terça-feira, 1 de julho de 2014

Amando a vinda de Jesus

Amando a vinda de Jesus
(por Gabriel Felipe M. Rocha)

"Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda" (2 Timóteo 4:8)

"Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam" (1 Coríntios 2: 9)

Todo o genuíno cristão deve amar a vinda de Jesus Cristo. Isso, na verdade, é bem mais que uma opção do tipo "eu escolhi amar a vinda de Jesus", mas é algo intrínseco à fé cristã. Se nós temos fé em Jesus, logo amamos sua vinda e se amamos (de fato) esperamos em santificação e séria definição e adesão à mensagem da cruz. Se conhecemos mesmo o Cristo e nossa fé é autêntica nele, nossa alma se preenche e nossa existência retoma o sentido da vida, pois, Cristo tira o peso espiritual da condenação, pois seu castigo nos trouxe a paz (Isaías 53:4-5) e completa (realiza completamente) nosso ser na remissão do pecado e na transformação (renovação) para a vida no livramento da (justa) morte e na superação da nossa angústia humana pela eminente morte (nossa finitude). Isso porque Cristo nos deu a abundante Vida. Todo cristão genuíno tem essa abundante vida dentro de si (mesmo estando ainda nesse mundo). A abundante Vida de Deus em nós é a revelação da graça divina na Pessoa de Jesus Cristo e na frutificação espiritual obrada pelo Espírito Santo. Se esse ciclo já é presente no crente, logo a alma responde (em plena satisfação) com o anseio pela Eternidade. Portanto, nossa alma deseja o céu, deseja estar com o Deus (Jó 19:23-25/ Salmo 42: 1,2).

 

“Pois quem é a nossa esperança, alegria ou coroa em que nos gloriamos perante o Senhor Jesus na sua vinda? Não são vocês? De fato, vocês são a nossa glória e a nossa alegria” (1Tessalonicenses 2: 19, 20)

Por que o pecador (e até mesmo alguns que se dizem crentes) não amam ou não creem na vinda de Jesus? Porque estão totalmente enraizados nesse mundo. E quem tem amizade com o mundo tem logo inimizade com Deus. Como se pode amar a vinda de um inimigo? "Qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus" (Tiago 4:4). 



"Mas o justo viverá pela fé" (Hebreus 10: 38)

 

 

Tendo nós a fé para a salvação (fé dom de Deus/ Efésios 2:8), há tão logo a frutificação em nossa vida dos frutos dessa fé, dentre esses frutos, a esperança pela volta de Jesus atestada numa adesão séria nossa em relação a essa promessa. Adesão essa capaz de mudar o sentido de nossa existência para vivermos em serviço do Reino de Deus. Além dos frutos do Espírito (gálatas 5:22), nossa vida é frutificada pela fé e temos em nós os frutos da fé, como o serviço, a tomada de posição, a definição total de nossa vida, a entrega diária, a confiança na Palavra do Senhor, os dons do Espírito Santo e, sobretudo, a esperança na vinda de Jesus.

 

A fé é efetivada em nossa vida pela Palavra, pois ela (a fé) vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus e tão logo se frutifica pela Palavra da Verdade. As Escrituras afirmam que o Cristo vem e ela produz essa esperança tão forte no coração do que ama genuinamente a Deus e, sendo assim, pela fé, passamos a amar a vinda do Cristo.

 

Quem ama a vinda de Jesus? O que não o conhece ainda? Como podemos amar a vinda daquele que não conhecemos? A mulher que ama seu esposo o espera com alegria e anseio. Assim é a esperança da Igreja: alegria e anseio. A igreja fiel a essa promessa se importa em relação ao preparo para esse dia e busca viver na dependência total do Espírito Santo:

 

 

"Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos.
E eu pedirei ao Pai, e ele dará a vocês outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. “Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês”. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês” (João 14: 15 -18)

 

 

"Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus  (Apocalipse 2:7);

 

“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte” (Apocalipse 2:11);


“Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe” (Apocalipse 2:17)

A volta de Jesus, portanto, é a promessa mor para a Igreja.

“Quando Cristo, que é a sua vida, for manifestado, então vocês também serão manifestados com ele em glória” (Colossenses 3:4);

“Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo”  (1 Tessalonicenses 1:3);

“Ele os chamou para isso por meio de nosso evangelho, a fim de tomarem posse da glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 2:14)



Ah! Que dia! Porque o Dia do SENHOR está perto e vem como assolação do Todo-Poderoso.” (Joel 1:15)

A Igreja deve amar a vinda de Jesus. A Noiva ama seu Noivo e quer logo a conclusão do casamento. Assim, de todas as promessas bíblicas, a vinda de Jesus é a esperança maior da Igreja (que ao longo da História se prepara em santidade e definição diante do mundo para encontrar o Salvador).

A Igreja (cada um de nós) deve se preparar, dando lugar para que o Espírito Santo promova essa esperança e amor em seu coração. Isso será fundamental quando o Cristo vier. A fé deve estar viva e acesa como eram as candeias das cinco noivas prudentes.

“Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? (Lucas 18:8)


Só no verdadeiro e notável avivamento é que o crente pode esperar (e amar) a volta de Jesus. O avivamento é resultado de uma ação de vida (vida abundante de Deus) no crente e é basicamente promovida pela ação do Espírito na Palavra de Deus, pois ela testifica do Cristo Ressurreto, Glorificado e Revelado. Portanto, o genuíno avivamento produz esperança e desejo ardente de estar já ceando com Cristo. Pela ação da Palavra de Deus, Jesus se revela e a revelação de Jesus só pode produzir plena satisfação da alma. Tanto que ela (a alma) deseja incessantemente estar com Deus. Assim, amamos sua vinda...  Passamos a olhar para o alto! As coisas terrenas passam a ser imediatamente segundo plano.

Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos, de todos os homens, os mais dignos de compaixão”. (1 Coríntios 15:19)

“Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova” (Romanos 6:4)

A essência da obra redentora do Espírito Santo é, como já indicado, a redenção humana que de forma completa se dará na Eternidade de Deus onde estará concluída a obra do Espírito. Portanto, a tarefa do mesmo Espírito Santo é a preparação do crente para essa redenção nos seguintes passos: 1) conhecimento de Jesus Cristo e seu Evangelho; 2) promoção da fé salvífica (dom de Deus) e avivamento espiritual; 3) convencimento do pecado; 4) arrependimento; 5) regeneração (obra imediata e constante); 6) santificação; 7) crescimento da graça, da fé e do conhecimento e instrumentalidade do crente; 8) dons espirituais (conforme a graça e o desejo do Espírito Santo) e evidência de ministérios específicos nesse crente. Esta é uma listagem resumida e simples. Nada exaustivo.

Logo, a ação da obra redentora do Espírito Santo é manter o eleito na graça divina para a salvação, acrescentando no mesmo a fé e avivando a esperança da glória.

A ele quis Deus dar a conhecer entre os gentios a gloriosa riqueza deste mistério, que é Cristo em vocês, a esperança da glória” (Colossenses 1: 27).

“Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou”; "Tudo isso tenho dito enquanto ainda estou com vocês.
 Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinará a vocês todas as coisas e fará vocês lembrarem tudo o que eu disse. Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”; "Vocês me ouviram dizer: Vou, mas volto para vocês. Se vocês me amassem, ficariam contentes porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu.  Isso eu digo agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vocês creiam.  Já não falarei muito, pois o príncipe deste mundo está vindo. Ele não tem nenhum direito sobre mim. Todavia é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço o que meu Pai me ordenou. Levantem-se, vamo-nos daqui!” (João 14: 24 -31).


Maranata! O Senhor vem!

2 comentários:

Tunin disse...

Que bênção, meu irmão! Deus lhe abençoe!
Abração.

Anônimo disse...

Blog bom. Só li verdades e artigos escritos com rigidez e respeito às Escrituras e também bastante coerência. Tem se tornado diária minha leitura desse blog.

Jander Ferreira Conceição