A HERANÇA QUE NOS FOI DEIXADA
“Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé
e no amor que há em Cristo Jesus” (2Tm.
1:13)
“... permanece naquilo que aprendeste e de que foste
inteirado, sabendo de quem o tens aprendido” (2Tm. 3:14)
Olá, amigos, irmãos e leitores de bom gosto
do blog Palavra a Sério, a paz de nosso Senhor Jesus. Antes de começarmos a leitura
desta postagem, gostaria de deixar um testemunho: recebi, nesta segunda feira,
um e-mail de um irmão (ele pastoreia na mesma instituição na qual eu pertenço) e,
neste e-mail, ele disse ter recebido uma benção lendo uma de nossas postagens e
afirmou que “o blog Palavra a Sério tem prestado um enorme serviço ao Evangelho
genuíno de Jesus Cristo por, de maneira tão suave e ao mesmo tempo profunda,
expor com sabedoria as riquezas do Reino de Deus e da Sua Palavra”. Isso me deixou bastante feliz e, confesso,
com um pouco de orgulho. Mas tudo é para a honra e para a glória de nosso
Senhor Jesus! Vamos à leitura?
Paulo escreveu a segunda carta a Timóteo em
uma prisão em Roma, já perto do fim de sua vida (2Tm.1:8), aproximadamente em
66 D.C. O apóstolo escreveu esta carta para encorajar o jovem Timóteo na obra
do ministério. Timóteo encontraria perseguição e turbulências ao lidar com homens
apóstatas e com “sábios” que iriam colocar em questão à Obra que o Espírito
Santo realizara ali usando argumentos velhos e presos à letra e à herança
histórica deixada pelo judaísmo (nada tão diferente de hoje).
Paulo incentivou Timóteo a usar dos recursos da Graça de Deus. Incentivou o
uso dos dons espirituais (2Tm. 1:6),
pois a Obra é profética e espiritual, não é um projeto terreno e humano (como é
a religião). Discerne-se no espírito, pelo Espírito Santo. Tudo isso para
enfrentar o sofrimento corajosamente “como bom soldado de Cristo” (2Tm. 2:3) e
lidar com sensatez com aquilo que Deus lhe confiara: uma Obra de valor, um
patrimônio espiritual, enfim, uma herança profética.
Alguns historiadores e estudiosos da Bíblia
sugerem que Paulo escreveu esta carta mais pessoal a Timóteo, porque esperava
morrer em breve. Paulo, em ‘Segunda a Timóteo’, fala como um pai prestes a
deixar o filho, deixando, portanto, um patrimônio ao filho como herança. As
referencias à herança espiritual do próprio Timóteo e ao seu chamado para o
ministério (1Tm. 1:3,5,6) revelam como Paulo refletia sua influência sobre a
vida de Timóteo.
Assim é, foi e será conosco até o
Arrebatamento da Igreja. Jesus exerce sobre nós sua influencia (somos seus
imitadores, cartas vivas). Antes de morrer na cruz, Ele reuniu seus apóstolos
e, na Última Ceia, transmitiu uma herança profética (Seu Sangue, Seu Corpo – a
base doutrinária de toda a Obra do Espírito Santo na qual vivemos hoje). Ele
transferiu uma responsabilidade e confiou a aqueles o seu ministério terreno,
assim como Paulo fizera com o jovem pastor Timóteo.
Podemos perceber que Paulo, ao encorajar
Timóteo, ele orienta o mesmo a usar aquilo que é espiritual (como os dons
espirituais como exemplo), significando que, a OBRA de Deus é realizada segundo
a vontade e a direção do Espírito Santo. Ela é REVELADA. Os bons leitores da
Bíblia irão perceber que em todo o livro de Atos, o Espírito Santo foi a figura
central e não Paulo, Pedro e os demais. Essa operação acabou junto com a
história da Igreja Primitiva? O derramamento e o avivamento espiritual foi
apenas uma herança ou um momento histórico? Claro que não!
O mesmo Espírito Santo revela a sua vontade
e prepara a Igreja para viver o especifico tempo profético. Hoje vivemos o
tempo da saída. Somos a Igreja do Arrebatamento.
“Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento de
tudo” (2Tm. 2:7)
Examinando o verso acima “... o Senhor te dará entendimento...” (2Tm. 2:7), pude ver que o termo, analisado à luz do original,
dá a ideia de que toda a realização da Obra ali naquele local seria pela
provisão do próprio Senhor. Como? Pelo poder revelador do Espírito Santo. Ele
dita a doutrina (sem sair do embasamento bíblico). Por isso podemos, sem medo,
dizer que a doutrina da Obra de Deus é revelada. É uma transmissão de uma herança profética, cuja verdade e
fundamento são perceptíveis na própria Palavra de Deus. Um exemplo: a doutrina
do Sangue de Jesus - precisamos discutir que tal doutrina está explícita em
TODA a Palavra de Deus? É como um fio profético que liga de Genesis a
Apocalipse, mas, que na verdade, está ligada desde a Eternidade. O Espírito
Santo opera na Igreja revelando e preparando seu povo para o momento profeticamente
determinado e, sendo assim, Ele revela sua vontade, nos dá dos recursos da
Graça e nos enche de fé para realizar aquilo que nos foi confiado.
Toda essa transmissão sugere que a doutrina
vivida pela Igreja não era apenas a “doutrina dos
apóstolos” (Atos 2:42) mas sim a doutrina do Senhor
que teria que ser transmitida pelo poder do Espírito Santo. Muito simples!
Alguns protestantes “históricos” estão
presos na ideia de que, o avivamento espiritual da Igreja Primitiva, ficou
apenas naquele período e que, na Reforma Protestante, iniciou-se um novo
período para a Igreja. Sustentam a teoria de que, reformadores como Lutero, não
foram avivados, significando que toda a verdade do Evangelho seria embutida na sola escriptura anulando assim o
avivamento espiritual como na Igreja de Atos dos Apóstolos. Resumindo:
receberam apenas a herança histórica e negaram a herança profética.
Logicamente, a Reforma protestante foi um
marco (também espiritual) para a história profética da Igreja Fiel e, a sola escriptura, assim como todos os
pilares da reforma, foi uma vitória inquestionável para nós servos de Jesus
Cristo. Mas não podemos ignorar que o momento vivido pelos reformadores ali foi
um período onde Deus prepararia a sua Igreja Fiel para os futuros avivamentos,
resultando na difusão do Evangelho avivado por todo o mundo, inclusive em nosso
país. As Escrituras sem o Espírito Santo são um conjunto de informações
históricas e morais na qual a religiosidade em todo o mundo tomou para si como
base para dogmas, normas e ritos. Pergunto: Qual o papel da Religião no mundo?
Qual efeito espiritual tem surtido na vida de seus seguidores? Basta
acompanhar noticiários e perceber o quanto a religião (que tem posse da
Escritura) tem se tornado tropeço para a humanidade. Mas a herança profética
continuou sendo transmitida e a Obra do Espírito Santo não havia se apagado no
mundo. Deus proveu. Deus atendeu o
clamor do profeta Habacuque:
“Aviva, Senhor, a tua
OBRA no meio dos anos [...] a notifica” (Habacuque 3:2)
Ao transmitir a herança espiritual ao seu
filho na fé, Paulo o exorta a várias coisas, dentre elas, fazer a Obra de Deus
com toda a devoção possível.
“Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna,
para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas
testemunhas” (1Tm. 6:12)
Vemos que o verso acima (1Tm. 6:12) nos
afirma que a Herança que recebemos do Senhor (a salvação em Jesus e a sua Obra
redentora) está estreitamente ligada à milícia da fé, ou seja, realizar,
trabalhar, fazer, lutar, defender o projeto de Deus que é da fé (só pode ser
entendido pela fé). A Obra do Espírito Santo não se explica pela razão, mas
pela fé.
· “milita a boa milícia”- O termo
grego que Paulo usou para “milita” é agonidzomai, que tem os significados
de “lutar e competir”. Interessante que esse termo foi o mesmo usado nas cartas
aos coríntios (1Cor. 9:24-26) para demonstrar exatamente o ato de “correr” e
“competir” pelo prêmio da “Coroa Incorruptível”. Portanto, realizar a Obra é
lutar. Nada é fácil. Não é fácil lutar e não é fácil defender. Mas a Palavra
nos adverte: “milita a boa milícia da fé”. Se não for pela fé, não prosseguimos
na jornada. A Eternidade é alcançada pela fé.
· “boa milícia” – O termo no original para
designar “boa” é kalos que pode significar:
“valioso”, “virtuoso”, “melhor”, “digno” e “superior”. Esse termo “boa” (kalos) é diferente do que Paulo usou na
carta aos filipenses (1:6) “boa obra” (agathos)
que tem o sentido de “útil”, “benéfico” e “proveitoso”. No termo usado em
Filipenses 1:6, a “boa obra” é nossa (Paulo explica isso), portanto ela deve
ser “benevolente”, “útil” e “proveitosa” (características de um bom servo).
Mas, no texto em 1Tm. 6:12, o termo “boa” (kalos)
designa a OBRA do Espírito Santo em nós- ela é a “boa milícia” do servo, na
qual é realizada pela fé. Ela é kalos, ou seja, é Valiosa, Superior, Virtuosa,
Melhor e Digna, nosso bem maior, pois, todo esse valor foi conquistado na cruz
e, se tornou uma Obra digna porque Jesus derramou seu Sangue (Espírito Santo)
fazendo-a “virtuosa” (poderosa). O Senhor nos chamou para uma Obra de
poder. Aleluia!
· “toma posse da vida eterna”- é a ênfase
dessa Obra. A Igreja Fiel (portadora da herança profética) tem uma pretensão
aqui nesse mundo: tomar posse da Vida Eterna (a nossa herança). Esse desejo
expressa-se na mensagem da Igreja: Ora vem Senhor Jesus!
Um exemplo na Palavra de
alguém que tomou posse da herança, amando-a mais que a própria vida: Nabote
(1Rs 21:1-7). Aquela vinha era a herança deixada pelos pais. O Senhor nos
confiou uma vinha, somos coerdeiros com Cristo dessa vinha, por isso militamos
a boa milícia da fé, renunciando a nós mesmos e nos dedicamos mais à Obra de
Deus (nosso bem maior).
Ser herdeiro dessa herança
espiritual é ouvir a voz do Espírito e obedecer a sua vontade (por isso a
milícia é da fé), inclusive, atender a revelação do Espírito Santo é ser “Filho
de Deus” (Rm 8:14-17).
· “foste chamado”- Deus é quem nos chamou
para a sua Obra. Paulo teve essa experiência: ser chamado. Ele nos elegeu,
chamou e nos revelou seu projeto eterno e nos deu funções específicas. Todas
elas voltadas à mensagem desta última hora: MARANATA, VEM JESUS!
O termo grego
para “chamado” (kaleo) usado no texto
acima está, também, relacionado a “convocado”. O Senhor nos convocou para uma
guerra, por isso, ao transmitir a herança para Timóteo, Paulo usou a frase:
“milita a boa milícia”.
Gabriel Felipe M. Rocha
3 comentários:
Ó meu irmão, maravilha de postagem, amém? Fui alimentada com essa mensagem. Glória a Deus pela sua vida! Rosária
E parabens pelo blog! Rosária
Obrigado, continue conosco!
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