quarta-feira, 8 de junho de 2011

Deus marcou data para Jesus iniciar seu ministério

Paz a todos, é a minha segunda postagem, dessa vez vou falar sobre um assunto interessante e conhecido, mas vou a deixar com um formato próprio para Blog, e acrescentar comentários meu desejo é que você possa ser edificado(a).

Você sabia que Jesus tinha uma data definida para iniciar seu ministério? Sim e está no livro de Daniel, vejamos:
"Sabe e entende: desde a saída da ordem para restaurar, e para edificar a Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, haverá sete semanas, e sessenta e duas semanas; as ruas e o muro se reedificarão, mas em tempos angustiosos." Daniel 6:25

Esse texto relata uma profecia, que um anjo enviado pelo Senhor vai e fala a Daniel que estava orando pela reedificação de Jerusalém e do templo do Senhor, mas o Senhor vai além e manda o anjo falar não só sobre quando seria reconstruído a cidade, mas quando viria o Messias; deixo aqui um quadro que auxiliará no estudo:

O anjo fala que haveria sete semanas e sessenta e duas semanas desde a ordem para edificar Jerusalém até o Messias, porque ele não disse 69 semanas? Pois algo acontece nesta primeira semana, que na verdade são anos e Deus já usou essa figura de um dia significar um ano  (Ezequiel 4:6b).

Analisemos o texto:
"...desde a saída da ordem para restaurar e para edificar Jerusalém, até ao Messias, o Príncipe, sete semanas..."
Houve uma ordem (Esdras 1:1 e 2) de Ciro no seu primeiro ano para reedificar o templo e não a cidade de Jerusalém, a cidade começa a ser restaurada quando Esdras vai pela segunda vez em Jerusalém (457 a.C.), então a ordem foi dada em aproximadamente 457 a.C., e a Profecia se cumpriu literalmente pois a cidade foi edificada em 408 a.C.(Segundo documento encontrado em elefantina que cita Sambalate e Tobias e faz menção de que uma obra apressada era feita para restaurar portas em Jerusalém).
Fazendo a conta:

(457 a.C.) - (408 a.C.) = 49 anos = 7 semana(de anos)

"...até ao Messias o Príncipe, sete semanas e sessenta e duas semanas..."
Se contarmos mais sessenta e duas semanas(434anos): 49 anos + 434 anos = 483 anos
(457 a.C.) + 49 + 434 = 26 d.C. (Considerando que Esdras não começou a recontrução no primeiro dia do ano) = 27 d.C.  

É em 27 d.C. que Jesus inicia seu Ministério, como assim? Jesus só começa a se manifestar após ser batizado, e isso foi com 30 anos(Lucas 3:23), mas então a profecia errou, pois são trinta e não 27? Errado veja abaixo: 


Jesus nasceu durante o reinado de Herodes, o Grande, que os romanos haviam designado para governar a Judéia. Os calendários são contados a partir do ano em que se supõe ter nascido Lucas surian , mas as pessoas que fizeram essa contagem equivocaram-se com as datas: Herodes morreu no ano 4 a.C., de modo que Jesus nasceu 3 anos antes, a quando dos censos do povo Judeu, que ocorreu, exactamente, 1 ano após os censos dos outros povos também subjugados ao poder Romano.


Na contagem correta Jesus nasceu em 3 a.C. então (3 a.C.) + (27 d.C.) = 30 anos
E com 30 anos Jesus dá inicio ao seu ministério pois foi ali que João Batista o anuncia e ele é ungido pelo Espírito Santo, note qual palavra no hebraico é usada para Messias:

משיח   mashiyach: ungido, o ungido, referindo-se ao Messias, príncipe messiânico, referindo-se ao rei de Israel, referindo-se ao sumo sacerdote de Israel, referindo-se a Ciro, referindo-se aos patriarcas como reis ungidos.

Por que Jesus inicia seu ministério com 30 anos? "Da idade de trinta anos para cima até aos cinqüenta anos, será todo aquele que entrar neste serviço, para fazer o trabalho na tenda da congregação." Números 4:3; para cumprir a lei, pois Ele como sacerdote iria se apresentar diante de Deus por toda humanidade, com a oferta: sua vida.

Conclusão: A profecia bíblica não falha, a história confirma, comprovamos então que da ordem para edificar o templo até Jesus se manifestar (pois antes disso ele ainda não havia se manifestado como Messias) foi de 483 anos, exatamente como diz a profecia no livro de Daniel, agora você deve estar se perguntando não foram 70 semanas? isso mesmo falta uma (7 + 62 = 69), e isso será assunto para a minha próxima postagem, paz a todos e toda glória seja dada ao Senhor pela sua Palavra.

Mateus de Souza Morais

3 comentários:

luis fernando disse...

Muito edificante a informação. É bom ver que a palavra de Deus é mais do que letras. Meus cumprimentos sinceros.

Unknown disse...

Luis Fernando obrigado pelo comentário, espero continuar onde parei neste estudo, sobre a semana que ainda resta. Um abraço.

professor Lincon Alves Silva Borchio disse...

Maravilha ! Palavras valiosas você escreveu ,Mateus. Continue nos abençoando com seus estudos. Lincon.