quinta-feira, 16 de junho de 2011

A fé que salva


Paz a todos, estamos felizes pois o Blog tem sido muito acessado, pra glória do Senhor, esperamos poder postar mais mensagens a cada dia. Bom hoje falaremos sobre um tema fundamental para Salvação; e que parte de Deus, a fé, sim isso mesmo a fé vem de Deus para nós, a palavra fé pode ser aplicada de diversas maneiras, as vezes a é mal aplicada; exemplo: "Fulano tem muita fé em nossa senhora", "Eu tenho muita fé no padroeiro", "Eu tenho fé que Deus não muda então se Ele me salvou, estou salvo para sempre" e etc. A fé ai citada é simplesmente uma convicção humana de que algo possa ser a verdade, porque foi convencido dela, mas esta fé não basta para a Salvação, pois não veio de Deus, vamos entender melhor o sentido da fé.

"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." Efésios 2:8

Vamos analisar o texto em questão:

Deus na sua soberania, não tinha obrigação de salvar o homem, mas ele usou sua graça, e a palavra graça tem vários significados em português se analisarmos a palavra no grego: Graça - charis - χαρις: boa vontade, amável bondade, favor, privilégio, generosidade. Então entendemos que o ato de eleger e salvar vem de Deus, por puro amor, Deus salva por generosidade, amável bondade.

Fé vem do grego pistis πιστις: convicção da verdade de algo. Fé é isso sim, mas a fé dada por Deus tem um valor maior. Vemos no texto que a fé é um "meio", o termo usado para "meio" no grego é "dia - δια", e também significa "através", então concluímos até aqui que a fé é um "elo" de ligação entre o homem e Deus pois é através dela que somos salvos. Ai alguém pode perguntar: Mas Jesus é quem liga o homem a Deus? R.: Sim Jesus não deixa de ser mediador sendo a fé o elo de união. Por quê?

"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" I Timóteo 2:5. A Palavra afirma que só Jesus é mediador. Então por que a fé me une a Deus se Jesus é o mediador? R.: Jesus é mediador porque através de Jesus estamos unidos a Deus através da Fé. Isso mesmo, veja:

"...deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé..." Hebreus 12:1b e 2a

"...Jesus, autor..." a palavra em grego para autor é archegos - αρχηγος e significa: alguém que toma a liderança e deste modo dá exemplo. Se Jesus é "Autor" da fé, Ele é esse alguém que deu exemplo, então a fé em Deus para a Salvação  leva o homem ao exercicio da SANTIFICAÇÃO, somos salvos pela fé que Deus nos dá através de Jesus, então ninguem será salvo sem SANTIFICAÇÃO, como assim? se Jesus deu exemplo de fé para nós, então fé é andar como Jesus andou, e não existe maior exemplo de vida santa que Jesus, algo que nunca alcançaremos, "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito..." Filipenses 3:12, devemos andar como ele "exemplificou" senão, a fé que você tem não é verdadeira, não é a que vem de Deus, de Jesus o "Autor", mas sim a que vem de Constantino, de Calvino, de Armínio, de Agostinho e de tantos outros "doutores de religião". Jesus é o exemplo de fé verdadeira, e Ele nos dá essa fé. E sem SANTIFICAÇÃO não há Salvação mesmo que você esteja eleito.
"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" Hebreus 12:14.

A GRAÇA SALVA EM SANTIFICAÇÃO

Se a graça de Deus salva através da fé então, a graça de Deus me salva pela SANTIFICAÇÃO, isso mesmo: "Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo"
 I Pedro 1:2. a Eleição de Deus permanece, mas só salvará através da SANTIFICAÇÃO. Quando dizemos que a fé nos une a Deus estamos concordando em dizer que a SANTIFICAÇÃO nos aproxima de Deus.

O SANGUE DE JESUS

Se Jesus é Autor da fé e nos deu ela para nos unirmos a Deus, então podemos afirmar que também somos sacerdotes, pois temos algo que nos coloca na presença de Deus (o sangue de Jesus), a FÉ  é o meio e a SANTIFICAÇÃO a condição, e se a santificação nos une a Deus, então é através do Sangue de Jesus que nos unimos a Deus. Sim: "Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus..." Hebreus 10:19, então através do Sangue de Jesus nos santificamos. O sacerdote segundo a Lei não poderia entrar no santuário sem o sangue da oferta a Deus. Da mesma maneira a igreja entra na presença de Deus com este recurso: o sangue de Jesus, por isso quando orarmos devemos clamar a Deus tendo em mente que somos aceito por causa da oferta de Jesus por nós, oferta essa que só foi feita uma vez, mas o escritor de hebreus faz menção de usarmos este recurso da Graça. 
E a fé é pessoal, você não precisa de um copo de água no rádio, de dar nó em camisa, do "Homem da Fé", Oração Poderosa, Carnê, Patrocínio, Campanha, pois toda vez que vai a Deus através do Sangue de Jesus você entra na presença d'Ele.

