domingo, 17 de agosto de 2014

Evangelho: poder de Deus para TODO aquele que crê (ou: o Evangelho sem exclusivismos)

(decidi repostar esta análise para que venhamos  servir a Deus com boa mente, com um culto racional e sem paixões [e memórias] seletivas e não venhamos a louvar a nós mesmos, mas sim a Cristo)

Evangelho: poder de Deus para TODO aquele que crê
(ou: o Evangelho sem exclusivismos)

Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos, mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento(II Co. 10:12)

Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Romanos 1:16)

Partindo da máxima acima (Romanos 1: 16), conclui-se, com base no contexto bíblico e profético da salvação, que o Evangelho é poder de Deus para salvar todo o que crê em Cristo Jesus como Senhor e Salvador. Dessa forma, TODO aquele que crê remete tão logo ao que foi eleito por Deus para a salvação. Ou seja: a Bíblia não diz que todos serão salvos. Muitos se perderão.

Contudo, a fé para a salvação promove a experiência pessoal com Jesus Cristo e com o poder do Espírito Santo. O selo do Espírito é outorgado pela fé. Assim, afirmamos biblicamente que a obra de redenção do Espírito Santo se dá em todo aquele que crê e não é operação exclusiva de algum grupo religioso ou alguma igreja que, talvez mergulhada em uma vaidade denominacional venha auto-referir-se como "a única obra de Deus" ou a "obra filha única". Mas a obra do Espírito Santo é o projeto de redenção de Deus obreada pelo Espírito Santo a partir do sacrifício perfeito de jesus Cristo. Portanto, todos os que creem em Jesus Cristo como Senhor e Salvador, passam agora a viver o processo obrado pelo Espírito Santo. A Bíblia jamais vai nos ensinar que Deus separou uma igreja específica (com placa e cnpj) para chamar de "Noiva", mas sim separou um povo (desde Israel) para herdar a salvação em Jesus Cristo. Os salvos se espalham pelo mundo. Ou os salvos são apenas os que frequentam minha igreja? Em todo mundo tem-se os escolhidos e remidos por Deus para a salvação.

Assim, se digo que Jesus Cristo salva o meu próximo, se afirmo que meus irmãos de outras denominações têm a Cristo como eu o tenho, mas também (descuidadosamente) digo que eu vivo algo mais "especial" que outros irmãos em Cristo e que minha igreja é A IGREJA "única" de Deus, ou, se afirmo que a "Noiva do Cordeiro" é somente a minha denominação religiosa, cometo um grave erro. Estaria firmado em dogmas e em sentimentos religiosos. E Jesus tem em Sua Palavra uma mensagem severa aos religiosos e soberbos denominacionais.

Se há salvação em Jesus Cristo, há pela graça soberana de um Deus generoso que escolheu um povo (pelo mundo) para ser seu, para fazer parte do Corpo de Jesus Cristo. Não anulemos e nem desconsideremos a eficácia do sacrifício de Cristo. Não desvalorizemos o poder de salvação que há em seu Sangue derramado sem medida. A salvação se dá para todo aquele que crê.

Qualquer que crê em Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, recebe a benção do Espírito Santo que, em processo, acrescenta ao mesmo fé, convencimento do pecado, arrependimento, transformação, regeneração espiritual, batismo, poder para testemunhar, frutos do Espírito Santo para viver uma vida cristã autêntica, disposição para servir, frutificação para o Reino, etc. Todo esse processo se dá no horizonte da "Obra Redentora do Espírito Santo". Portanto, a obra do Espírito se manifesta no que crê e no que serve a Deus em novidade de vida. Não pertence a alguém específico e nem a grupos específicos.

A Obra Redentora de Deus é parte de um projeto desde a Eternidade. Iniciando-se pela Obra Criadora, logo se estendendo pela Obra redentora na Pessoa de Jesus Cristo e na ação do Espírito Santo. A Obra redentora iniciou-se na terra (efetivamente) no ministério de Cristo e, para ser mais específico, após o sacrifício de Cristo onde TODOS, pela fé, poderiam, como agora, chegar até Deus e receber a porção da Herança em Cristo. A "Obra" não iniciou-se a 50, 60, 100 anos atrás através de minha ou de sua igreja. Isso é falácia, é engano, é doutrina humana, é fermento que nada acrescenta a não ser a soberba religiosa, o sectarismo e a vaidade denominacional onde muitos agora batem no peito e se dizem "mais especiais", "um povo que entendeu isso", "que entendeu aquilo", "que valorizou isso", etc. Se afogam em sentimentos seletivos e em nada se tornam diferentes dos fariseus e religiosos. Amam falar mal de outras denominações, esquecendo muitas vezes que o telhado é de vidro. Amam medir e louvar a si mesmos, amam receber o prestígio de políticos e líderes e irmãos de outras igrejas, mas se colocam sempre como sectários (amantes de si mesmos) e, tragicamente, se autodenominam a "Herança". Dizendo que ESTA  "obra" / fazendo alusão à igreja local/ é a herança. Isso é desvio doutrinário e é deturpação da glória de Cristo, pois Ele é a nossa herança. Somos co-herdeiros nele para a Vida Eterna, pois Ele é o principal herdeiro. Estando firmados nele, em fé e em graça, estamos firmes para a salvação. Firmes para a Herança que receberemos na Eternidade. Nossa herança, portanto, é a Glória de Cristo. Aleluia! A Herança não é "esta" ou "aquela" igreja.(esta é diferente de essa. Se digo "essa", mostro algo que seja. Se digo "esta", mostro já a quem se refere). A igreja como Noiva e como Fiel a Cristo deve mostrar a glória do Noivo e não a sua glória própria. O elogio à Noiva cabe somente ao Noivo (veja como Cristo visita as sete igrejas da Ásia e fala com propriedade e amor sobre cada uma. Umas recebem elogios, outras advertências. Ele amou a todas! Visitou todas!)

Amar nossa igreja local, denominacional, institucional, etc. é válido, é bom, é saudável. Devemos amar nossas igrejas. Devemos orar por elas (e pelas outras tantas), devemos amar, sobretudo, nossos irmãos. Jamais devemos deixar de congregar! Jamais devemos deixar de cuidar de nossas igrejas. Precisamos orar ao Senhor para que nos dê tempo e disposição para cuidar de nossas igrejas locais.

Mas, se afirmo, tal sentimento seletivo e 'segregacional' ao dizer que "sou mais especial que os outros", deixaria, de ser como Cristo e me tornaria como um fariseu, religioso e, até mesmo, hipócrita. Não que todos que afirmam tal coisa o é, mas correm o sério risco de ser. Por quê erraria contra as Escrituras ao afirmar tamanha falácia? Porque destronaria o próprio Cristo e transtornaria a essência do Evangelho (que é o poder de Deus para salvar todo aquele que crê). A obra redentora do Espírito Santo se dá em qualquer crente que, depois de crente - pela fé (dom de Deus) -, se torna servo do Altíssimo quando o serve conforme a orientação de sua PALAVRA, a saber, as Escrituras.

Quando o apóstolo Paulo escrevia suas cartas, assim como Pedro, João e outros, ele escrevia para igrejas diferentes (uma em relação à outra). Unidade cristã não significa "padronização de costumes e de sistemas", mas sim padronização doutrinária, cuja base é a Sã Doutrina de Jesus Cristo. Se todas fossem iguais, Paulo escreveria a mesma carta para todas. Mas não! Eram diferentes. Cada uma em suas particularidades, diferenças culturais e sistemáticas. Contudo, receberam a mesma doutrina pela Palavra de Deus na experiência com o Jesus Cristo Glorificado (Jesus é o fundamento da Igreja. Ele é revelado pela Palavra de Deus e a mesma é o fundamento e referência para fé e prática da Igreja na ação inspiradora e iluminadora do Espírito Santo).

Não corramos esses riscos infantis e andemos sempre cuidadosamente diante do Senhor e dos homens. Não confundamos o amor que devemos ter pela nossa congregação com alguma idolatria denominacional ou com alguma segregação religiosa. Congreguemos bem! Andemos na luz! Sirvamos a Deus! "Louvando a Deus e caindo na graça" (Atos 2:46). Estejamos todos os dias diante do Senhor, congregando com amor e genuíno afeto apascentando uns aos outros em oração, comunhão, louvor, Palavra em espírito e zelo.

“Porque não ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos, mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, estão sem entendimento” (II Co. 10:12)

O certo é que há muitos membros, mas um só corpo. 21  Não podem os olhos dizer à mão: Não precisamos de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não preciso de vós (...) Deus coordenou o corpo, concedendo muito mais honra àquilo que menos tinha, 25  para que não haja divisão no corpo; pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros”(1 Coríntios 12:20-25)


Jesus breve vem! "Marán athá!" Ora vem, Senhor nosso!

Nenhum comentário: