segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Os Escândalos



A NATUREZA DO ESCÂNDALO

“E disse aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem!
Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequeninos” (Lucas 17:1-2).

Diante da queda espiritual e desvios de conduta de alguns até mesmo estimados irmãos, pairam os porquês, a revolta e a indignação.
*Porque, biblicamente esta é a natureza do Escândalo = FAZER TROPEÇAR os pequeninos.
Daí a necessidade de crescimento espiritual (pois o escândalo faz tropeçar o pequenino):
“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo” (1 Coríntios 3:1)

“Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém” (II Pedro 3:18)

Uma das frases mais recitadas no meio Evangélico:
“NÃO DEVEMOS OLHAR PARA O HOMEM, MAS SÓ PARA O SENHOR”.
Uma grande verdade, que é falada, mas não é vivida pela grande maioria!
Vejamos alguns questionamentos comuns em nosso meio:
1.       “-Tem irmãos que não gostam de mim...”
Nossa Resposta: É lógico que tem! Nem Jesus conseguiu que todos gostassem dele! Isso é muito normal!
2.       “- Fulano” caiu, “Pastor cicrano” tava roubando, desviou dízimo... e agora pra qual Igreja eu vou?
Nossa Resposta: Primeiro, ele vai ser excluído, vai ser julgado, vai ser preso (vai pra cadeia)... E você?
Você vai continuar servindo ao Senhor com alegria! Afinal, quem foi que perdoou os seus pecados, quem foi que te salvou, te libertou, te curou, que mudou a sua vida, que abriu as portas de emprego, que te batizou com o Espírito Santo? Foi o Pastor ou foi o Senhor? Afinal você sabe ou não sabe em quem tem crido?
3.       Mas “fulano” é Obreiro, é Presbítero, é Pastor...
Nossa Resposta: Lembra da Parábola do Joio e do Trigo?
“E os servos lhe disseram: Queres, pois que vamos arrancá-lo?
  Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e  atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro”(Mateus 13:28-30)

O que nos chama mais atenção: Deixai crescer ambos juntos.
E só no “dia da ceifa”,o joio será queimado e o trigo será guardado no celeiro.
Deus permite até mesmo o crescimento (funções na Igreja) como uma oportunidade de mudança.
CONCLUSÃO:
Sempre houve e sempre haverá escândalos (“É impossível que não venham escândalos...”), mas o julgamento nunca será coletivo, mas individual (“... ai daquele por quem vierem!”).

Um grande exemplo é Judas Iscariotes: Mesmo Jesus sabendo que ele metia a mão na bolsa, não revelou ou cobrou no momento seu erro; foi dando oportunidade de mudança.
Judas acaba sendo julgado pela própria consciência, que o levou ao suicídio. Judas passou... mas os outros apóstolos continuaram realizando a Obra de Deus; não pararam nem foram condenados pela queda de um.

Quem tem convicção do seu chamado e de sua Salvação, não se abala com escândalos, pois ele pode dizer:

“Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia” (II Timóteo 1:12).

Gustavo Rodrigues

5 comentários:

D.G. disse...

AMAR DENOMINAÇÃO EVANGÉLICA? João 21:17
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.
No momento atual, a Igreja de Cristo, semelhante à época de Pedro, recebemos os questionamentos de Jesus através do Espírito Santo, reciprocamente, em oração Ele nos ouvi e nos atende. O mesma questão que Jesus fez a Pedro, pelo seu Espírito Santo, Ele, permanentemente, nos faz, “AMAS-ME?”

ROMÉRIO LOPES CARDEAL disse...

PZ! É TRISTE, MAS INFELIZMENTE MUITOS ESCANDALOS SURGEM EM NOSSOS CELEIROS. TEMOS MUITO JOIO NO MEIO DO TRIGO E MUITAS VEZES ESSE JOIOS CONSEGUEM ESTRAGAR ALGUNS QUE SÃO TRIGOS.

JÁ VI ESCANDALOS COM TESOUREIROS QUE ROUBARAM DINHEIRO DA IGREJA E USAM PARA SEUS INTERESSES, JÁ VI VARÃO CHAMANDO OUTRO PRA BRIGA, CAUSANDO DISSENÇÃO E DESORDEM E OUTROS ESCANDALOS ATÉ DE ORDEM SEXUAL. MAS GRAÇAS A DEUS O FIM DESSES É AUSENCIA AOS CULTOS E QUEDA ESPIRITUAL. DEUS JULGA. CONHEÇO ALGUNS QUE CAIRAM E NÃO SE ERGUERAM MAIS E HOJE VIVEM LONGE DA IGREJA E DA COMUNHAO COM OS IRMÃOS, TEM ATÉ MESMO OS CASAMENTOS ABALADOS. ROMÉRIO LOPES CARDEAL

Gabriel Felipe disse...

Olá, a paz de nosso Senhor! Não queria responder nada antes do nosso irmão Gustavo, autor desta postagem, pois certamente ele tem uma resposta mais experiente e satisfatória. Mas, lendo o comentário de "D.G" não tive como iniciar uma resposta. Primeiro, gostaria que o irmão nos explicasse as referências dadas. pois não as acho convenientes para o tema que foi tratado na postagem, ou seja: não tem nada a ver! Mas, quanto á primeira frase: "Amar denominação evangélica". gostaria de dizer ao amado que ninguém ou, em nenhum momento foi feita uma apologia a uma "igreja evangélica" ou denominação de qualquer espécie. Mas, fazendo valer sua citação, a pergunta de Jesus que entristeceu Pedro (a terceira) foi empregada no grego como "philos" (amas-me), que quer dizer: amor de relacionamento, intimidade, dedicação, amizade, devoção,etc. Nas duas primeiras perguntas,Pedro soube responder com facilidade, pois Jesus usou o termo "amas-me"como "agapao" que significa "amor" (em sua plenitude). Jesus estava ali, glorificado e vitorioso. Foi fácil Pedro responder na frente dos outros as duas perguntas, mas na terceira, Pedro é confrontado, pois Jesus o chama para um RELACIONAMENTO ÍNTIMO. Na OBRA que tanto anunciamos aqui nós temos vivido essa experiencia, por isso, não aceitamos escandalos, assim como o Senhor (Santo) não aceita.

Anônimo disse...

Irmão, apsdJ. Li o que uma pessoa escrever e ela diz que saiu daigreja pois está sendo enganada. Disse que o Espírito Santo saiu da igreja, isso pode ser verdade, o espírito santo sai da igreja? Isso entristeceu um pouco. apdsj. Gilmar- Piabas /ES

Gustavo disse...

É triste ,mas é possível sim!
Na carta à Igreja de Laodicéia, Jesus aparece do lado de fora da Igreja pedindo para entrar: "Eis que estou à porta e bato..." (Apocalipse 3:20).
Só é um pouco complicado discernir se o problema é na Igreja ou em alguns membros isolados.
Mas,infelizmente algumas Igrejas já colocaram o mundo pra dentro e o Espírito Santo pra fora.