quinta-feira, 4 de junho de 2015

Coragem! Invista em sua família (2)

SÍNTESE CRISTÃ

Refletindo sobre a Escritura, a fé e a conduta cristã!


Site Síntese Cristã: https://sintesecristaescritura.wordpress.com/
Informativo_Oitava_IPBH_vitrine3
Família: nossa primeira comunidade e o alicerce para uma sociedade sadia.
Se alguém não cuida de seus parentes, e especialmente dos de sua própria família, negou a fé e é pior que um descrente” (1 Timóteo 5:8).
1) A Importância da família para a sociedade – A família é a base do caráter. É a base para a formação moral de cada indivíduo. Não podemos provar a virtude de alguém que vive isolado no mundo, longe de sua família e desligado dos valores de sua sociedade. A virtude para a boa conduta se dá pelo aprendizado dos primeiros bons valores e esses primeiros bons valores surgem em casa. Nossa casa é a primeira comunidade. Antes mesmo da nossa igreja local.
Crescimento e maturidade só são alcançados com interação interpessoal e isso tudo tem inicio na família. Através da família os vínculos são fortalecidos formando indivíduos capazes de estabelecer relações duradouras. Vemos hoje uma sociedade doente. Pessoas que vivem isoladamente buscando satisfazer suas carências, necessidades, fetiches e, tudo isso, no âmbito do individualismo. Vemos uma sociedade onde os valores vão se fragmentando e uma série de novos modelos (uns afastados dos valores do Reino, outros já negando totalmente a fé). Aí você olha mais de perto toda essa situação e percebe que uma das instituições mais atacadas tem sido a Família. Por quê? Porque, se destruir a família, se fragmenta todo o resto… A família é a base!
2) Consequências de uma sociedade sem base familiar – a) Falta de modelos a serem seguidos – A sociedade sem família como base não tem bons modelos para se apoiar. É no lar cristão que somos preparados por Deus para as lutas do dia a dia. b) A falta de vínculos afetivos – Nas sociedades em que a família tradicional não é valorizada, as pessoas sofrem pela falta de vínculos afetivos. c) Falta de raízes – Quando crescemos em um lar estruturado, mesmo depois de passar muito tempo longe de nossas raízes, nós temos para onde voltar.
3) Situações que levam uma família a desestruturar-se – a) Quando Jesus não é a base da família; b) Quando ocorre uma fatalidade; c) Quando o egoismo se instala no lar.
Precisamos deixar Deus edificar a nossa casa (veja em: https://sintesecristaescritura.wordpress.com/2015/05/04/coragem-invista-em-sua-familia/).
Precisamos deixar Jesus (a Palavra de Deus) ser o firme fundamento de nosso lar.
Como? Fazendo da Palavra de Deus o referencial. Numa vida de oração e culto familiar. Através do diálogo, da gratidão, do ensino e do exemplo. Introduzindo a comunhão entre cada integrante do lar. Vencendo a indecisão, vencendo o desânimo, abandonando o pecado, não permitindo mais o pecado entrar em nossas casas, reagindo às circunstancias difíceis e cuidando dos seus de perto e nunca de longe.
O afastamento ou o abandono de nossa família não está apenas em deixar a nossa casa e ir embora. Mas, principalmente, em abandonar espiritualmente o lar. Isso é pior que negar a fé. O que nega a fé, nega os benefícios de Deus para si mesmo. Mas o que abandona espiritualmente seu lar, nega o pão e o vinho para sua família. Nega a comunhão do céu para o seu lar. Nega a benção de Deus para os seus. É pior que o descrente…
Volte ao amor! Reorganize sua casa e volte para o amor. Frutos eternos terá a casa que está firmada e enxertada em Cristo.
Coragem! Não deixe de investir em sua família! Está longe do Senhor? Sua família já foi uma benção e hoje não é mais? Tem notado a distância e a fragmentação de seu lar? Não consegue mais ajuntar os seus para a oração? Está sem igreja?
Ore agora mesmo e peça ajuda. Estamos aqui para ajudar no que for preciso, mas não desista de sua família.
Gabriel Felipe M. Rocha.
11060244_908500855858521_5891465300156334663_n

Nenhum comentário: