amou. O senhor se doou em nosso favor, ele foi a garantia nossa revelada por Deus mediante a nossa dívida e desespero da alma. O que é a aflição do dia-a-dia mediante tanta Glória que nos é revelada em Jesus? Ele venceu a morte, isso nos basta.

·         “TURBE”- no original grego está ligado ao verbo “tarasso” que corresponde a “agitar” e também a “turvar a água” (sujar a água). Interessante,vejamos:

·         Se colocarmos o versículo de acordo com os termos correspondentes no original,teria a seguinte forma: “não agite seu coração,tenha fé em Deus e em mim”. Estar em Deus é estar em paz. Não há negociação nisso. Quem vive salvo na graça e anda em fé  pode até sentir tremores,mas nunca será abalado.

·         Jesus disse nesse mesmo texto:

“tenha fé em Deus e também em mim” – Tenha fé no Pai que é dono da fé e da graça e tenha fé em mim que sou o alicerce e a garantia de tudo isso e jamais se turbe (ou se abale) pois o Espírito Santo é o Consolador presente. Aleluia !

Curioso que esse mesmo termo (tarasso) está ligado a “sujar”, “turvar a água”.  Ao nos dar a fé e, por fim, a paz,o Senhor (com o sangue da cruz) purifica o nosso ser e nos faz “nascer da água” que é a lavagem total no nosso ser e também é o refrigério do Espírito Santo. Tendo considerando isso,ao darmos lugar para os nossos problemas e sentimentos (terrenos) ,nós turvamos essa água em nosso ser e, por conseqüência, perdemos a paz e falhamos na fé. Não sujemos essa água em nós. Persistamos na fé.

A palavra de Deus nos diz que sem fé é impossível agradar a Deus,certo? E nos diz também que sem santidade ninguém verá a Deus,correto?  Não vamos deixar o nosso coração se sujar com a preocupação, com a impaciência, com a ira, com os ciúmes,com o desesperos,etc. Tudo isso faz parte da vida terrena do ser humano, mas, nós que um dia fomos feitos limpos pela palavra,não precisamos perder a benção. Devemos crer somente e continuar a jornada.

Um dos sentimentos que atingia o íntimo e o intelecto dos discípulos de Jesus era a dúvida: “Senhor,nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho”? (João 14:5).

A dúvida deixa turvado o espírito porque o verdadeiro homem de Deus caminha é pela fé e não pela vista. É pela revelação e não pela razão.

Há uma promessa a ser conquistada.: “Na casa de meu Pai há muitas moradas”[...].

O Senhor é fiel e sua palavra não tem volta. Ele foi bem enfático e seguro: “na casa de meu pai muitas moradas...”

Deus nos chama para sua obra e não deixa nenhuma condição de dúvida. Esse “há” é uma afirmação e está no presente. Não “houve” e não  “haverá”, mas simplesmente “há”. Como dissemos no início,está já tudo preparado, tudo foi vencido. Nossa vitória já existe, nossa luta já foi vencida.  Hoje o Espírito Santo está presente no nosso meio para garantir essa afirmação e nos deixar a par da vontade de Deus até o dia em que chegaremos às “Muitas moradas”.

“Portanto, meus amados irmãos, sede fortes e constantes ,sempre abundantes na obra do Senhor,sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Cor 15:58).

Dedico esta mensagem de forma muito especial à:

Bianca Brisa Skov,minha esposa.
Altivo G.Rocha e Helenice Bárbara M.Rocha ,meus amados e preciosos pais e, também, a Daniela,Júnior e Alissa;

Mateus e Camila (saudades);

Márcia,Josef,Jéssica,Jenifer e esposo ,o querido bebê Yan,  Bruno , Kátia,Devanir e Odete, meus queridos amigos e irmãos em Cristo.

GABRIEL FELIPE MARTINS ROCHA


Um comentário:

Anônimo disse...

muito bom , edificante e explicita !