sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Transformando Bênção em Maldição




Neustã:Quando a Bênção vira Maldição     

II Rs 18:4“Removeu os altos, quebrou as colunas e deitou abaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronze que Moisés fizera, porque até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso e lhe chamavam Neustã”.
Deus em várias ocasiões manifestou o Seu Poder transformando a Maldição em Bênção.
O Homem tem a capacidade de fazer  o contrário: Transformar a Bênção em Maldição.
Deus nos dá a benção, mas quando a transformamos em ídolo, em algumas ocasiões Ele mesmo a tira de nós.
- O Templo: Constrói o templo para ser casa de  Oração , mas os homens transformaram em covil esconderijo de ladrões (Mt.21:12-13).Deus envia alguém para destruí-lo... (Lc.21:5-6).

- A Serpente de metal: Instrumento usado por Deus para abençoar, para dar vida ao povo.
“E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito para que morrêssemos neste deserto? Pois aqui nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que picaram o povo; e morreu muita gente em Israel. Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia”. (Números 21:5-9)
O tempo passa e o povo transforma aquele objeto em um ídolo: Deus então levanta alguém para destruir aquele ídolo.
Padronizando o mover de Deus: O povo viu o milagre e começou a estudar o milagre até que chegaram a uma formula de milagre: “É só colocar a serpente no pau, olhar para ela que seremos curados”.
Deus usou a serpente de bronze, o lenço de Paulo, a sombra de Pedro e o cuspe de Jesus para curar. Porém, quando transformamos a “multiforme graça de Deus” em regra, a obra divina passa a ser obra humana, a serpente de bronze vira Neustã (significado de Neustã = pedaço de bronze). Deus curou usando a serpente um dia, mas não estabeleceu o ministério da cura através da serpente assim como Paulo,Pedro e Jesus não disseram: “Para curar tem que ter um cuspe, sombra do homem ou um lenço”. Só que atualmente os muitos ministros só conseguem orar com o povo usando copos com água e muitas outras coisas materiais. Segundo eles, isto é um “ponto de contato” que estimulará a fé do povo. Mas Deus não usou a serpente para servir de ponto de contacto para estimular a fé, porque a essência da fé é crer no que não vejo, se vi deixou de ser fé. A serpente era um símbolo para apontar a Cristo, pois Ele se fez maldito (como a serpente) sobre o madeiro, para nos dar vida, para curar a maior enfermidade: a enfermidade da alma; o pecado; em outras palavras aquilo era uma profecia.
     Se soubéssemos a regra básica de como Deus age, nem precisaríamos dele.
Por isto Ele está sempre fazendo algo novo, para que precisemos depender dele.

 ·        - Emprego: Não é pequena a lista de crentes que antes, eram fiéis, fervorosos, e buscaram de Deus uma porta de emprego; Deus deu a bênção, aí transformaram a bênção em uma maldição, agora o emprego, o cansaço físico é motivo para não ir mais à Igreja. Pessoalmente, conheço muitos assim.
·        - Família:
Alguns exemplos:
- Uma irmã estéril; Deus operou um milagre dando um filho;outra teve problemas na gravidez e Deus operou um milagre ; agora a criança é motivo de não ir à Igreja, pois é muito “elétrica”, dá muito trabalho.
- Uma irmã orou anos pela Salvação do marido; o marido se converteu, abandonou os vícios, adultério, etc... se tornou um Obreiro... agora ela só fica reclamando que tudo dele agora é Igreja.
·         - Internet: O irmão conseguiu casar; muito satisfeito por comprar um computador e colocar Internet, pois agora ele poderia fazer melhor os trabalhos da Igreja. Recém-casado, quase perdeu seu casamento, pois começou deixar a esposa dormir sozinha, pois ele virava noite na Internet.
Temos conhecimento de alguns casos em que o casamento acabou mesmo.

Se Deus dá e Ele mesmo toma de volta, qual é o caminho para não perdermos aquilo que o Senhor nos deu? Dando de volta para ele. Deus deu Isaque, mas depois o pediu de volta. E o que Abraão fez? Obedeceu. Com esta atitude Abraão esta dizendo: “Senhor, não há nenhuma benção que seja melhor do que o abençoador. O Senhor me deu Isaque, mas ele não vai se tornar um Deus pra mim. Por isto, se quiser levar, leve-o”. E é aí que Deus diz para o pai da fé: “Não, pode ficar com ele”.

Gustavo Rodrigues Gonçalves


7 comentários:

Anônimo disse...

A paz do Senhor. Estava seguindo o blog e hoje vi esta Palavra. É muita séria, principalmente o exemplo da internet que tem mesmo acabado com varios casamentos. Que os crentes de verdade possam valorizar aquilo que Deus lhes tem colocado nas mãos. Amém

BRUNO GONÇALVES disse...

""- Uma irmã estéril; Deus operou um milagre dando um filho;outra teve problemas na gravidez e Deus operou um milagre ; agora a criança é motivo de não ir à Igreja, pois é muito “elétrica”, dá muito trabalho.""

PREZADO, chamar uma criança de "Maldição" é no mínimo falta de bom senso!... acho melhor vc parar de ver as coisas dessa forma...
---------------------------------
se a criança é muito "elétrica", e for no culto, pode aparecer um "sem educação" como muitos que já vi e pedir para ela se retirar, constrangendo a irmã...
-----------------------------------
prezado, mude sua mente doentia.. um filho é, e sempre será, uma benção... nunca uma maldição... leia a bíblia ....

Gustavo disse...

Prezado Bruno ,acho que você está equivocado ,ou não leu direito o texto. Em momento algum a criança foi chamada de Maldição; assim como o emprego,ou a instrumentalidade (a função na Igreja);tudo isso são BÊNÇÃOS DADAS POR DEUS(está bem claro no texto). O homem é que tem a capacidade de tornar a BÊNÇÃO um impecilho para servir à Deus,ao ponto de se afastar da presença de Deus;neste caso ele faz da bênção maldição.
Quanto ao seu "ponto de vista" sobre criança elétrica; tenho 02 filhos pequenos ,que são "bem elétricos", e eles nunca foram impecilho para estarmos (eu e minha esposa)realizando a Obra de Deus.
O único "SEM EDUCAÇÃO" me desculpe,mas é você,com suas agressões verbais (mente doentia..).Você deu um belo exemplo!

Gabriel F. M. Rocha disse...

O blog Palavra a Sério tem sido uma benção. Temos vários comentários e participações, porém enfrentamos, de vez em quando, um probleminha: "leitores" que não sabem discernir uma frase, um texto e, em alguns casos, uma palavra. Gente, vamos ler com cuidado e com dedicação. Uma boa leitura faz bem ao psíquico e um comentário feliz faz bem à consciência. A paz a todos os nossos leitores (de verdade).

Aline Lucena disse...

Muito bom esse texto Gustavo, Deus continue te usando, te fortalecendo,te enchendo de sabedoria, pois são poucos os ceifeiros que se dispõe a trabalhar na Seara.Paz do Senhor.

Aline Lucena disse...

Muito bom esse texto Gustavo, parabéns, Deus continue te usando, fortalecendo e dando cada dia mais sabedoria,para nos transmitir a palavra de Deus.
Paz do Senhor.

Anônimo disse...

Meu amado irmão, parabéns por deixar Deus, te usar com tanta sabedoria, para trazer a luz da palavra, tão bem entendida para quem é cencivel espiritualmente parabéns