terça-feira, 7 de junho de 2011

O TEMPO DE DEUS

O tempo de Deus
( Gabriel Felipe.Rocha)
A vida - ζωή- é um projeto misterioso criado por Deus, um veículo à disposição do homem que viaja no tempo –kronos -χρόνος ao encontro do seu verdadeiro dono, a Eternidade. ( que já é num outro tempo, o Kairos – Καιρός- o tempo eterno de Deus ).
Gênesis 2:07 – “ E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. ( JFA)
Pois bem, amado, quero iniciar esse post trazendo a você uma notícia não tão atual e nem com um alto teor de novidade : VOCÊ É ETERNO
Como, se é eterno ? Não morremos um dia ? Não padecemos de males físicos na alta idade ? Sua pergunta é respondida então :
Deus fez o homem para ser eterno, pois , o proprio Deus( que é eterno) tirou de si o “ fôlego da vida” e deu ao homem , sua imagem e semelhança em espírito, não na carne. O fato de, o homem ( no tempo kronos ) conhecer a morte , se dá simplesmente porque escolheu o pecado na qual Deus não compactua . A criatura perdeu então a vida eterna, mas , sua alma continua num estágio eterno ( porque veio de Deus e ,Deus não muda ). Portanto, o homem tem dois tempos: Tempo presente( secular ), o Kronos e, o tempo eterno, o kairos, que é de Deus. Partindo desse pressuposto , você entende porque o Criador Eterno enviou um recurso de “ salvação” ( em Jesus , seu Filho e propriamente Deus ) para livrar o homem da Vida eterna sem Deus ( sofrimento, trevas eternas ). Porque Ele amou o mundo? Não o presente século, mas amou sua criação , e quer buscar aquilo que dele veio . Já parou pra pensar que antes de você conhecer essa tão grande salvação, sua alma carecia de algo, e você nunca sabia explicar o que era que estava faltando ? Nossa alma tem sede do Deus vivo, simplesmente !

Portanto, vamos ao estudo !
A teoria da relatividade inclui o tempo como mais uma medida do universo além das três medidas: altura, largura e profundidade, já conhecidas e propostas pela física.Certas medidas como espaço e velocidade, empurradas para o infinito, estão entre outras no contexto profético da Palavra de Deus, quando fala da multiplicação da ciência e da velocidade nos últimos dias, despertando o homem para valores imensuráveis, até imponderáveis, que inclui talvez o maior mistério e realidade imaterial que é o tempo , que abriga uma pequena referencia para o homem e sua temporalidade.
Descobrir e viver o tempo é algo muito especial a até particular para muitos que sequer conseguem entender a dinâmica e finalidade de tal medida, vista e analisada no campo da ciência e por vezes no campo espiritual.
O Salmo 90, atribuído a Moises , refere-se à vida e tempo com uma avaliação profética e humana. Uma percepção, alcançada por Moisés nos confrontos da grande realidade, um momento em que o mesmo se coloca como um ser frágil, pequeno como qualquer humano, que vê a vida numa figura de “ um sonho”, da “erva” que cresce de madrugada e à tarde é cortada e se seca. Na seqüência, conclui que a vida é ensino para os que buscam sabedoria nela, é o lado pedagógico para um ser inacabado que é o homem.
Os questionamentos do homem a respeito do céu, de como alcança-lo , como transcender , se Deus existe, onde Ele está,etc. sem se dar conta de que caminhamos e passamos pelo tempo desapercebidos da grandiosidade do eterno, onde convivem passado, presente e futuro, onde tudo é luz .
A maior medida da velocidade até os nossos dias é a velocidade da luz, que chega a 300.000Km/s ,e é um desafio para os que gostariam de viajar em tal velocidade.
Em Gênesis 1:3 lemos : “ e disse Deus: haja luz; e houve luz...”
No evangelho de João está a confirmação da palavra (o verbo) – LOGOS-λόγος, poder que engloba toda fenomenologia do “logos” e entra na criação com grande explosão de luz com seus resultados e conseqüências, quando a ação é a própria dinâmica da palavra “houve luz”. No mesmo evangelho, a manifestação difere da OBRA CRIADORA , quando agora a mesma palavra se manifesta no universo da OBRA REDENTORA .
Em João 12:46 lemos: “ eu sou a luz que vim ao mundo , para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas’’ ( trevas não existe, é ausência de luz simplesmente. Ou seja : Onde há Jesus , há vida, há luz, há eternidade...e suas trevas temporais se dissipam ).
Se imaginarmos viajar na velocidade da luz aplicando a formula de Einstein ( E= mc² ), teríamos entendido que “M” ( massa=homem) no quadrado da velocidade ( C² ) é igual a E ( energia ). Como não se pode confiar na física para conduzir o homem á eternidae, dá para fazer um pequeno paralelo na aplicação da fórmula, acrescentando o texto bíblico da primeira carta de João 1:7 “ mas, se andarmos na luz, como na luz ele está, temos comunhão(em comum) uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo ( de cada ) pecado”.
Luz ( fhos –grego) φως ; comunhão ( koinonia –grego) κοινωνία
Aplicando-se a fórmula para o universo Redentor, podemos concluir que “ M” (massa-homem) na luz ( C² ) , onde Jesus é a luz ou revelação e não simplesmente velocidade da luz, concluímos que o homem na revelação é igual a eternidade ( E ).
É difícil , impossível , confundir Deus com razão humana . Na revelação ( ou luz ) o homem alcança a eternidade e, na razão, fato aqui lembrado no Éden , quando o homem ao se desculpar, entrou na velocidade do som , daí a queda . Adão e Eva estavam na razão, porem , saíram da luz ou da revelação , do tempo de Deus , e perderam o caminho da eternidade e caíram . Razão – “ a mulher que tu me destes”, um argumento comum do homem fora da luz.
A velocidade do som (340m/s) não se compara com a velocidade da luz , muito menos com a própria luz. O argumento do homem é só para essa vida ( kronos ) , para baixo, para a morte.
O mesmo Deus criador de todas as coisas providenciou a luz ( a revelação) a partir da nova aliança em Jesus e, no derramar(explosão) do pentecostes operada pelo Espírito Santo que, é autor da obra criadora, como agora é autor da obra redentora.
João 14:06 : “ Disse Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida.Ninguém vem ao Pai, senão por mim”.
Notemos : “ EU SOU’’ – uma forma como Deus se revelou; um nome de Deus : Yaveh ( Jeováh ) –hebr.
הוהי.
Na revelação vemos e entendemos tal salvação em Jesus.
CURIOSIDADE : toda consoante hebraica corresponde a um valor numérico. הוהי ( yaveh) traz três consoantes hebraicas :
י – Yod ( iode ) = valor numérico : 10 ( completude de Deus; projeto completado em Jesus )
ה - He = valor numérico : 5 ( ministérios- se dá no corpo através do cabeça -Jesus )
ה – He = valor numérico : 5 ( penta/ pentecostes/ derramar do E.S. – Jesus é revelado pelo Espírito, em Espírito )
ו - Vaw ( vav) = valor numérico : 6 ( numero do homem,a sexta criação. O homem está incluído no projeto redentor de Deus)
· a soma de tudo dá : 26 ( 10+5+5+6) = 26, portanto= 2 e 6 ( dois=comunhão; seis= homem ). O homem no corpo ( onde circula o sangue , o Espírito santo )está caminhando no tempo do grande EU SOU, o tempo eterno ( EU SOU O QUE SOU / SEMPRE FUI/ SEMPRE VOU SER ).
Para fecharmos :
· VIDA - veículo ( condução )
· Tempo = vida = intervalo da existência entre nascimento e a morte.
· O TEMPO é estável – quem passa é o homem! O tempo é um mistério que será revelado na eternidade.
· ETERNIDADE - lá o tempo não é contado. Passado, presente e futuro convivem juntos
· LUZ – Andar na luz é andar na revelação. Luz = Revelação
Jesus é a luz ( não o pastor, a Maria, o Santo,etc.) Jesus é a revelação de Deus ao mundo; Jesus é a eternidade – Porque na luz o tempo não é contado, Jesus, portanto ,é o PAI DA ETERNIDADE.
“ porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, conselheiro, Deus forte , Pai da Eternidade, príncipe da paz” Is 9:6
Jesus é a luz – somos filhos da luz.
“ porque noutro tempo éreis trevas , mas agora sois luz no Senhor: andai como filhos da luz” Ef 5:8.
RAZÃO É DO HOMEM- REVELAÇAO É DE DEUS
O homem saiu da luz – Caiu quando pecou. Agora só Jesus- Deus abriu um caminho de luz, que é Jesus- através do Espírito Santo, a luz do mundo.
A Paz do Senhor Jesus a todos !!! este estudo desenvolvi com a base bíblica necessária ( bíblia JFA ) e, baseado também em informações adicionais contidas na revista Verbo News (Vida e Tempo -Um Mistério). A responsabilidade pelas traduções e exemplos ( grego e hebraico pertencem a Gabriel Felipe M. Rocha .

