sábado, 9 de junho de 2012


VALORIZANDO A PRESENÇA DE DEUS

“A Arca na casa de Obede-Edom”

O grande êxito do reinado de Davi se deve à sua postura quanto a presença de Deus. Sua primeira atitude ao assumir o reino foi trazer a Arca de volta para Jerusalém; pois ele tinha consciência de que se Deus não estivesse presente seu reinado estaria fadado à falência.
Vemos o fim trágico do 1º rei de Israel: Saul que antecedeu Davi; pois em momento algum Saul se preocupou em trazer a Arca para Jerusalém. A Arca da Aliança estava à 20 anos na casa de Abinadabe, e Davi manda buscá-la, mas buscaram da maneira errada,então Davi a deixa na casa de Obede-Edom por 3 meses para se preparar para trazê-la da maneira correta.

Dentro da Arca havia 3 objetos com um forte significado profético:
·         AS TÁBUAS DA LEI = Que foram escritas com o dedo de Deus.
               Representam a PALAVRA DE DEUS PAI
·         UM  POTE COM UMA PORÇÃO DO MANÁ = O pão que caiu do céu para alimentar o povo no deserto.Representa JESUS, o FILHO DE DEUS,  o “Pão Vivo” que veio do céu para saciar a alma do homem.
·         A VARA DE ARÃO = Que floresceu de forma sobrenatural trazendo a direção de Deus ( A Revelação) sobre o sacerdócio. Representa a direção e a manifestação do ESPÍRITO SANTO.
Um símbolo perfeito da Presença de Deus em sua totalidade.

A Trajetória da Arca:
- Após a derrota dos filhos de Eli, a Arca fica 7 meses na terra dos Filisteus (I Sm.6:17)= Passa por 5 cidades trazendo enfermidades, pois trataram a Arca como um troféu de guerra.
- Bete-Semes (I Sm.6:17)= Curiosos morrem por olhar dentro da Arca. A curiosidade descartou o temor. Algo que também tem ocorrido em nossos dias.
- Casa de Abinadabe = A  Arca ficou ali 20 anos e nada aconteceu (I Sm.7:1-2). Quantos nesta hora tem feito o mesmo. Desprezam ao Senhor, não dão mais valor à Palavra, à oração, ao culto,deixaram as coisas do Senhor  virar uma rotina ou apenas um encontro social nos finais de semana, por isso, nada de novo acontece!
- Casa de Obede-Edom (I Cr.13:14) = Ficou lá apenas 3 meses e o Senhor o abençoou em tudo.

OBEDE significa servo, que é o mesmo que escravo, e EDOM denota que este homem tinha alguma ligação com os Edomitas, que eram descendentes de Esaú, sendo estes um povo inimigos de Israel, não bastasse ele era geteu, ou seja, de Gate, a terra de um dos maiores inimigos de Israel, Golias.
Após errar na maneira de transportar a arca, Davi a deixa na casa de Obede-Edom, que nos dá a entender que sua casa ficava próxima à BEIRA DO CAMINHO:
A beira do caminho indicava necessidade, na beira do caminho ficavam os pobres, os mendigos, os coxos, os cegos, os afastados da sociedade, os desertados, os ladrões, as prostitutas. A beira do caminho indica os que não querem envolvimento, compromisso, santidade, vida em abundancia, os que querem viver a sua maneira, a maneira do mundo.
Há outras referências  bíblicas que apontam Obede-Edom como um  coraíta, um ramo da família de Coate (Êx 6.16,18,21; 1Cr 26.1-4; Nm 16.1). Chamavam-lhe geteu porque era de Gate-Rimom, cidade levítica (Js 21.24-25). A arca fora transportada através do deserto por coraítas, pelo que era próprio que ficasse agora entregue aos cuidados de um homem da mesma tribo. O nome Obede-Edom (servo de Edom) sugere que a família tivesse, em alguma época, servido os edomitas como escravos.

A VIDA DE OBEDE-EDOM APÓS A ARCA:
 Ele amou, valorizou e honrou  a presença de Deus em sua casa.
Depois que se encontrou com a Arca ele entrou no caminho, junto com Davi sobe a Jerusalém adorando e sacrificando ao Senhor, se tornando porteiro do Templo; não só ele ,mas todos os seus filhos.
I Cr. 26:1-4,6 “Quanto as turmas de porteiros...Os filhos de Obede-Edom foram: Semaías o primogênito, Jeozabade o segundo, Joá o terceiro, Sacar o quarto e Natanael o quinto. Amiel, o sexto, Issacar, o sétimo, Peuletai, o oitavo; porque Deus o tinha abençoado”.
Quando Deus nos abençoa com sua presença nossa casa se torna um lugar de Adoração.

Gustavo Rodrigues

6 comentários:

Geraldo disse...

Acabo de fazer uma leitura maravilhosa. Deus abençoe,obrigado .

Geraldo disse...

precisamos mais disso. Geraldo

professor Lincon Alves Silva Borchio disse...

Faço minhas as palavras acima !

Thiago disse...

Muito bom mano, Deus te abençoe! Este material me abençoou. Tirei 3 sermões dele. Att thiagomontimor@yahoo.com.br

Nilzelia disse...

Gostaria de ouvir um pouco sobre a arca na casa de Abinadabe

Unknown disse...

Querido parabéns, que o Espírito Santo continue a revelar com amor e graça a palavra de Deus, gostei muito deste comentário simples, objetivo, e eficaz, um forte abraço.