sábado, 18 de janeiro de 2014

O sol e o vento - Jesus e o Espírito Santo

Nasce o sol, e o sol se põe, e apressa-se e volta ao seu lugar de onde nasceu.O vento vai para o sul, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento, e volta fazendo os seus circuitos. Eclesiastes 1:5-6

Creio que a escritura fala muitas vezes por figuras, figuras estas que devem ser relacionadas com cuidado,sem espiritualizar demais as escrituras deixando tudo subjetivo, por exemplo o sol, ele é uma figura do Senhor Jesus, neste texto abaixo está clara a profecia de Malaquias sobre o nascimento do Senhor Jesus:

Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. Malaquias 4:2

Nos textos de Apocalipse também vemos uma certa comparação:

E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. Apocalipse 21:23

E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece. Apocalipse 1:16


E no texto abaixo fica claro a comparação de Jesus do vento ao Espirito Santo:

O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito. João 3:8

Bom voltemos à mensagem:

“Nasce o Sol e o Sol se põe...” Jesus incidiu a sua luz sobre a terra, curando, ensinando, trazendo a verdade sobre a vontade do Pai, o sol nasceu, lembrando que o nascer significa aparecer, pois Jesus é eterno, sem principio nem fim, mas este sol se põe, morreu mas ressuscitou. “...e volta ao seu lugar de onde nasceu” Hoje está ao lado do Pai, resplandecendo toda sua Glória, voltou para o seu “lugar” se é que podemos dizer assim de um Deus que é onipresente.

Mas Ele disse que não estaríamos órfãos mas que enviaria o Consolador, “O vento vai para o sul...” Ele enviou o seu Espirito Santo para o sul, enviou até as partes baixas, até os pecadores que somos nós, Ele hoje está em nosso meio nos convencendo do pecado, do juízo e da justiça de Deus.

“...e faz o seu giro para o norte...” O Espirito Santo leva o homem para o norte, é Ele quem nos guia para a presença de Deus, sem Ele é impossível seguir rumo a eternidade, é impossível haver arrependimento, e é Ele quem convence o homem que Jesus é o Senhor, é Ele quem dá vida a Palavra de Deus em nossos corações.

Mateus Morais

Nenhum comentário: