sábado, 15 de setembro de 2012

O Escudo de Davi



O SENHOR É O NOSSO ESCUDO
“Mas tu, Senhor, és um escudo ao redor de mim, a minha glória, e aquele que exulta a minha cabeça”.
Salmos 3:3

Este Salmo foi escrito por Davi em um momento de grande angústia e aflição, quando seu filho Absalão se rebela contra ele para usurpar o trono. Para evitar o confronto com seu próprio filho Davi sai de Jerusalém por um período. Sai pelos fundos do palácio que dava no vale de Cedrom, onde ali, faz essa oração.
Davi escreve em lágrima os versos 1 e 2, mas no 3 ele é visitado pelo Espírito Santo, e vem à sua memória a imagem dos “Escudos de seu exército”.
Quando as nações iam à guerra, muitas vezes pintavam figuras para inspirar medo aos adversários nos escudos dos seus soldados (tais como dragões, cobras, etc.) No entanto, em Israel, o símbolo é  “Estrela de Davi”.
A estrela de Davi (chamada de Escudo de David), é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de David.
 O nome David em hebraico é composto de três letras na seguinte ordem: Dálet-Vav. Dálet. No hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima.
Este símbolo é geometricamente construído em forma de estrela com as duas letras Dálet que compunham o nome David (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180o. para que seu vértice se colocasse para baixo). Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.
No entanto, há um significado maior na estrela de David, pois  ela é um símbolo do próprio Messias. Ele mesmo diz no livro do Apocalipse(22, 16): “... Eu sou a raiz e o descendente de Davi, a resplandecente estrela da manhã.”
De acordo com a tradição judaica, este símbolo era desenhado ou encravado sobre os escudos dos guerreiros do exército do rei Davi.
Há ainda um simbolismo profético profundo:
  TRIÂNGULO PARA CIMA = Um grande povo na terra para um único Deus no céu.

TRIÂNGULO PARA BAIXO = Um grande Deus no céu para um único povo na terra

Diferenças: Estrela de Davi  x  Hexagrama

A Estrela de Davi representa o povo de Deus, enquanto o Hexagrama é uma cópia usada pelo ocultismo. A diferença entre o “Hexagrama” e a “Estrela de Davi” é que na Estrela de Davi os triângulos são sobrepostos (um passa em cima – dentro – do outro formando uma só figura), enquanto no hexagrama os triângulos são entrelaçados (dois triângulos diferentes que quando entrelaçados – um independente do outro – formam o hexagrama).
  • Sobrepostos (“Estrela de Davi”):
 Entrelaçados (“Hexagrama”):

Portanto, quando Davi diz que o Senhor é o seu Escudo, ele traz este símbolo à memória: - Meu escudo não está comigo, ficou no palácio, mas o Senhor é o meu Escudo!
Nos momentos de angústia, perseguição, calúnia, aflição... lembre-se que você faz parte do povo que tem um grande Deus no céu. Assim como os inimigos de Israel tremiam quando viam os Escudos do exército de Davi; assim também o inimigo treme quando olha para você e vê a presença de Deus em sua vida.
Só de olhar as pessoas precisam ver em nós que somos servos de Deus, caso isto não esteja acontecendo, ainda há tempo, renove sua aliança com o Senhor.
Gustavo Rodrigues

4 comentários:

Anônimo disse...

Olha, estou satisfeita de ter conhecido o blog e esta postagem é magnífica. Muita benção. Roseli

Júnior Piovan disse...

Caro Amigo a Paz do Senhor




"Sou leitor do seu blog, e edifica muito lê as mensagens ali publicadas, uma vez que a internet hoje tem sido tao mal utilizada por muitos que querem corromper a sã doutrina , seu blog tem feito jus ao nome". "meus parabéns". Sebastião Fóffano Piovan Júnior

Fábio Ivam Cunha disse...

E pode-se dizer que Jesus, tipificado pr Davi é quem une o grande povo à Deus e que também pelo sangue derramado une Deus ao grande povo que é a igreja.

Fábio Ivam C.

Gustavo disse...

Agradecemos e nos alegramos com a participação de nossos leitores, pois é um sinal de que há muitos servos e servas unidos em "um só corpo e um só propósito", que assim como nós, amam e levam à sério a Palavra de Deus.