quarta-feira, 4 de abril de 2012


A PÁSCOA – Parte 2
A Páscoa no Novo Testamento

Jesus quando se prepara para sua morte, ele convida seus apóstolos (que eram conhecedores de todo ritual das festas judaicas) para  a Páscoa:
“...Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça”(Lc.22:15).
Mas algo nos chama atenção nesta Páscoa estabelecida pelo Senhor Jesus; porque a Páscoa descrita no culto levítico, era caracterizada por três elementos  colocados à mesa: O cordeiro assado, Pães Asmos, e Ervas Amargas.
Mas Jesus, agora coloca sobre a mesa PÃO e VINHO.
Os discípulos poderiam questionar: -“Mestre, o Senhor está mudando a Páscoa que Moisés ensinou....onde está o Cordeiro que deveria ser colocado sobre a mesa?” Mas não  questionaram...
Porque naquele momento Jesus estava estabelecendo um novo pacto, uma nova aliança, porque ELE É O CORDEIRO (Ele assume naquela hora a posição do Cordeiro de Deus), não haveria mais necessidade de sacrificar um animal.
O PÃO que permanece sobre a mesa representa a Palavra de Deus, que permanece; pois a Palavra tanto do V.T. quanto do N.T. se fundem, se completam, pois o projeto é o mesmo, com uma diferença: Jesus substitui as Ervas amargas pelo VINHO.
Porque Ele está falando profeticamente de seu sangue, de seu Espírito Santo, que iria trazer ao homem a Alegria da Salvação no lugar da amargura do pecado.

Gustavo Rodrigues

Nenhum comentário: