sábado, 29 de dezembro de 2012

O Espírito Santo sairá da Terra?



O Espírito Santo após o Arrebatamento

Sairá ou permanecerá na terra?


  •  Jesus quando promete o Espírito Santo (João 14:16-17) disse que ele faria morada em nós “ para sempre”.

               Portanto, com o Arrebatamento o Espírito Santo vai junto com a Igreja.

  •    Por isso, “o Espírito e a Esposa dizem: Vem” (Ap.22:17)

  •  Na tipologia bíblica vemos em Gênesis 24, Eliezer (tipo do Espírito Santo) sendo enviado pelo pai Abraão (tipo de Deus Pai) para buscar uma esposa (tipo da Igreja) para Isaque (tipo de Jesus).

              Ao encontrá-la e presenteá-la, ele a conduziu de volta para a “casa do pai ” ao encontro com Isaque.

  • Amós 8:11-12 fala que virão dias de fome e sede da Palavra de Deus,e as pessoas irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do SENHOR, mas não a acharão”.

Se as Bíblias não serão arrebatadas, porque não acharão? Porque quem dá vida à Palavra é o Espírito Santo


  • Os textos bíblicos que fazem menção ao anti-Cristo dizem que “há apenas um que o detém” ,e ele aguarda que este que o detém se afaste para ele se manifestar ao mundo. (II Tessalonicenses 2:6-12)


 Este que o detém é o Espírito Santo, e quando o Espírito Santo se afastar (sair junto com a Igreja) o anti-Cristo se manifestará ao mundo.


  • Outra tipologia bíblica: Parábola das 10 virgens

Porque as loucas não encontraram o “vendedor de azeite”?
Sabendo que o azeite é símbolo do poder de Deus dado pelo Espírito Santo, logo, aquele que tem azeite (o Espírito Santo) não foi encontrado na cidade porque ele estava dentro da festa.
Assim, no Arrebatamento o Espírito Santo estará na festa (Bodas do Cordeiro) junto com a Igreja.

A ação do Espírito Santo em convencer o mundo do pecado, do juízo e da justiça de Deus se encerra com o findar do “Tempo dos Gentios”. A Grande Tribulação é o tempo separado por Deus para tratar com seu povo Israel. É o chamado “tempo da angústia de Jacó”.

A ação do Espírito Santo será restrita, e somente ao povo de Israel, como era no Antigo Testamento:

Gustavo Rodrigues

4 comentários:

Marcelo R. Martins disse...

Doces palavras meu irmão, mas ainda existe dúvidas. Qual base bíblica temos para crermos em duas vindas de Cristo? Ao estudarmos usando de uma exegese fiel, inclinamos mais à ideia de uma única vinda, a dita segunda vinda que ser dará quando Jesus vier com os anjos [Ele mesmo disse que viria com seus anjos]para julgar e estabelecer seu Reino. Jesus vem definitivamente uma vez, no fim da Grande Tribulação. Marcelo Roldão Martins; Bacharel em Teologia

Gustavo disse...

Irmão Marcelo, a Paz do Senhor Jesus!
Agradecemos pela sua contribuição. Quanto ao seu questionamento, postamos no dia 04/11/12 uma mensagem com o tema: "O Arrebatamento da Igreja e a 2ª Vinda de Cristo".Pode ajudar esclarecer; dê uma olhada.
Fique na Paz! Um abraço!

Marcelo R. Martins disse...

Grato, amigo! Bom esclarecimento. Não que eu esteja claudicando na fé, mas tenho uma outra dúvida. Em Apocalipse 12 vemos a personagem "mulher". Um pregador certa vez disse se tratar da igreja,outros até dizem serem ambos mas creio ser Israelsomente. Como descreveria o contexto de Apocalipse 12 a respeito dessa mulher? Paz! Marcelo Roldão Martins

Gustavo disse...

Olá irmão Marcelo, bom ter você conosco novamente!
Quanto a mulher de Apocalipse 12, há evidências fortes de se tratar de Israel.
Israel (Jacó) dá início a Nação com seus 12 filhos. Num dos sonhos de José ele vê sua família representada pelo SOL, LUA e 11 ESTRELAS (lógico que ele representava a 12ª estrela).
O texto de Apocalipse 12:1 mostra uma mulher vestida de SOL tendo a LUA debaixo dos pés, e uma coroa de 12 ESTRELAS.
Outro detalhe: Apocalipse fala de uma “MULHER GRÁVIDA”, já a Igreja é biblicamente representada como uma “NOIVA VIRGEM”.
Os outros versículos falam por si só de uma forma muito clara que esta mulher realmente é um símbolo de Israel.
Espero poder ter ajudado.
A Paz do Senhor Jesus!