quinta-feira, 4 de agosto de 2011

AS SETE QUEIXAS DE DEUS


As Sete Queixas de Deus

“Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso. Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniqüidades. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.” Isaías 43:23-25

Comentário

Do mesmo modo que o Senhor inicia o livro do profeta Jeremias, o Senhor protesta contra aqueles que viram as costas para Ele, rejeitando a sua bondade, paciência e misericórdia; oferecendo depois o perdão e a vida eterna gratuitamente.

O Senhor fala no texto em questão, de todas as coisas que o homem deveria Lhe dar, por dever, mas que durante toda a vida, às vezes nem se lembra.

1 -Não me trouxe o Gado Miúdo dos teus Holocaustos

Deus reclama do homem por falhar em lhe dar o mínimo; como por exemplo, a gratidão pela vida, pelo alimento diário, pela saúde e pelos livramentos, pelo emprego e outras coisas que são providenciadas pelo Senhor todos os dias. O gado miúdo consistia em pombas e rolinhas que não custavam quase nada, mas que tinham grande valor para o Senhor, quando ofertadas de coração. As pessoas às vezes lembram de oferecer coisas aos seus ídolos, mas se esquecem totalmente de quem realmente faz tudo por elas.

2 - Nem me Honraste com os Teus Sacrifícios

O povo de Israel sacrificava em reconhecimento dos seus pecados, derramando o sangue dos cordeiros sobre o altar, e desta forma prestando um culto de adoração e honra ao Senhor. As pessoas hoje em dia não reconhecem os seus pecados e por isso não buscam o perdão, nem clamam pelo sangue de Jesus, o qual foi dado como sacrifício por todos os homens, e não cultuam nem honram a Deus através do seu Cordeiro Eterno. Quando alguém clama pelo sangue de Jesus está honrando a Deus e tomando posse do verdadeiro e único sacrifício; está prestando um culto de adoração ao Senhor e entrando na Sua presença através do único e verdadeiro caminho determinado por Ele mesmo. No entanto o homem pecador não atenta nem cumpre estas coisas, e por isso não conhece a vida eterna.

3 - Não Te fiz Servir com ofertas

O Senhor é verdadeiramente o dono de todas as coisas, o céu e a terra pertencem a Ele. A Palavra exorta a honrar o Senhor com a nossa fazenda e com as primícias de toda a nossa renda. Isto quer dizer que Deus dá tudo ao homem, mas espera que ele o sirva com “seus bens”, ofertando seus recursos para a realização de seu projeto. Mas a maior oferta que alguém pode dar ao Senhor é a sua vida. Deus, porém, não obriga ninguém a servi-lo, não impõe ao homem que lhe dê “ofertas”, mas se alegra quando o homem, em reconhecimento à sua graça O serve voluntariamente.

4 - Nem Te Fatiguei com Incenso

O incenso tipifica a adoração e a oração. Eles indicam o reconhecimento da Grandeza de Deus, a dependência e a confiança na Sua Pessoa Maravilhosa. O homem natural vive como se o Senhor não existisse, e nada Lhe pede, nem O tem como Pai. Ele despreza o favor do Senhor e acha cansativo estar todo o tempo a Lhe pedir as coisas de que necessita. O homem natural prefere alcançar tudo por conta própria, por isso ele vive angustiado e não aprende a descansar no Senhor. Deus não tem cansado ninguém, insistindo para que o adorem e o sirvam, mas tem respeitado o livre arbítrio que Ele mesmo concedeu ao homem.

5 - Não me Compraste por Dinheiro Cana Aromática

A cana aromática é tipo da pessoa que é salva pelo Senhor, cujo testemunho e fé tornaram-se agradáveis a Ele. Muitas vezes precisamos usar nossos recursos materiais e trabalhar duro para levar uma pessoa a se tornar uma “cana aromática”, mas há pessoas que nunca se desprendem de suas riquezas e bens, para alcançar vidas preciosas para o Senhor, seu dinheiro serve apenas para o seu conforto e deleites materiais.

6 - Nem com a Gordura dos Teus Sacrifícios me Encheste

A gordura do sacrifício, quando queimava, subia como aroma suave até a presença do Senhor. Isto representa o louvor que é devido ao Senhor. A Palavra diz: “Tudo que tem fôlego, louve ao Senhor”. Mas muitos não reconhecem que ele merece o louvor e a glorificação. O simples fato da existência do homem e de sua vida, já é motivo de ele louvar ao Senhor. As pessoas sempre estão dispostas a receber o reconhecimento e o louvor, mas nunca despertam para a realidade de que só há um que é digno de louvor: O Senhor Jesus.

7 - Mas me deste Trabalho com os Teus Pecados

É isso que o homem tem feito para com o Senhor. É essa a forma que o homem tem usado para retribuir ao Senhor por tudo que tem feito em seu favor. O ser humano é insensível, e muitos passam a vida inteira sem atentar para o fato de que o Senhor é Soberano, e que Ele está vivo, esperando que todos se voltem para Ele, para buscá-lo e conhecê-lo. Mas o que a maioria naturalmente tem feito é agredir à Santidade do Senhor com toda sorte de pecados e tudo isso angustia o Seu puro coração.

8 - Eterna Misericórdia

Apesar de tudo isso, Deus, que é riquíssimo em misericórdia, estende sua mão na direção do homem, oferecendo-lhe o perdão e a oportunidade de ter uma nova vida na Sua presença, e por isso Ele diz:

“... Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.”

As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos destruídos, porque as misericórdias do Senhor não têm fim, novas são a cada manhã. Depois de todo esse tratamento e desprezo por parte do homem, o Senhor ainda se compadece dele e lhe abre a porta da salvação e da vida eterna, por seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Em Jesus, o homem encontra uma vida diferente, de comunhão e de dependência, onde Ele trabalhará para que seja vitorioso todos os dias, andando conforme a sua orientação e revelação. Quem pode entender estas coisas? Mas elas estão claras no sacrifício de Jesus, que foi a manifestação viva do amor de Deus, em protesto contra toda a maldade e pecados do coração do homem. Atentemos para tudo isso, pois como escaparemos nós se não atentarmos para uma tão grande salvação?

Gabriel Felipe

Nenhum comentário: