quinta-feira, 12 de abril de 2012

“O PECADO QUE HABITA EM MIM” 1


Olá, leitores do Palavra a Sério! Conforme disse na postagem anterior ‘QUEM VIVE EM MIM’ http://palavraserio.blogspot.com.br/2012/04/quem-vive-em-mim.html , trouxe hoje uma continuação desse estudo com base em Romanos 7:17.

“Neste caso,quem faz isto já não sou eu,mas o pecado que habita em mim”. (bíblia Shedd)

Romanos 7: 17 o pecado ainda habita no salvo?

Sim, absolutamente está no homem. Ou seja no corpo de toda a raça humana. E por mais que a pessoa tente ser justo por causa da carne ,será uma luta cruelmente travada. Porque o corpo não é perfeito, não existe uma forma bíblica para uma pessoa alcançar a plenitude espiritual que teremos na Glória enquanto estiver com um corpo carnal. Isso é impossível! Mas, o fato é: precisamos almejar a santificação e isso é com a prática diária.

Mesmo que tenhamos a fé em Jesus Cristo, e nos batizarmos com a água, e sermos confirmados e selados com Espírito Santo de Deus, a necessidade de santificação e mortificação da carne continua. A salvação em Cristo se dá pela fé, mas na santificação do Espírito.

Mesmo assim não escaparemos do pecado que vive no nosso corpo mortal e corruptível.

No corpo do ser humano se encontra tudo que seria contrario aos desejos do Espírito de Deus, por exemplo: Cobiça, inveja, rancor, contenda, ira, magoa, preguiça,ciúmes , ect.


Quantas vezes nos deparamos com o desejo de brigar num momento de ira ? E quantas vezes a mágoa e o ciúme adentra o nosso ser? Bem, muitos já nesses exemplos tentaram não mais assim fazer, porém não conseguem com tanta facilidade. Paulo escreveu sobre isso; ‘o que quero eu não faço, mas o que não quero, isso faço.....miserável homem que sou”!

Pois é exatamente isso que o Apostolo quis dizer: Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem algum;

Continuando ele disse: e com efeito o querer está em mim, mas não consigo realizar o bem.

É realmente chato o crente não querer pecar mas, de repente, peca e comete atos que o deixa muito envergonhado, e por isso voltar a implorar de Deus o perdão.

Queremos então dizer que pecar é normal e deve ser desconsiderado ? De maneira nenhuma ! Ao contrário ! Devemos seguir firmes na santificação do Espírito pela qual não veremos a Deus , garente a Palavra.

“Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço."

Ora, se eu faço o que não quero, já o não faço eu, mas o pecado que habita em mim. Acho então esta lei em mim, que, quando quero fazer o bem, o mal está comigo”.

Pois é, o pecado realmente mora em nossas vidas e dele dificilmente nos escaparemos. O que podemos fazer no entanto é evitar e lutar contra o próprio corpo, é uma batalha sem trégua, porem necessária. Quanto mais lutamos contra o desejo do corpo para não cometermos pecados, mais o moldamos ao desejo do espírito.

TER UM CORPO CARNAL NÃO SIGNIFICA VIVER SEGUNDO A CARNE

“Rogo-vos que, quando estiver presente, não me veja obrigado a usar com confiança da ousadia que espero ter com alguns que nos julgam, como se andássemos segundo a carne. Pois embora andando na carne, não militamos segundo a carne” ( 2Co 10:2 -3).

VAMOS MAIS A FUNDO NESTA QUESTÃO:

"Porque bem sabemos que a lei é espiritual; eu, todavia, sou carnal, vendido à escravidão do pecado" (Rm.7:14).

O reconhecimento de Paulo que foi "vendido à escravidão do pecado" levou alguns a acreditarem que ele se refere nesta passagem à sua antiga vida de incrédulo. Entretanto, qualquer pessoa que comete o pecado se vende ao pecado (I Re.21:20,25; II Re.17:17; Is.50:1; 52:3). Graças a Deus, nós, que somos salvos, fomos remidos ou comprados de volta do pecado pelo sangue de Cristo (Ef.1:7). Porém, ainda se espera "o dia da redenção" (Ef.4:30) que acontecerá no Arrebatamento, um dia no qual nossos corpos serão remidos (Rm.8:23). Até aquele dia, as nossas almas são remidas, mas os nossos corpos permanecem vendidos "à escravidão do pecado", como Paulo diz aqui em Romanos 7:14. Sob a análise microscópica da Lei, até mesmo a carne salva não consegue passar pela inspeção de Tiago 2:10-11 e deve ser lembrado que aqui em Romanos 7 Paulo está descrevendo o que ele experimenta quando se coloca debaixo da Lei de Moisés.

"Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto" (Rm.7:15).

Neste versículo temos que ter cuidado para não atribuir o significado mais comum à palavra "compreender". Geralmente, quando compreendemos alguma coisa, isto significa que a aceitamos, mas este não pode ser o significado aqui, porque se Paulo não permitiu que ele mesmo pecasse, não pecaria! Outro significado secundário da definição da palavra "permitir" é "aprovar". O Senhor disse aos perversos advogados da Sua época: "e aprovais com cumplicidade as obras dos vossos pais" (Lc.11:48), isto é, os seus ancestrais que tinham matado os profetas (Lc.11:45-48). Aqui a palavra "permitir" não pode significar permitir, porque os advogados não tinham nascido ainda e não estavam em posição para permitir ou contestar a permissão das obras assassinas dos seus ancestrais. A palavra "permitir" aqui, obviamente significa aprovar e este também é o significado do nosso texto.

E então Paulo está dizendo que quando ele se coloca debaixo da Lei, ele comete pecados os quais ele não aprova. Ele preferiria fazer coisas boas, mas termina cometendo os pecados que ele odeia. Enquanto alguns observam que isto é evidência adicional que Paulo está falando dos seus dias como incrédulo, nós sugeriríamos que como a maioria dos incrédulos, Saulo de Tarso não odiava seus pecados. Embora seus pecados fossem mais da natureza de orgulho e justiça própria, ele amava-os muito, como os pecadores carnais amam os pecados da sua carne. É o crente que odeia o pecado que ele acaba cometendo e que quer fazer as coisas boas que acha tão difícil realizar debaixo da Lei.
"Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa" (Rm.7:16).

A palavra "consinto" em português significa "ter uma mesma mente". A palavra no grego significa dizer uma mesma coisa. Portanto, Paulo está dizendo que, se quando ele pecar estiver fazendo o que não quer fazer, o simples fato que ele não quer pecar é a prova que ele concorda com a bondade e santidade da Lei.
CONTINUA....


GABRIEL FELIPE M.ROCHA

Nenhum comentário: