O TABERNÁCULO – Parte 1
Vamos iniciar uma série de estudos sobre o Tabernáculo, dividindo-a em partes para não ficar cansativo, e para um bom aproveitamento do assunto que é extenso e rico em detalhes e Revelações maravilhosas.
O livro de Êxodo, do capitulo 25 ao 31, fala da preocupação do Senhor em habitar com o Seu povo, através da ordem para a construção de um lugar de habitação que era ali o Tabernáculo. (Êxodo 25:8).
O Tabernáculo se dividia em três partes: ÁTRIO, LUGAR SANTO e SANTO DOS SANTOS.
ATRIO: Era o pátio onde o povo tinha acesso.
LUGAR SANTO: Onde só o Sacerdote entrava, para levar a oferta pelo pecador; onde ele literalmente levava à Deus a Verdade à respeito do ofertante.
SANTO DOS SANTOS: Só o Sumo-Sacerdote entrava uma vez por ano, no “Dia da Expiação” (Yom Kippur),onde era feita uma oferta pelo perdão dos pecados de todo o povo.
Em cada uma destas repartições havia uma PORTA de acesso, com um espesso véu. Não se abria no meio como uma cortina, mas se passava no canto, e a passagem era apertada devido ao peso do véu.
Todo o Velho Testamento é uma sombra das coisas futuras (Col.2:17).
“...tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas...” (Hb.10:1).Se continuarmos a leitura de Hebreus 10, fica muito claro a tipologia de Jesus no Velho Testamento.
No Tabernáculo não é diferente.
Quando a Bíblia diz que “...O Verbo se fez carne e habitou entre nós...” aparece nos manuscritos gregos a expressão “tabernaculou” entre nós.
Vamos estudar hoje, as três portas: Já aqui temos uma tipologia maravilhosa, pois Jesus disse: “EU SOU A PORTA”
1ª PORTA: Era o ÚNICO acesso ao Átrio do Tabernáculo. Era conhecida como “O CAMINHO”. A porta era até grande(apontando para a extensão do chamado para a Salvação,que é para toda humanidade),mas o caminho era estreito(o canto da porta);outra expressão bem conhecida por nós.
2ª PORTA: Onde o sacerdote contava à Deus a verdade com respeito ao pecador/ofertante.Por isso,era conhecida como a porta da “VERDADE”.
3ª PORTA: Onde estava a Arca da Aliança; era onde a Glória e a Vida de Deus se manifestavam. Por isso,esta porta era conhecida como a porta da “VIDA”.
Todos entenderam quando Jesus disse: “EU SOU O CAMINHO E A VERDADE, E A VIDA...”
Gustavo Rodrigues