sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O SIGNIFICADO DA PASCOA




PASCOA- SIGNIFICADO PROFÉTICO


“E acontecerá que, quando entrardes na terra que o SENHOR vos dará, como tem dito, guardareis este culto. E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao SENHOR, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou.”Êxodo 12:25-27

Falar do cativeiro no Egito, conforme (Êx 1: 6, 14). O clamor do povo por libertação (Êx 5: 6, 23) até chegar a ordem para realizá-la.

A páscoa foi providência de Deus para o povo de Israel - significa “Passagem” ou “Saída”. O povo “passaria” da condição de escravo para a liberdade, isto é, “sairia” do Egito para entrar em Canaã, a Terra Prometida. Então a Páscoa para nós significa a nossa libertação do poder do pecado, do mundo, da morte, para a vida eterna. É a passagem da vida para uma nova vida, através da morte do Cordeiro. Em Jesus temos nova vida.

ISRAEL

IGREJA

Escravo de Faraó - Ex. 1:6 a 14

Escravo do adversário - Mt. 17:14 a 18

Servindo em terra estranha - Ex. 1:13

Servindo no mundo - Jo. 17:16

Se voltaram para o Senhor - Ex. 2:23 a 25

Nossa conversão - Atos 2:37 a 41

Livramento da morte pelo sangue - Ex. 12:13

Livramento da morte pelo Senhor - Jo. 6:54

O Sangue como bênção de livramento para o povo de Israel - Ex. 14:29-30

O Sangue como bênção para o servo e derrota para o adversário - Mt. 27:50-51

No texto lido na abertura, vemos como foi instituída a 1ª Páscoa para livramento do povo do Senhor,

1 - Os Elementos da Páscoa

a) Cordeiro sem Mancha.

“O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula...” Ex 12:5

Jesus é o cordeiro perfeito, sem pecado que foi oferecido em nosso lugar.

“Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” João 1:29

o Cordeiro Assado no Fogo Ex 12:8

Jesus é a Palavra, o Verbo que se fez carne, a luz e a Revelação de Deus, única e definitiva. Nós precisamos conhecer a Jesus revelado pelo Espírito. Existem aqueles que só crêem no batismo nas águas, mas nós temos o Batismo com o Espírito Santo e com fogo, e assim nos alimentamos do Senhor pela Palavra revelada

o Não poderia ser Comido Cru – Ex 12:9

Palavra na Letra, sem a Revelação. Interpretação intelectual da Bíblia.

o Não poderia ser Cozido na Água – Ex 12:9

Conceitos humanos, doutrinas de homens, batismo nas águas sem fogo do Espírito que purifica nosso ser.

o Comido Pães Asmos – Ex 12:8

Jesus é o pão da vida, sem fermento (que são as coisas do homem, para dar aparência), mas puro e consistente (revelação). Jesus advertiu os discípulos contra o fermento dos fariseus (religião, hipocrisia, aparência de santidade, incredulidade, etc.).

o Comido com ervas amargosas – Ex 12:8

O Senhor Jesus disse que no mundo teríamos aflições e que elas fariam parte da nossa caminhada, a exemplo do que aconteceu com Ele mesmo como homem. “O servo não é maior que seu Senhor, mas basta ao servo ser igual ao seu Senhor”, disse Jesus.

o Devemos comer todo o Cordeiro – Ex 12: 9-10

A cabeça (fala da mentalidade), os pés (o caminhar do Senhor) e a fressura (o interior, a intimidade) representam a totalidade da revelação de Jesus, é toda a Palavra que deve ser por nós aceita a assimilada. É a obediência pela fé a todas as orientações do Espírito Santo, até mesmo naquilo que vai de encontro aos nossos interesses e sentimentos.

a) Sangue nos Umbrais e na Verga

“E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta...” Ex 12:7

O sangue de Jesus que garante nossa “passagem” para a vida eterna

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.” I João 1:7

b) Lombos Cingidos, Sapatos nos pés, Cajado na Mão

“Assim pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão ...” Ex 12:11

o Lombos Cingidos e Candeia Acesa

“Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.” Lucas 12:35

O Lombo cingido fala da disposição e preparação para o trabalho. O Senhor Jesus completou esta orientação com a Candeia Acesa, pois nós temos agora a benção do batismo com Espírito Santo. O nosso trabalho tem que ser no Espírito.

o Sapatos nos Pés

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.”João 14:6

Ter a consciência que nossa salvação é dinâmica, necessita ser renovada a cada dia. A salvação é um caminho que percorremos todos os dias.

“E calçados os pés na preparação do evangelho da paz´” Efésios 6:15

o Cajado na Mão

È uma referencia à direção do Espírito na vida do servo. O Espírito Santo é o único apoio que temos nesta caminhada.

c) Comer Apressadamente

“... e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.” Ex 12:11

Fala do desejo de estar em comunhão constante com o Senhor, sem perder tempo com as coisas que nos cercam. Desta maneira estaremos sempre vigilantes e prontos para partir. Ver o texto de II Pe 3: 12.

“Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” II Pedro 3:12

2 - A Páscoa Hoje em Dia

“E, tomando o cálice, e havendo dado graças, disse: Tomai-o, e reparti-o entre vós. Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E, tomando o pão, e havendo dado graças, partiu-o, e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós.” Lucas 22:17-20

No dia em que Israel se preparava para comemorar a Páscoa, o Senhor Jesus reuniu os Discípulos e depois de comerem a páscoa segundo a Lei, tomou o PÃO e o repartiu com eles, dizendo: “Este é o meu corpo que é partido por vós..“ Depois tomou o cálice e deu-o a todos dizendo: “Este cálice é meu sangue que é derramado por vós, bebei dele todos”. O Senhor estava assim, estabelecendo a Nova Aliança, colocando o PÃO e o VINHO como elementos principais, tipificando seu CORPO e seu SANGUE, mostrando que através da comunhão, da vida no corpo (igreja) e do clamor pelo sangue de, teríamos vida eterna.

Hoje o clamor nos livra do pecado, do mundo e do poder do inimigo. O sangue é o sinal no nosso coração de que pertencemos ao Senhor.

d) Nosso Testemunho

“E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este?” Ex 12:26

É nossa missão principal anunciar a salvação existente nesta nova aliança. O nosso culto diário é a celebração desta salvação, da nossa páscoa, ou seja da nossa saída da morte para a vida eterna.

e) A meia-Noite

“A meia-noite feriu o Senhor todos os primogênitos do Egito.” Ex 12:29

É o momento da nossa salvação, a hora do nosso arrebatamento.

“Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.” Mateus 25:6

f) O Espírito Santo Irá Conosco

“Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios joias de prata, e joias de ouro, e roupas. E o SENHOR deu ao povo graça aos olhos dos egípcios, e estes lhe davam o que pediam; e despojaram aos egípcios. Ex 12:35-36

O Poder de Deus e a Salvação não ficarão na terra após o arrebatamento.

Gabriel Felipe

Um comentário:

Anônimo disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS MEU FILHO! CONTIUE NA LUTA POR ESPALHAR O EVANGELHO, NÃO DEIXE DE LADO SEU TALENTO, AO CONTRÁRIO, DISTRIBUA A TODOS.AGR