segunda-feira, 2 de abril de 2012


A PÁSCOA – Parte 1
Como em todas as festas “religiosas” já é esperado algum artigo sobre elas, daremos início a um estudo dividido em 3 partes sobre a Páscoa.Nesta 1ª parte abordaremos o Velho Testamento; na 2ª o Novo Testamento; e na 3ª uma abordagem sobre os dias atuais.

A Páscoa é uma festa Judaica que marcou a saída de Israel da escravidão no Egito.
Quando Deus envia as 10 pragas sobre o Egito, na 10ª praga o “anjo da morte” passaria sobre o Egito, e em todas as casas morreria o filho primogênito, exceto nas casas que estavam com a “MARCA  DO SANGUE DO CORDEIRO” na verga e nos umbrais da porta.
Páscoa no hebraico é pessach que significa passagem ou passar por cima: "...é a páscoa do Senhor" (Ex.12:11), "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios..." (Ex.12:23), "É o sacrifício da páscoa ao Senhor que passou por cima das casas dos filhos de Israel..." (Ex.12:27).
A festa começa com a morte de um cordeiro como oferta pelo pecado (Ex.12:2,6), no dia 14 do mês de abibe (Lv.23:15; Ex.13:4).
Toda a família deveria se reunir, e comer um cordeiro com pães asmos (sem fermento) e ervas amargas. Deveriam também estar com os lombos cingidos , sandálias nos pés e cajado na mão (com roupa de viajem), ou seja , prontos para a partida.
A ordem normal/natural seria o povo festejar depois que saíssem do Egito, mas Deus orientou que festejassem antes de saírem.
Este é um princípio Bíblico poderoso, mas pouco compreendido pela maioria dos crentes, pois nos ensina exercitar nossa Fé: Já agradecer ao Senhor antes de acontecer.
Agradecer depois de receber, até o ímpio faz isso: ele compra um carro, uma casa,passa no vestibular... e diz  “...graças à Deus...”
E foi este princípio que o Senhor revelou ao apóstolo Paulo ao escrever que em Cristo somos “MAIS QUE VENCEDORES”. O mais que vencedor é aquele que antes de ir para a guerra já agradece pela certeza da vitória, e por isso ele nem vai, pois o Senhor peleja por ele.
Glorificar à Jesus antes de alcançar o que tem pedido é só para servo(a) de Deus.

O significado profético da Páscoa:  Assim como um cordeiro foi sacrificado no dia da páscoa para a libertação dos judeus do Egito, Cristo foi sacrificado para a libertação dos nossos pecados: "...Ele salvará o seu povo dos pecados deles" (Mt.1:21); "...pelo seu sangue nos libertou dos nossos pecados" (Ap.1:5); "...Cristo, nosso cordeiro pascal, foi imolado" (I Co.5:7).
O sangue do Cordeiro foi, e continua sendo o único meio de Salvação.

Gustavo Rodrigues Gonçalves

Nenhum comentário: