sábado, 13 de abril de 2013

MINISTÉRIO E CHAMADO



MINISTÉRIO E CHAMADO

Hebreus 5:4 - “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.”
Atos 20:24 -  “Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus”. 

O chamado ao ministério é uma honra.Começamos nossos dias na presença do Senhor e no passar dos mesmos um anseio crescente foi tomando proporções grandiosas em nosso coração. Ver nossos pastores pregando nos dava um anseio de um estar ali. Fazer mais por cada irmão e irmã em Cristo.
Paulo nos fala de um ministério que recebeu do Senhor Jesus. Sua experiência transcendia a coisa comum religiosa.Nada podia dizer ao contrário a respeito de seu encontro com o Senhor e o fato de ser chamado um vaso nas mãos de Deus para testemunho e anunciação do evangelho da Graça (Atos 21:19 E, havendo-os saudado, contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios).
Ora, temos aprendido nessa Obra do Espirito Santo que o chamado é de Deus e não de homens. Assim, vivemos uma experiência tal como Paulo. Cada um teve a marca do encontro com o Senhor. É inegável. Se esse chamado é de Deus e não de homens e sabendo que Deus não é Deus de confusão sabemos que primeiro devemos a Ele nossa fidelidade e depois a cada ovelha nos confiada nesse ministério (Romanos 11:13 Porque convosco falo, gentios, que, enquanto for apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério; . I Pe 5:2 – “Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele “).

Paulo, expressa que seu ministério e apostolado eram para os gentios. Seu dever era com a palavra de Deus e atendimento ao plano eterno de Salvação. (Atos 21:19 E, havendo-os saudado ,contou-lhes por miúdo o que por seu ministério Deus fizera entre os gentios). 
Spurgeon, um dos maiorespregadores Batista, se referindo a obra do ministério disse:
“Ora, nem todos de uma igreja podem superintender ou governar; alguns têm que ser dirigidos ou governados. E cremos que o Espírito Santo designa na igreja de Deus alguns para agirem como superintendentes, e outros para se submeterem á vigilância de outros, para o seu próprio bem. Nem todos são chamados para trabalhar na palavra e na doutrina, ou para serem presbíteros, ou para exercerem o cargo de bispo. Tampouco devem todos aspirar a essas obras, uma vez que em parte nenhuma os dons necessários são prometidos a todos. Mas aqueles que como o apostolo (Paulo), crêem que receberam “este ministério” [II Co 4:1],devem dedicar-se a essa importantes ocupações.”
            Ainda a respeito do chamado no antigo testamento, servos de Deus, foram separados para ministrarem como profetas de Deus e notadamente assumiram o posto de pastores do povo:

§  Isaías: “A quem enviarei, e quem há de ir por nós...Eis-me aqui, envia-me a mim “ (Is 6:8)
§  Jeremias: “Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei...Então disse eu: Ah Senhor Jeová! Eis que não falar; porque sou uma criança. Mas o Senhor me disse: Não digas: eu sou uma criança; porque aonde quer que eu te enviar, irás, e tudo o quanto de mandar dirás...“ (Jr 1:4-10)
§  Ezequiel: “E disse-me: Filho do homem, põe-te em pé, e falarei contigo... em te enviou aos filhos de Israel, ás nações rebeldes que se rebelaram contra mim, até este mesmo dia... Filho do homem dizei-lhe a minhas palavras“ (Ez 2:1-3; 3:1-4)
Observemos que no novo testamento Deus nos trata como despenseiros dosmistérios de Cristo. Estes são aqueles que tomam conta da propriedade dealguém, e se quiser tomar conta da propriedade de alguém sem o devido chamadodesagradará a dono da mesma (I Co 4:1).
§  Tito recebeu a exigência de só reconhecer como ministros aqueles Tt 1:5 - “...constituísses presbíteros, conforme te prescrevi: alguém que seja irrepreensível..”
§  A Timóteo foi exigido que não se precipitasse a reconhecer alguém como ministro sem que antes houvesse provas do chamado.
I Tm 5:22 – “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice depecados de outrem.”
Deus é soberano e decide o vaso que quer utilizar. Ele não escolhe qualquer vaso, ele mesmo descreve o tipo de vaso escolhido por ele:
II Tm 2:21 - “vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra”
O chamado de Paulo é um exemplo de como Deus escolhe os vaso que usa. At. 9:15 - “Este é para mim uma vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios.”
Ef 4:11 – “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres,”
Colossenses 4:17 E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.

Deus é quem chama e constitui seus verdadeiros pastores dando-os a suas igrejas comissionando os para um excelente ministério. O chamado é Dele e para Ele. Nenhuma Igreja como denominação pode ir contra esse chamado nem mesmo ela por si mesma pode desqualificar esse chamado correndo o risco de ir contra a palavra de Deus. Cremos sim que o pastor dentro da sua denominação pode sim ser chamado e ou censurado pelo presbitério e ou convenção na medida que deve ser corrigido em seus atos pastorais quando trazem prejuízo para o rebanho do Senhor e ou até mesmo amparado nas suas necessidades. Em certo texto escrito por alguém (não tem a identificação) achamos a seguinte afirmação:  

“O não atendimento das orientações do Senhor dadas pelo seu corpo caracteriza o insubordinado e desordenado impedindo-o de permanecer no corpo.”

É evidente que aqui há uma incoerência, pois não é o corpo que ordena, mas sim o cabeça e este é Cristo. As orientações do Senhor estão determinadas na palavra de Deus.O corpo as administra e vive por elas doutrinariamente. Veja bem e se estas orientações forem contrárias a palavra de Deus? Contrárias a sua graça e misericórdia?  O que se faz? Então somente a palavra de Deus pode determinar orientações seguras para o servo. A igreja romana agiu da mesma forma no passado e no presente onde o governo papal e de seus bispos tem o mesmo poder para determinar os rumos da Igreja e ainda pior dá a este governo humano a autoridade até superior a palavra de Deus, pois suas determinações por muito suplantam determinações da Bíblia.
 O pastor foi chamado pelo Senhor e não pela vontade humana de uma denominação embora,sabemos que isso acontece muito mas aqui tratamos de chamado de Deus. Talvez dentro dela, mas, pelo Senhor. O Senhor deu seus pastores à Igreja. Tirou do meio do rebanho e os apresentou a este um dia. A negação desse chamado só pode ser feito pelo próprio pastor seja por sua negligência, por causa de pecado seu ou recusa em atendimento a determinação da palavra de Deus o que em si é também uma negligência. Esses assumem um grave peso sobre suas almas e aí sim devem ter repreenda da Igreja quanto mais do Senhor.Outra vez o escritor do texto citado acima escreve:

“A ordenação é feita no propósito de unidadepara que os momentos de vacilação do homem o conjunto mantenha o equilíbrio. OPresbitério é o conjunto que não quer e não aceita as determinações da mente eda carne antes vive e prega as decisões por fé embora mais difíceis...”  

Aqui nãopodemos discordar embora saibamos que o presbitério e outras convenções écomposto por homens falhos (ninguém é perfeito) também e se é composto porhomens falhos pode falhar. Aqui então invocamos novamente a palavra de Deuscomo regra de segurança fundamental para que não sejamos transtornados na nossafé. Em tempo lembramos a experiência papal onde esse assumiu tal grandeza queum dogmas católicos reza que o papa como representante de Deus sobre a terranão falha (dogma da infalibilidade papal).

 João 10:12 Mas o mercenário, e o que não épastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge;e o lobo as arrebata e dispersa as ovelhas.
II Corintios 6:3
 Não dando nós escândalo em coisa alguma, paraque o nosso ministério não seja censurado;
            Resta nos o conselho:
At20:28 - “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos [pastores], para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.”
O verdadeiro ministério deve vir de Deus e não da parte dos homens Gl 1:1 – “Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,”
Spurgeon disse: “Não entre no ministério se puder passar sem ele “ – “...A Palavra de Deus deve se um fogo em nossos ossos, do contrário, se nos aventurarmos ao ministério, seremos infelizes nisso, seremos incapazes de suportar as diversas formas de abnegação que lhe são próprias, e prestaremos pouco serviço àqueles aos quais ministramos”.
O pastor deve se identificar como:

§  Alguém que tem o chamado interior da parte do Espírito Santo e o chamado reconhecimento exterior da igreja, e que foi devidamente consagrado para proclamar o evangelho; (At 13:2-4);
§  O Pastor deve se-lo(apascentador) pelo Espírito Santo para pastorear a Igreja de Deus. (At 20:28; I Pe 5:1-4; Ef 4:11))
§  Ele tem uma comissão sublime e de alta responsabilidade: Pastorear o rebanho de Deus (I Pe 5:2)
§  Ele é o guia do rebanho, e o guia basicamente através da pregação da Palavra (Hb 13:7)
§  Ele vela pelas almas orientando-as e alertando-as pela pregação oda Palavra (Hb 13:17)
§  Quem tem um alvo: Uma igreja plenamente madura servindo de todo coração ao Senhor. Alguns trechos acima do trabalho do PR. JOSÉ LAÉRTON(IBR EMANUEL – 30/abril/99)

Pastor David/ ICM -Caratinga-MG, 12 de abril de 2013

Um comentário:

Otacílio Gandra disse...

Eita, mensagem boa demais!!! Parabens. Otacílio Gandra Filho