sábado, 10 de novembro de 2012

O Verdadeiro Unicórnio



O VERDADEIRO UNICÓRNIO
              “Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do unicórnio; consumirá as nações, seus inimigos, e quebrará seus ossos, e com as suas setas os atravessará” (Números - 24: 8).

“ Mas Tu exaltarás o meu poder, como o do unicórnio: Serei ungido com óleo fresco”(Salmos – 92: 10).

A expressão “UNICÓRNIO” que em algumas traduções está “Boi Selvagem”.
Será que a Bíblia exalta um “SER MITOLÓGICO”?
Sem dúvida o unicórnio é um animal mitológico, mas a palavra unicórnio vem do latim e é formada por duas palavras, “unus” que significa um, e “cornu” que significa chifre, sendo assim unicórnio é o mesmo que Unus-cornu.
Mas por que este animal aparece na bíblia? Durante os anos a bíblia que foi escrita primeiramente em hebraico (Velho testamento) e grego (Novo testamento) sofreu outras influências em sua tradução, pois nos tempos de Jesus se falava o Aramaico. Mais tarde o Latim, e posteriormente Martinho Lutero a traduz para o Alemão. Então temos ao todo as línguas: Hebraica, Grega, Aramaica, latim e Alemã, no mínimo que tiveram peso e influencia direta na tradução da Bíblia, de modo que não há nada errado na Bíblia, mas Deus assim permitiu para que buscássemos mais entendimento e sabedoria em conhecer os mistérios da Bíblia.
Mas a quem o salmista estava se referindo ao citar a palavra Unicórnio? Quem teria Somente um chifre na testa? Quando nossos antepassados bíblicos se referiam a este animal que era chamado de unicórnio eles estavam falando na verdade do RINOCERONTE.
(Lendo JÓ 39:9-11 fica bem clara esta visão.)
Portanto, o texto em Números fala da força e do poder de Deus contra aqueles que se levantam contra o Seu povo. Mas o texto em Salmos já nos compara também ao unicórnio, ou rinoceronte. Ou seja, recebemos e semelhança de nosso Pai Celestial que se aplicam em nossa caminhada como servos de Deus.
  RINOCERONTE, O VERDADEIRO UNICÓRNIO
        Existem cindo espécies de animais nas savanas que são chamados de os cinco animais mais temíveis pelo homem, são eles: O Leão, o Elefante, o Leopardo, o Búfalo e o Rinoceronte.
        Rinocerontes são animais grandes, pesados, de corpo robusto (fortes) e patas curtas. Cada pé tem três dedos funcionais, cobertos por uma unha parecida com um casco. A pele é grossa, de cor cinza ou castanha, que é usada na confecção de escudos e calçados.
São herbívoras e se alimentam de uma grande variedade de plantas. A visão do rinoceronte é pobre, mas o animal compensa essa deficiência com um olfato e audição muito desenvolvidos.

DESCENDÊNCIA ESPIRITUAL DO RINOCERONTE
        Somos o povo forte e escolhido por Deus, nação eleita, povo escolhido, temos a força do rinoceronte (“diga para o fraco que Eu sou forte”), caminhamos na direção do Senhor (3 dedos – A Trindade)  corremos em direção a água  nos curando das picadas dos inimigos que mesmo nos picando não pode nos fazer mal, pois sempre temos a Água da Vida. Nossa pele é grossa e as flechas inflamadas do inimigo não podem ultrapassá-la.Porque nossa proteção é o “Escudo da Fé”.
 Somos herbívoros, pois nos alimentamos dos “verdes pastos” dos Salmos 23.
Podemos ter nossa visão prejudicada pelo pecado, mas nossos ouvidos estão atentos à Palavra de Deus e nosso olfato sensível ao perfume do óleo sagrado.

       
O FIEL AMIGO DO RINOCERONTE
O Rinoceronte é um excelente nadador, ele chega a passar várias horas dentro da água para aliviar picadas de insetos que o atacam sobre tudo nas juntas da couraça. É anti-social, irascível e grotesco, mas tem um fiel amigo, o Tchiluanda, pequeno passarinho africano que lhe cata os carrapatos da carcaça e das orelhas, e o avisa da proximidade de inimigos. Presta-lhe ainda, segundo os nativos da África, um grande serviço: guiá-lo na direção de doces colméias, que o rinoceronte também aprecia.
Um símbolo do Espírito Santo de Deus que nos ajuda, nos tira de nós todo mal, todo “carrapato do inferno” que possa se achegar sobre nossas cabeças e orelhas, e ainda está sempre atento para nos avisar do mal, sendo aquele que nos leva para a casa de Deus onde temos o mel da palavra de Deus.
    “Mas Tu exaltarás o meu poder, como o do UNICÓRNIO: Serei ungido com óleo fresco”. (Salmos – 92: 10)

(Texto adaptado/modificado de outros estudos por GUSTAVO RODRIGUES)

10 comentários:

Gilmar gilcarlos1998@yahoo.com.br disse...

Maravilha, irmão! Onde vc consegue informações assim? Aquele "Leviatãn" descrito em Jó seria qual animal de nosso conhecimento? Paz! Gilmar

Gustavo disse...

Bem irmão Gilmar, este estudo surgiu quando um irmão de minha igreja alguns dias atrás me procurou dizendo que encontrou na Bíblia "unicórnio", que sabemos que é um ser mitológico, que na verdade nunca existiu.Qual então seria o sentido desta referência bíblica?
À partir desta dúvida comecei a pesquisar e buscar de Deus uma resposta, foi então que surgiu este estudo; logo pensei em compartilhar com os leitores do Blog.
Quanto ao Leviatã alguns estudos apontam para uma espécie enorme de crocodilo, mas, podemos buscar informações mais profundas sobre esse tema...
Um abaço; continue conosco! A Paz do Senhor Jesus!

Anônimo disse...

O blog tem prestado um enorme serviço para os que gostam de studar a palavra. conhecer essas informações são bastante relevante, não só para o psquismo, mas para a alma. Obrigado. Francisco S. Sales

Gustavo disse...

Nós é que agradecemos irmão Francisco; é muito gratificante para nós compartilhar o que temos recebido do Senhor com pessoas que assim como nós, amam a Palavra de Deus.

Unknown disse...

Agradeço a Deus por vocês existirem, pois este blog tem me ajudado muito.
Obrigado! A Paz do Senhor

Gabriel F. M. Rocha disse...

Olá, irmão Gilfredo, a paz de nosso Senhor Jesus! Ficamos feliezes em que o blog Palavra a Sério tem sido uma benção para a sua vida, continue conosco e ore por nossas vidas, amar a Palavra não é fácil, porém tem uma recompensa imensurável. A Paz!

cantor guilherme fontenele disse...

AGRADEÇO A DEUS POR USAR IRMÃOS ABENÇOADOS PARA NOS PASSAR ESSAS MENSAGENS TÃO SATISFATÓRIAS ESTUDO PERFEITO PARABÉNS DEUS O ABENÇOE

Gustavo disse...

Obrigado pela participação irmão Guilherme.Toda honra e toda Glória ao Senhor!

Anônimo disse...

Muito bom este site

Anônimo disse...

Sobre o leviatã, já ouvi falar que pode ter sido uma espécie de dinossauro anfíbio, vejam Is 27:1; Sl 74:13-14, conhecido ou chamado de dragão. Parecido com o dragão de Komodo, com pele de lagarto e lingua de cobra, com espinhos ou chifres igual as Iguanas. Obrigado