segunda-feira, 6 de junho de 2011

Está consumado!


Você já observou que hoje as pessoas tomam a cruz de Jesus como uma ilustração; fazem teatro com ela, fazem filmes, fazem “sermão na montanha” e diversas outras “atrações”. Poucos sabem o verdadeiro significado da cruz naqueles dias; os romanos crucificavam aqueles que cometiam crimes maiores, crimes bárbaros. Tanto que Pilatos tentou fazer o povo escolher Barrabás, pois não via motivo para condenar Jesus de cruz, Ele não merecia.
Muitos tem a visão que Jesus era um revolucionário e por isso morreu, ou que Ele tentou redimir a humanidade, mas não conseguiu, falhou, hoje grande parte dos amantes de livros de autoajuda, os espiritas veem Jesus como alguém que veio a terra para apenas deixar bons exemplos.
Errado, tudo errado, antes mesmo de Jesus nascer como homem, já havia sido dito a servos de Deus que alguém viria e sofreria, e que com seu sofrimento o pecado de toda humanidade seria perdoado, no livro de Isaias diz que Ele levaria sobre si todas as enfermidades e que o castigo que nos trás a paz estaria sobre Ele. Vejamos:
Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.” Isaías 53:4
“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:5
Jesus falou pouco quando estava na cruz, mas algo que Ele disse mostra ao homem pra que Ele veio e que Ele cumpriu a designação proposta, o que Ele disse de tão importante foi:
“... Está consumado...” João 19:30
No grego original temos a seguinte tradução do que foi dito por Jesus consultando o reconhecido dicionário de Grego Strong:
τελεω - teleo:  terminar, completar, cumprir, (de forma que o realizado corresponda àquilo que foi dito; ordem, comando, etc), com especial referência ao assunto tema, cumprir os conteúdos de um comando,  com referência também à forma, fazer exatamente como ordenado, e geralmente envolvendo a noção de tempo, realizar o último ato que completa um processo, realizar, cumprir, pagar.
Vamos destacar os seguites significados: fazer exatamente como ordenado; e pagar.

Jesus não foi um derrotado na cruz não, do contrario ele venceu, pois fez conforme ordenado, conforme a ordem do Pai:
Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós?...” Isaias 6:8

Quando ele estava lá na cruz e disse: “Está consumado” (teleo), ele pronuncia aquilo que é a minha e a sua chance de salvação, pois ali estava sendo paga a divida pelo nosso pecado, e a confiança que temos é essa, pois se ele pagou, nenhuma divida é paga duas vezes, apenas uma, basta clamarmos pelo sangue de Jesus para que assim Deus veja que confiamos que Jesus pagou nossos pecados. O sacerdote do V. Testamento avaliava se a oferta não tinha defeito, se tivesse não era aceita, a oferta de Jesus foi aceita por Deus por isso, era a oferta perfeita.
O verbo teleo  está no tempo perfeito, e o Perfeito grego corresponde ao Perfeito na língua portuguesa, e descreve uma ação que é vista como tendo sido completada no passado, uma vez por todas, não necessitando ser repetida. A voz correspondente ao verbo é passiva, e a voz passiva indica que o sujeito recebeu a ação do verbo,(exemplo: eu levei um tombo, o sujeito da frase sou eu, e eu mesmo recebo a ação), mostrando que estava consumado por Ele mesmo, eles mesmo consumou sua obra antes de render sua vida. Quem quiser uma copia em Word do dicionario Strong me pede que envio por email.
Ali Jesus concluiu seu ministério, voltando somente para confortar, exortar e se revelar.
Outro fato que chama a atenção é que Jesus rendeu o seu Espirito. Por quê?
Pois mesmo que Ele continuasse preso naquela cruz ele nunca iria morrer, pois a Palavra nos diz assim:” Porque o salário do pecado é a morte...” Romanos 6:23a
E se o salario do pecado é a morte Jesus nunca iria morrer, pois não tinha pecado, a palavra usada para a expressão rendeu é:
παραδιδωμι - paradidomi:  entregar nas mãos (de outro),  tranferir para a (própria) esfera de poder ou uso, entregar a alguém algo para guardar, usar, cuidar, lidar.
Concluindo: O Filho deu sua vida porque veio para esse propósito, e sumpriu perfeitamente as escrituras, o Filho entregou nas mãos do Pai sua vida, ele nunca foi morto na cruz Ele ENTREGOU, para que nossa divida com Deus, o nosso pecado que noscondenava, fosse tudo perdoado.

Abraço aos irmãos que acompanham o Blog. Não esqueçãm de comentar.

Mateus de Souza Morais
 
Um acrescimo a mensagem original:
Sobre a afirmação de que Jesus não teria morrido veja que a palavra usada para MORTE no grego naquele versiculo de Romanos 6:23 foi THANATOS.
Morte - θανατος  - thanatos : a morte do corpo, aquela separação (seja natural ou violenta) da alma e do corpo pela qual a vida na terra termina, o poder da morte, a perda daquela única vida digna do nome.

19 comentários:

Bia Skov disse...

Rapazes o blog de vcs está muito bom. Merece MESMO ser compartilhado na rede a todos.
Nossa, estou me deleitando com os estudos, creio que este blog será uma fonte inspiradora e muito edificante a todos que o lerem. Parabéns!

Anônimo disse...

Paz . Li este texto e concluí que existe um compromisso real com a palavra de Deus por parte de deste blog. Gostaria de estar acompanhando mais, e vou sugeri-lo sempre. Espero que esse trabalho continue, muitos precisam mesmo ver a Palavra sendo levada à sério. Digo aqui que estou surprezo pela sabedoria e conhecimento de quem escreveu esses textos. li todos, e quero continuar a ler .Abraço santo.Que Deus honre.E outra coisa, nao consegui comentar usando meu url, tenho conta yahoo. tive que comentar anonimo. como faço? Eliezer Souza.