SE DEUS ME ELEGEU, ME DEU A FÉ ENTÃO EU NÃO PERCO A SALVAÇÃO? ERRADO!!!!

"...deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta..." O escritor faz menção de correr a "carreira", e a palavra usada no grego é agon - αγων, e um dos significados é: "a competição por um prêmio nos jogos". Deus te eleger significa que Ele vai te colocar pra participar desta corrida, agora você tem que "CORRER". Se deixar de correr não ganha o prêmio, e nós corremos usando a nossa FÉ, nos SANTIFICANDO para Deus, por isso mesmo tendo o nosso sacerdócio universal, Jesus continua sendo MEDIADOR, pois se nossa fé enfraquecer ele nos ajudará, intercederá a Deus por nós, nos Justificará por não termos nos santificado e errado, pecado, nos tornando SANTOS. Dai entendemos o sentido do texto: "Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; " Efésios 1:4, somos santos por causa da justificação de Jesus, quando não somos justos Ele nos justifica. A Santificação é em Jesus, e é Deus ajudando, dando uma chance ao homem de voltar a Ele obedecendo a Jesus. Sem SANTIFICAÇÃO a eleição perde o valor, pois o homem não irá a Deus :"Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;" Hebreus 12:14.

A FÉ PRECISA AUMENTAR?

Sim, Jesus nos dá a fé mas ele também é CONSUMADOR, e a palavra usada no grego para Consumador é teleiotes - τελειωτης: e significa "aperfeiçoador", ou seja essa fé deve ser aperfeiçoada. Como? Santificando, tomando exemplo de Jesus o Autor, "QUANTO MAIS SANTIFICAÇÃO MAIS FÉ".
 
Revisando: Deus elege e salva; a fé é dada para o homem por Deus para a Salvação(é Deus ajudando o homem a correr do pecado); não precisamos de outro intermédiario senão Jesus; a santificação é necessária para Salvação. Quer estar próximo de Deus, então use a sua FÉ, creia que Ele exista e se santifique.

Hoje tratamos da fé que vem de Deus para Salvação, outrora falaremos sobre a Fé como firme  fundamento, fé misturada, " a tua fé te salvou". Abraços.

Mateus de Souza Morais.

5 comentários:

Anônimo disse...

fico aqui pensando como pode ter tanta certeza do que escreve. No juízo Deus cobrará daqueles que ususrpam sua palavra para fazer apologia a erros nao - fundamentados . (anti arminianos )

Unknown disse...

Prezado anônimo, pra ter certeza do que escrever não existe nada melhor do que viver aquilo que se escreve, como Paulo diz que somos cartas vivas, lidas ao mundo, escrevemos aqui a maravilhosa Salvação que temos vivido, agora se a VERDADE que seguimos é diferente da sua verdade, não siga o Blog, pois aqui não é lugar de debater nem de evangelizar, mas somente de compartilhar com amigos sobre a Palavra de Deus, evangelizar é na igreja, debater deixo isso com os teologos pois gosto do texto"Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos debates acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs. " Tito 3:9, eu e Gabriel não estamos preocupados em debater nada, já converssamos sobre isso hoje acho melhor continuarmos a falar a verdade contra o pecado, e não debater contra catadores de Blog que ficam pulando de pagina em pagina procurando um debate, pois não tem certeza de sua fé e ficam discutindo pra ver se conseguem ser mais convictos, pois nossa luta não é contra calvinistas e sim contra as obras das trevas, você devia lutar contra elas também e não contra arminianos(afinal nem sou arminiano, nem sei o que significa isso, mas sei o bastante pra não concordar com salvo uma vez, salvo para sempre), passar bem.

GUSTAVO disse...

É impressionante como tem de "crente" que tem pavor à santificação.Será que o coração ainda está dividido entre Deus e o mundo,ao ponto de escolherem a "miséria" de esperar em Cristo só para esta vida?
Vai lá saber...!!! pobres dogmáticos!

Missionária Natália disse...

Dou glória a Deus por blogs como esse que me ajudam no meu processo de santificação. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11:6), ou seja, sem fé não pode haver salvação. Desde a minha infância, sempre fui uma crente por que meus pais eram, mas graças a Deus recebi um avivamento espiritual e um chamado missionário a pouco tempo. Esse blog tem feito parte da minha história. A paz do senhor!

Unknown disse...

Missionária Natália, é uma alegria enorme poder ter essa comunhão no Blog com irmãos de diverssos locais do Brasil, deejamos a Paz a irmã.