Gabriel Felipe M. Rocha

9 comentários:

Unknown disse...

Maravilha Gabriel, sem tirar nem por, que Deus abençoe os leitores.

Anônimo disse...

Saudaçoes , Gabriel Felipe. Achei muito interesssante aquela demonstraçao numerica do hebraico no final de seu texto.Sugiro que voce escreva mais sobre isso. conheço superficialmente o hebraico , e , sei que os que nao conhecem ficarao tambem adimirados.Nunca deixa de ser interessante. Foi profundo esse texto, obrigado pela dedicaçao. quem gosta da Biblia e nela crê, vai ficar a vontade e vao se sentir em casa nesse blog.( faço esse comentario anonimo, pois nao consigo entrar com meu email yahoo).Pode me informar como faço ? Eliezer .

Anônimo disse...

Maravilhoso, muito bom, amado. Que o Senhor abençoe a vida dos que organizam esse site .Estou a um ano na Igreja Batista Emanuel, de Caratinga . Lá fazemos estudos bíblicos, e acho que vamos ter onde nos inspirar e aprender mais a partir de agora!!!! A Paz de Cristo Jesus.Amanda ( mandinha28deus@gmail.com)

Bianca disse...

Aleluia!!!Maravilhoso é entender sobre a(nossa humanidade)perenidade desta vida terrena e compreender que o Deus que servimos é Eterno e nos propõe através da reconciliação pelo seu sacríficio(cruz)a promessa de usufruirmos desta eternidade com Ele.Glória ao Senhor!

Bia Skov disse...

Este comentário acima foi feito com o meu outro perfil (outro blog) Book de menina
Um bjo rapazes!

Guilherme A.F. disse...

Paz. é correto afirmar que um novo convertido quando aceita Jesus e vive numa novidade de vida, ele já está vivendo o tempo de Deus? Ou o tempo de Deus é só quando o salvo for para a eternidade?

Unknown disse...

Paz irmão, agradecemos pela visita.
Deixo a resposta da sua pergunta para meu amigo Gabriel.

Gabriel F. M. Rocha disse...

Entao, Guilherme . Antes de mais nada , obrigado por visitar nosso blog. Pois bem. O homem foi desligado aqui na terra do tempo profetico de Deus, o tempo de Deus. Ele, com o pecado , inalgurou o tempo mortal, o tempo do homem. Mas , se o mesmo, hoje , ver em Jesus o SALVADOR e aceitar essa bençao, passa ( aqui na terra mesmo) a viver o TEMPO DE DEUS, pois , ele de certo nao estara livra da morte fisica , mas sua vida estará sendo contada para a eternidade, que é o tempo que importa para o homem. Espero ser claro com essa resposta. Obrigado.

Valdinho do Pai disse...

Magnifico o artigo. Congrega em qual igreja? Sou assembleiano já a um bom tempo gloria a Deus .Que Deus abençoe este ministerio.