terça-feira, 2 de agosto de 2011

AS PROVAÇÕES NA VIDA DE UM ESCOLHIDO

“ E Eliseu estava doente da sua doença de que morreu...” (II Reis 13:14)

Vemos nos versículos 14 ao 19 a grande provação na vida do profeta Eliseu.Um homem que Deus atendeu ao pedido que ele um dia fez (...a porção dobrada do Espírito que estava sobre Elias) ao ponto de Deus operar no ministério de Eliseu o dobro de sinais operados no ministério de Elias.

O Profeta que curou à tantos, mas não curou a si mesmo.

Quando imaginamos Eliseu sendo arrebatado numa dupla carruagem de fogo, ele acaba morrendo por causa de uma enfermidade que não pôde ser curada.

Esta é grande prova que muitas vezes acontece na vida daqueles que estão envolvidos no ministério; no trabalho na Obra de Deus.Esta é uma palavra para você!

Quantas vezes Deus já te usou para levar uma Palavra à alguém que estava fraco, desanimado,perdido e se converteu, enfermo e foi curado...

(mas, quando estamos no “vale”, não temos uma palavra pra nós mesmos).

E na maioria das vezes não há com quem compartilhar, sofremos calados, sozinhos...

Eliseu viveu este momento, e DEUS ENTÃO ENVIOU AO SEU ENCONTRO... UM ANJO? UM PROFETA? NÃO! Deus enviou mais um necessitado, precisando de uma palavra.

Deus quer te usar em meio às provações e adversidades da vida.

Israel e Síria em guerra, e o Rei Jeoás vai buscar no profeta uma direção da parte de Deus.

Se há guerra, precisa-se de Armas; por isso a palavra de Eliseu foi: “...Toma um Arco e flechas...” ( a ordem era pra atirar quantas vezes puder todas as flechas).

-Um líder de guerra carregava de 30 à 40 flechas.

-O Rei carregava de 12 à 16 flechas.

Jeoás abre a janela desanimado e só atira 3 flechas; e Eliseu diz: só três vezes ferirás aos Sírios.

Resultado: Senaqueribe quase destrói Israel porque o Rei teve pouca fé em executar o conselho do profeta.

Será que Deus não agiria se a posição de Jeoás fosse diferente? Um exemplo claro da fidelidade de Deus ao que O busca, foi o caso do Rei Ezequias, que ao receber uma sentença de morte virou para a parede e orou, e Deus lhe acrescentou 15 anos de vida (Is.38:1-5).

APLICAÇÃO PRÁTICA:

Estamos em guerra (espiritual)= “Por que não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Ef.6:12)

Precisamos usar Armas = “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus,para destruição de fortalezas” (II Co.10:4).

ARCO E FLECHA = A particularidade desta arma é que ela atinge ao longe; usada em longa distância,não é usada no combate corpo-a-corpo.

Na vida espiritual, representa A ORAÇÃO ; pois a oração tem este poder de atingir ao longe.

“Pedi e dar-se-vos-á;buscai e encontrareis; batei e abrir-se-vos-á.Porque, aquele que pede recebe;e o que busca,encontra: e ao que bate,se abre” (Mt.7:7-8).

CONCLUSÃO:

Na provação não deixe de fazer o que Deus te confiou: se é pra louvar, louva com alegria ,se é pra pregar pregue com autoridade, se é evangelizar evangelize com amor, se é o cuidado com a Casa de Deus cuide com zêlo... Faça bem feito o que Deus te confiou!

A Paz do Senhor Jesus à todos!

Gustavo Rodrigues

2 comentários:

Anônimo disse...

palavra abençoada. abençoou meu dia. Gloria a Deus.

Anônimo disse...

ERA O QUE EU PRECISAVA. GLÓRIA A DEUS POR ISTO.QUASE ME DEIXO LEVAR PELO ENGANO E PELAS ARMAÇÕES DO INIMIGO. OBRIGADO, SUAS PALAVRAS ACERTARAM EM CHEIO NO MEU CORAÇÃO, VIVIFICANDO A MINHA ALMA PARA A BUSCA. OBRIGADO IRMÃO. ALTIVO