quinta-feira, 11 de outubro de 2012

CRESÇAMOS EM TUDO


CRESÇAMOS EM TUDO NAQUELE QUE É A CABEÇA, CRISTO

 

“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” - Efésios 4:14-16

 

Paulo estava cheio da graça e da revelação para dispensar aos irmãos, mas ainda eles se comportavam como meninos. Paulo diz que só existe um jeito de ocorrer crescimento na igreja, ou seja, “seguindo a verdade em amor.” Isto é, se guardamos a palavra no coração, amamos ao Senhor e aos irmãos, pois não adiantam nada termos uma palavra maravilhosa, revelações, doutrina, mas sem o amor de Cristo e sua pessoa viva encabeçando todas as coisas na igreja. Haverá conhecimento, mas não haverá crescimento, pois estamos crescendo na teoria, mas não na prática. Buscamos a cada dia uma nova palavra, mas não há mudanças. É como um corpo que tem aparência de homem, mas a estatura e a idade são de uma criança. Paulo fala “mas cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” Ou o Senhor encabeça tudo ou ficaremos atolados na astúcia do inimigo.

Como acontecerá este crescimento no Cabeça, que é Cristo? O versículo seguinte responde: “Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Um corpo bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas é uma igreja que está abraçada, de mãos dadas, com os corações bem unidos pelo amor de Cristo. “Segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo”. A justa operação de cada parte são os dons do Espírito que Deus repartiu para cada um, para através de todos, acontecer o milagre de “fazer o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Isto é se sujeitar a Cristo como o Cabeça da Igreja. Não podemos tomar o lugar ou o dom da graça do outro irmão, pois certamente iremos apagá-lo e a unidade será comprometida. A edificação é através da justa operação de todos e não da inércia de todos. “Justa” tem a ver com equilíbrio, harmonia, respeito e carinho mútuo, valorização dos irmãos e consequente diminuição daqueles que estão em evidência, centralizando e escravizando os irmãos em si mesmos, desequilibrando assim toda a vontade de Deus para o crescimento saudável e frutífero do seu precioso corpo, sua amada Igreja.

Seremos aqueles que impedem o crescimento do corpo ou somaremos na verdade, no amor, na unidade, para o genuíno aumento da Igreja e glória a Deus?

Um comentário:

Patrícia Lopes Archetti disse...

O que profundamente me entristece é saber que esse sentimento de união entre nas igrejas não tem existido mais. São cálulas contra células. Grupos trabalham sós, ministérios focam em um aspecto e deixa o outro aspecto para outro ministerio. Esse individualismo nas igrejas é para mim um sinal enfermidade no Corpo de Cristo. Até onde isso vai? O que fazer? Será que adiantaria eu e minha igraja trabalhar nisso se as outras igrejas não trabalharem? Precisamos orar pelo evangelho nesse país. Patrícia Lopes Archetti