quinta-feira, 23 de junho de 2011

Jesus no Velho Testamento - Parte II

A paz do Senhor a todos. Se você leitor tem acompanhado o Blog verá que foi postada a primeira parte de uma série sobre Jesus no Velho Testamento, na primeira postagem mostramos que a figura do sonho da escada que Jacó viu apontava para a pessoa do Senhor Jesus como aquele que liga o homem a Deus, hoje veremos mais uma figura vista em uma manifestação; mas desta vez observaremos o livro de Ezequiel. Não postarei em formato de estudo mas em formato de mensagem. Boa leitura a todos.

" Então vi, e eis que uma mão se estendia para mim, e eis que nela havia um rolo de livro. E estendeu-o diante de mim, e ele estava escrito por dentro e por fora; e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais." Ezequiel 2:9 e 10

" Depois me disse: Filho do homem, come o que achares; come este rolo, e vai, fala à casa de Israel. Então abri a minha boca, e me deu a comer o rolo. E disse-me: Filho do homem, dá de comer ao teu ventre, e enche as tuas entranhas deste rolo que eu te dou. Então o comi, e era na minha boca doce como o mel." Ezequiel 3:1 a 3

Caros irmãos vamos analisar minuciosamente o texto em questão: 

O texto mostra um rolo de livro sendo aberto para Ezequiel, as escrituras do Velho Testamento foram escritas em pergaminho, que era confeccionado na pele de um animal, já vemos aqui uma alusão ao Senhor Jesus, pois para fazer o pergaminho o animal teve que morrer, nos mostrando que para que a Palavra de Deus tivesse acesso as nossas vidas um sacrifício seria feito. Mas o pergaminho simboliza Jesus? Sim veja:
"E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus." Apocalipse 19:13

Jesus é a Palavra de Deus, na eternidade Ele é conhecido como Palavra de Deus, o nome Jesus significa Salvação, mas na eternidade não é necessário salvador, esse é o motivo de Ele ser chamado assim na eternidade.

"...e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais." No pergaminho haviam os ais e os suspiros, pois Jesus passou por isso, pela dor, pela tristeza, pelo pranto, "...e ele estava escrito por dentro e por fora...", por dentro quando Jesus sobe ao monte para orar por nós e diz que sua alma estava angustiada até a morte, e a tristeza foi tanta que Ele suou sangue, por fora foi quando Ele passou pela humilhação, pela vergonha da cruz, quando foi crucificado, furado de fora para dentro, dilacerado "...e suspiros e ais....".

Lamentações quando ele lamentou por Jerusalém, pela morte dos profetas. "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos..." Mateus 23:37
Aqui vemos mais uma confirmação de uma menção de Jesus no Velho Testamento "...quantas vezes quis eu te ajuntar...", Jesus sempre estava presente no meio do povo.

Irmãos e este livro foi aberto para Ezequiel por uma mão que ele viu, nos mostrando que Jesus vai ser revevelado a quem Deus Pai desejar, Deus escolhe a quem seu filho se revelará, nas palavras de Paulo : "Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre de minha mãe me separou, e me chamou pela sua graça,
Revelar seu Filho em mim..." Gálatas 1:15 e 16, o desejo de Deus é que seu Filho seja revele a toda humanidade, "...Deus amou o mundo de tal maneira...", pois Ele morreu por toda ela. E vemos que quando Ezequiel come do rolo, deste rolo que tinha as lamentações e suspiros e ais, foi doce na sua boca, isso nos mostra claramente  que tudo que Jesus passou; os "suspiros, os ais", foi para que fosse tirada de nós a amargura do pecado, todo sofrimento de Jesus foi para que tivéssemos a "doçura" que é a presença do Espírito Santo. Acrescento, quando ele comeu foi doce, isso nos mostra que só temos a presença do Espírito Santo quando a Palavra está dentro de nós, ou seja quando vivemos ela. O que Jesus quer operar na vida do homem é no seu interior.
"...come o que achares..." Deus diz a Ezequiel para comer o que achasse, mas imediatamente diz "...come este rolo...", isso nos mostra a ação de Deus, Ele dá ao homem o direito de escolha, mas aconselha ao homem escolher Jesus, pois só Ele pode tirar a amargura do pecado, e trazer paz a vida do homem. "...Então abri minha boca..." Ezequiel fez a boa escolha, abriu a boca, e Deus tem colocado a disposição de todo homem a sua Salvação, Deus tem oferecido Jesus a todo homem, qual vai ser sua escolha? uma experiência com uma academia de teologia? Uma experiência com hermenêutica? apologética? exegese? tudo isso pode ser útil, para conhecimento, mas não substitui uma experiência viva com Deus, Salvação é só com uma experiência com um Jesus vivo, Salvação é valorizando os suspiros e os ais que Jesus passou por nós na cruz, Salvação assim como Deus abriu o rolo para Ezequiel, entendermos que Deus revela Jesus a cada um de nós, e Jesus nos mostra quem é o Pai.

"...enche as tuas entranhas..." Encher é não deixar espaço para mais nada na nossa vida, na vida do servo de Deus para Salvação tem que haver lugar só para a Palavra, nada da razão que só afasta de Deus. "...estava escrito por dentro e por fora...", nos mostra que a Palavra deve ser aceita por inteiro e não só um pedaço, não analisar um texto isolado, alimentar de toda palavra, pois com texto isolado criamos uma religião, mas com a Palavra como um todo, Deus salva a vida do homem.

"...e nele estavam escritas lamentações, e suspiros e ais." Em toda a Palavra há juízos sobre o mundo, sobre o infiel, e hoje o mundo todo passa pelos "ais" desta vida, os sofrimentos, mas para aquele que viver a Palavra, para a igreja fiel, o servo fiel, Deus tem reservado algo "doce", aqui na terra uma vida cheia do Espírito Santo, e na idade vindoura uma vida eterna ao Seu lado.

"...come este rolo, e vai, fala..." A você que prega a palavra do Senhor, seja na igreja ou na rua ou em qualquer lugar, Deus não deseja que ninguém vá e pregue prosperidade, auto-ajuda, uma salvação só para esta vida, teatro, danças, cultura humana, filosofia, teologia racional, versículos combinados sem coerência, NÃO, mas o desejo do Senhor é que cada um de nós se alimente da Palavra de Deus, do pão vivo que desceu do céu, e só assim teremos o que falar.

Continuaremos a serie Jesus no Velho Testamento. Não se esqueça de deixar seu comentário. Abraços fraternais.

Mateus de Souza Morais

2 comentários:

Anônimo disse...

Apaz do Senhor Jesus,

E isto mesmo Jesus e o alimento vivo que desceu do ceu para nus alimentar, e nus mostrar o caminho o caminho eterno, o que o Senhor quer de nus e que nus alimentamos da Palavra assim como Ezequiel se alimentou do rolo, o Senhor ali ja estava nus ensinando quando Jesus vinhece como seria, que coisa maravilhosa para aqueles que tem entendido isto. Agora pela segunda vez Ele esta voltando e preparando um povo para subir com Ele um povo que tem pregado sua Palavra com sinceridade honestidade que Deus te abencoe.

Unknown disse...

Paz irmão, obrigado pelo comentário.