segunda-feira, 13 de junho de 2011

Jesus no Velho Testamento - Parte I

A paz do Senhor a todos.

Estamos iniciando hoje uma sequência de estudos bem simples, muitos devem conhecer, não é novidade mas é sempre bom relembrar, vamos estudar por alguns dias sobre Jesus no Velho Testamento. Bom proveito a todos.

Primeiro, por que devemos estudar Jesus no Velho Testamento? _ Por que Ele disse para estudarmos. Como assim? _ "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;" João 5:39. Jesus mesmo disse que o Velho Testamento testificava d'Ele, "...Escrituras...de mim testificam...". quem ler sabe que Jesus naquele momento falava com os judeus em uma festa; e quais Escrituras já haviam sido escritas naquela época? A Lei e os profetas, que são os livros que Moisés escreveu(os cinco primeiros da Bíblia), os livros históricos(Reis, Cronicas, Neemias,...), os poéticos(Salmos, Jó,...) e os livros dos profetas, maiores e menores; ou seja, nosso Velho Testamento, e Jesus afirma que ele testifica de si e também ensina a vida eterna, então vemos ai a importância de estudar o Velho Testamento.

Jesus está presente no Velho Testamento de diversas maneiras, em uma profecia, em um salmo, nas atitudes corretas de servos fiéis, em figuras como o tabernáculo, em visões que servos tiveram de anjos, durante os assuntos que formos estudando veremos isso, lembrando que para entender Jesus no Velho Testamento você precisa crer que a Palavra não é uma letra estática, mas uma palavra viva que vai falar de maneira diferente, cada dia, mesmo sendo escrita a anos atrás, e que Jesus é o Centro da Palavra, a Palavra está voltada para revelar a Jesus. Vamos começar com um Exemplo claro de ser entendido, a escada que Jacó sonhou:
"E sonhou: e eis uma escada posta na terra, cujo topo tocava nos céus; e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;" Gênesis 28:12

Como disse o estudo é simples, vamos analisar:

Escada que tocava nos céus. Pois bem ele viu uma escada que estava entre a Terra e os céus, a escada estava no meio da terra e do céu. Por que esta escada representa Jesus? 
"Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." I Timóteo 2:5. Jesus é a escada de Jacó que liga os homens a Deus.Ou seja faz a mediação entre nós e Deus, entre você e Deus só existe um mediador Jesus.
Quer uma citação mais clara? "E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem." João 1:51. Anjos subindo e descendo sobre o Filho do homem; como na escada que Jacó viu, os anjos subiam e desciam sobre ela, ela ligava a terra ao céu, assim como Jesus nos liga na eternidade,e como está escrito no texto inicial: "... vós cuidais ter nelas a vida eterna...", essa doutrina é fundamental para Salvação: - Só Jesus liga o homem a Deus, não há outro meio.

Termino desejando Paz a todos de novo, e lembrando, o assunto é simples sim, mas nem por isso deixa de ser importante, continuarei postando sobre o assunto em estudos curtos, espero o seu comentário e sugestão.

Mateus de Souza Morais (simplesmente um servo devedor)

3 comentários:

Bia Skov disse...

Olá Mateus! Olá Biel! O blog de vcs é mto edificante, trás estudos muito interessantes,fortes...Penso como sugestão, que seja necessário mesmo que os estudos sejam feitos por etapas(serem menores)para os leitores,pois assim ficam mais fáceis de serem "digeridos",compreendidos,assimilados!

Vcs dois estão de parabéns!

Unknown disse...

Obrigado Bianca, estamos nos esforçanco para melhorar a cada dia, pedimos a todos que enviem suas sugestões e criticas. Muitas novidades virão pela frente.

Paz a todos.

marcilio lopes disse...

boa palavra, que Deus abençoe seu trabalho e seu ministerio.