Unknown disse...

Caro Eliezer, Paz, nós nos sentimos honrados por saber que alguém que ama a Palavra está lendo nosso Blog, quanto ao comentário, o irmão pode clicar em nome e escrever seu nome mesmo sem a url, ou então vincular sua conta ao google, basta se inscrever usando seu email yahoo em qualquer pagina da google como youtube, orkut entre outros.

eliezer disse...

amem , irmao Mateus . abraço e que mais palavras como essa e estudos possam ser divulgados aqui. estou ansioso . voce e Gabriel Filipe sao pregadores, pastores ? que Deus os honre , enfim .

altivo disse...

Mateus, você tem que deixar em aberto os comentários para que estejamos acompanhando este trabalho de vocês, ver as opiniões formadas para que possamos também dividir nossas opiniões e, quem sabe, fortalecer ainda mais seus ânimos.

Unknown disse...

Altivo, estão abertos, todos podem ler, eu só prefiro ver antes de liberar pois não quero que no Blog sejam citados nomes de pessoas ou de igrejas, mas todos serão publicados. Abraço.

Unknown disse...

Irmão Eliezer, não somos pastores não, apenas servos de Deus tentando falar da Palavra Viva. obrigado Irmão, A Paz do Senhor.

Unknown disse...

Eliezer, o irmão pode cadastrar o seu email no google e vai poder postar comentarios com seu nome e email, basta acessar o link:

https://www.google.com/accounts/NewAccount?hl=pt_BR

Ai vc digita o email que já usa do yahoo e cria uma senha, abraço

Guilherme A.F. disse...

percebi nesse blog uma coerencia muito grande em todos os texto, algo similar como se tudo fosse feito com uma sentimento apenas. so peço a Deus que abençoe este trabalho. Gostaria de saber se os irmao ministra estudos biblicos, ou se tem parte com algum grupo de estudo. voces tem muito a adicionar para nosso aprendizado. Guilherme A.França gui.augustofrança@hotmail.com.br

Unknown disse...

Guilherme obrigado pela visita, é importante para nós o seu comentário. Irmão não ministramos grupo de estudo tanto porque somos jovens ainda, mas amamos a Palavra como você. Continue acompanhando, nosso desejo é aperfeiçoar.

Mateus de Souza

Anônimo disse...

Gostaria de saber a opinião do(s) irmão(s) a respeito do "dízimo".

Gabriel F. M. Rocha disse...

Em primeiro plano, o dízimo (devemos lembrar disso)fazia parte incontestável do antigo concerto. Sabemos que a tribo de Levi não tinha nenhuma herança terrena,mas,"Eu sou a vossa herança" disse o Senhor. O dízimo, portanto, era útil para o ministerio levítico e tudo que envolvia o trabalho religioso do templo. Com isso, Malaquias escreveu o sentimento do Senhor (em relação ao seu povo, Israel) no antigo concerto que andava apostatando : "me roubais" !!! A décima parte era d´Ele.

Mas, e hoje no Novo Concerto ?

O dízimo não deve ser entendido como um requisito para ser salvo ou deixar de ser ou, muito menos, objeto ou ponte para enriquecimento e prosperidade ,e,maldição (aos infieis).Jesus, se veio cumprir e substitur o peso da lei, aniquilou tambem o sentido do dízimo como era feito no A.T. Mas, o novo concerto é a sombra do antigo. Sendo assim, permanece a provisão na casa do Senhor, mas com aquilo que é dele, a décima parte ( porque Cristo substituiu a lei, mas não o Pai, Ele e o pai são UM ).
o dízimo é util hoje na Igreja do Senhor !!!!
Mas, deve ser movido por : gratidão, reconhecimento de que Deus é fiel e justo para nos sustentar em tudo e, principalmente, movido por fé em Deus e na sua provisão ( tanto para sua OBRA, tanto para nossa casa).

Essa historia de pastor ou líder subir ao púlpito para ameaçar ou "fazer trocas" em nome do dízimo não é conosco, não deve ser com o povo santo de Deus.

Roberto Jr disse...

algo interressante é que Jesus disse: "Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo SEJA CUMPRIDO." (Mateus 5:18)
E ele próprio disse:
"Está consumado(Cumprido)"(João 19:30)
tem alguma relação isso ou quando ele diz "sem que TUDO seja cumprido" ele está falando do dia do grande julgamento, onde TUDO vai estar cumprido?

Gustavo disse...

Perfeitamente;pois Jesus disse no versículo anterior(17)- "Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir."
Ou seja,Jesus foi o único que cumpriu toda a Lei.
"...nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei..."(Rm.3:20).
"Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus"(v.24).
Jesus cumpriu toda Lei,inaugurando a dispensação da Graça de Deus.

Unknown disse...

Gostei muito do que li.
parabéns Deus vos acrescente!!!

Unknown disse...

Gostei muito do que li.
parabéns Deus vos acrescente!!!

Isabella disse...

Olá, tenho uma dúvida, Jesus costumava falar com o Pai em aramaico, correto? Gostaria de saber se ele proclamou essa frase em aramaico ou grego..... abraços

Unknown disse...

Olá irmã, seja bem vinda ao Blog, a palavra é grega, os sacerdotes no templo diziam uma palavra com o mesmo significado em hebraico mas a dita por Jesus foi em grego que era a língua mais falada da época.

Marilene P. de Oliveira disse...

Graca e Paz Mateus, eu gostaria sim da copia do dicionário, se puder me enviar: marileneoliv@hotmail.com.
Que Deus continue usando sua vida para ministrar a todos, fique muito abencoado.