terça-feira, 7 de agosto de 2012

Nunca vos conheci; Apartai-vos de mim...


Paz a todos...

Você já parou para pensar sobre o verso bíblico abaixo?

Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. 

Mateus 7: 22 e 23

Você já parou para pensar nesta afirmação bíblica? Que profetas, pessoas que expulsam demônios e que foram usadas para realizar maravilhas, curas, sinais... ficarão fora do Reino de Deus?

É triste pensar nisto, mas é uma verdade. O que profetiza e opera sinais e maravilhas é usado pelo Espírito Santo, que o usa nos Dons Espirituais, o que expulsa demônios, os expulsa pelo poder e autoridade do nome de Jesus. Então vemos que as pessoas citadas acima possuem contato com o  Espírito Santo, mas porque Jesus afirma que muitas destas pessoas correrão o risco de ficar para traz? e por qual motivo ficarão para traz? Resposta: por praticarem a iniquidade. Então alguém pode questionar que Deus não usaria alguém que vive em pecado, ou que não se converteu.

Primeiro analisemos o seguinte: Dons espirituais são enviados de Deus para o homem, a Bíblia nos orienta a buscar com diligência os Dons, mas vemos exemplos que mesmo sem o homem merecer, e mesmo sem o homem ser fiel, Deus pode o usar. Exemplos:

  • O profeta velho de I Reis 13, o profeta velho era um homem mentiroso, enganador, enganou o profeta novo o fazendo voltar do seu caminho  mas depois profetizou que ele morreria comido por um leão e assim sucedeu.
  • Balaão, um homem amante do dinheiro que ensinou o rei Balaque a lançar prostitutas no meio de Israel para levar o povo a pecar, tentou amaldiçoar Israel mas Deus o dizia para abençoar.
  • Caifás, é dito em João 11:51 que ele sendo o sumo sacerdote profetizou que um homem deveria morrer pela nação(mesmo sem aceitar o testemunho de Jesus, do contrário, o condenando, apoiando e desejando sua morte)


Então vemos irmãos que Deus para cumprir seus propósitos(Ele é soberano) pode usar quem ele quiser para operar sinais e prodígios, por isso Jesus adverte que profetizar, curar, expulsar demônios, pregar não garante entrada no Reino de Deus. Jesus mesmo disse aos discípulos:

Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus. 
Lucas 10:20



Bom se Dons e operações não nos garante entrada no Reino de Deus, o que nos garante? O que nos dá segurança que herdaremos a vida eterna? Que sinal temos em nossas vidas de que estamos realmente desfrutando da Graça, do Sacrifício eterno de Jesus, de que estamos justificados?

Todos sabemos que somos salvos pela Graça de Deus, por meio da Fé em Jesus, sem nenhuma obra; correto. Mas a Bíblia nos fala muito sobre produzir frutos, vejamos:

Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; 
Mateus 3:8


Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. 
Romanos 7:4


Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. 
Filipenses 1:11


Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia. 
Tiago 3:17


E principalmente:

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. 
Gálatas 5:22


Irmãos, vão ser salvos aqueles que derem frutos, não confundamos frutos com obras para alcançar Salvação, por exemplo o fruto de arrependimento é não voltar a praticar aquilo que Deus te libertou, por exemplo: o arrependimento vem de Deus, quando o homem se entrega a este arrependimento ele abandona seu pecado, isto é o fruto. 

O Fruto do Espírito: O Fruto do Espirito é o resultado da ação do Espirito Santo na vida do crente, Deus derrama seu Espírito e vai querer colher o fruto deste derramamento. Irmãos busquemos os frutos do Espírito Santo, fruto não é só quando você leva uma vida a Jesus, fruto é quando você não ama o próximo, rouba, mente, se ira, peca, mas Jesus vai falando ao seu coração, você vai meditando na Palavra, e isto começa a mudar, sua vida muda, isto é fruto e fruto para Glória de Deus. Irmãos a Salvação pela Graça e Fé é assim, Deus se revela ao homem, mostra sua Graça, seu perdão, lhe concede a Fé, a medida que cremos iremos dar frutos para Deus, frutos que indicam que a Graça está sobre nossas vidas.


Uma opinião pessoal, sobre vidas que mesmo em pecado são usadas por Deus: Creio que Deus está dando uma oportunidade a estas pessoas para que se arrependam, para que vendo o poder de Deus abandonem seus pecados, antes do dia do Juízo, a ceifa, a colheita, o que Deus vai procurar na colheita? Dons ou frutos?


Alguém pode se questionar no coração por exemplo: Eu aceitei a Jesus há anos, me desviei ou estou desviado, eu então não posso dar mas frutos já que rejeitei tudo? Uma boa noticia para você: Você pode dar frutos agora se você se entregar a este arrependimento, você estará dando frutos, se você não tem vivido uma vida santa, mas uma vida infrutífera, ainda há tempo para dar frutos, a doce Graça está sendo derramada, volte ao primeiro amor, Deus quer gerar frutos na sua vida.


Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. 
Mateus 7:17

Em uma outra postagem irei falar sobre como a Palavra nos ensina a dar bons frutos. Paz a todos.


Mateus Morais
Lutando para alcançar a cada dia...

5 comentários:

A.Júnior disse...

ApdSJC!Excelente lição, meu irmão. Fica na paz!!!!

Germano Aleh disse...

Paz! Interessante o ponto citado sobre os fruto do Espírito Santo. O evangelho de joão ensina no cap. 15 que aquele que não dá fruto é tirado e arrancado fora. Seria esse "fruto" os do espírito? E fiquei numa dúvida cruel que me faz discordar de vc no final: A pessoa que "cai" ainda tem a presença do Espírito Santo porque um dia aceitou Jesus ?

Unknown disse...

Paz Germano,

Quanto ao fruto amanhã irei fazer uma postagem sobre o assunto, agora quando a pessoa cai ela perde a presença do Espírito, pois deixa de ser templo do Espírito para viver em pecados, mas se arrependendo e voltando a se santificar para ser templo do Espírito Santo, Ele voltará a habitar nesta pessoa, agora o Espírito não abandona totalmente se o pecado não for a blasfêmia contra Ele, mas continua a tentar levar esta pessoa ao arrependimento, coisa que só o Espírito Santo faz, continua amando e tocando, dando testemunho que Jesus quer entrar novamente no seu coração caso se arrependa. Não sei se fui claro, esclareci concordando com sua observação. Obrigado pela participação.

Unknown disse...

Só acrescentando, a pessoa quando peca não perde o Espírito, prova disso é que quando pecamos, o Espírito Santo nos leva ao arrependimento. Agora quando vivemos na prática do pecado e caímos, devíamos, abandonamos, perdemos a sua presença, mas Ele vai agir como quando não havíamos aceitado a Jesus, tocando no coração, levando a uma mudança de vida para que Ele possa habitar novamente.

Anônimo disse...

Amém Que A Paz Do Senhor Esteje Com Vcs ,Muito Interessantes Sabre Mais Palavras De Deus Em Nossas Vida.Pois A Cada Dia A Palavra Do Senhor Vem Se Renovando.Tudo Isso para Honra E Glória De Deus...Amém Que Todos Fica Na Paz Do Senhor..!!!